Velocidade máxima na Via Expressa será reduzida para 60 quilômetros entre BH e Contagem

A partir da próxima terça-feira (17), a velocidade máxima permitida nas pistas centrais da avenida Presidente Juscelino Kubitscheck (Via Expressa) será reduzida de 80 quilômetros por hora (km/h) para 60 km/h. A mudança vale para o trecho localizado entre a rua Coração Eucarístico de Jesus e a avenida Teleférico, na divisa entre Belo Horizonte e Contagem.
A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para tornar o trânsito da capital mais seguro. A decisão se baseia na premissa de que velocidades menores reduzem a gravidade dos acidentes e contribuem para a preservação de vidas.
Para garantir a efetividade da mudança, a via receberá reforço na sinalização, com a instalação de 20 novas placas. Além disso, faixas informativas serão colocadas ao longo do trecho para alertar os motoristas sobre o novo limite. Os radares eletrônicos também passarão por ajustes para fiscalizar a nova velocidade máxima.
- Leia também: Minas terá R$ 513 bilhões para mais de 4,5 mil obras em rodovias, ferrovias e aeroportos
A subsecretária de Operações de Transporte e Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), Jussara Bellavinha, reforça a importância da medida. “Belo Horizonte tem se destacado por uma política de segurança no trânsito consistente e pelo monitoramento sistemático de sinistros. A participação da cidade, desde 2011, no Projeto Vida no Trânsito, é reflexo desse esforço contínuo. O objetivo de todo esse trabalho é proporcionar mais segurança aos condutores e pedestres e salvar vidas”, afirma.
A Prefeitura ressalta que o trânsito urbano impõe desafios constantes, o que exige o aprimoramento contínuo das estratégias de sinalização, fiscalização e educação para a mobilidade. A expectativa é que, com a redução da velocidade e o reforço nas ações de conscientização, os índices de acidentes e fatalidades sigam em queda na capital mineira.
Com informações da PBH
Ouça a rádio de Minas