Conheça os vencedores da 6ª edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia

A CBMM, empresa brasileira líder mundial na produção e comercialização de produtos de nióbio, realizou a cerimônia de premiação da 6ª edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia na noite de terça-feira (22). O evento, que contou com a apresentação do Grupo Metais & Percussão da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, foi na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. Os dois vencedores, escolhidos entre 2.448 inscritos em 2024 – número recorde – foram homenageados pelo legado e contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico em suas áreas de atuação.
O professor doutor da UFMG, Marcos Pimenta, venceu na categoria Ciência com o trabalho desenvolvido na criação e coordenação do Laboratório Raman, dedicado a encontrar respostas sobre materiais que estão transformando a computação. O doutor em medicina, Marcelo Amato, foi o vencedor na categoria Tecnologia, com sua dedicação a descobrir e aprimorar instrumentos e monitores à beira-leito, com o objetivo de reduzir a mortalidade em pacientes intubados e aperfeiçoar o trabalho nas Unidades de Tratamento Intensivo.

Durante a cerimônia, o CEO da CBMM, Ricardo Lima, destacou o caráter coletivo do desenvolvimento científico e tecnológico e sua importância para a geração de valor e melhorias na vida das pessoas e da sociedade. “Estimular e promover a pesquisa brasileira é essencial para ampliarmos o papel do país como um agente de mudança, seja em escala nacional ou mundial. As abordagens criativas e inteligentes que os vencedores desta noite encontraram para enfrentar desafios e desenvolver soluções inovadoras reforçam nossa confiança no poder transformador da ciência e da tecnologia”, afirmou.
O Prêmio CBMM
Consolidado como uma das mais importantes premiações do País, o prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia valoriza e reconhece profissionais que, por meio de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos, impactam o Brasil e o mundo. Em suas edições anteriores já premiou iniciativas inovadoras nas áreas de matemática, farmacologia, medicina, telecomunicações e inteligência artificial.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Criado em 2019 com o objetivo de reconhecer o legado de profissionais que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil, o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia oferece R$ 500 mil a dois vencedores. Para concorrer, os pesquisadores se inscrevem voluntariamente ou são indicados por instituições, empresas e profissionais renomados nas áreas de Ciência e Tecnologia. Uma comissão julgadora totalmente independente, constituída por renomados profissionais e representantes da academia, avalia as iniciativas e seleciona os vencedores. As seis edições do Prêmio somam mais de 4.200 inscritos de todo o País.
Ouça a rádio de Minas