Vida do brasileiro comum é inspiração para exposição de esculturas de bronze no CCBB BH

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Circuito Liberdade, traz o artista Flávio Cerqueira na exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados” com esculturas feitas em bronze. Ocupando o andar térreo do CCBB BH com 40 obras feitas ao longo dos 15 anos de carreira do escultor, a exposição inédita mostra esculturas do que mais vemos todos os dias: pessoas comuns.
Capturando momentos de pessoas andando nas ruas, conversando no ônibus, vivendo seus cotidianos, Cerqueira busca com que o público se sinta íntimo e se identifique com as esculturas, com o sentimento e o pensamento passados por meio de suas posições, posturas e fisionomias.
Ao prestar atenção nos outros para se inspirar para criar as obras, o artista admite que as esculturas possuem “questões de gênero, raciais e sociais”, mas que não as utiliza com um viés “panfletário”, para remoer esses problemas mas, sim, para buscar alternativas e resoluções. “Como eu posso viver mais em paz comigo mesmo? Como posso ser mais generoso? Como posso conviver melhor com as pessoas ao meu redor?” São algumas das perguntas que o escultor busca fazer e que “apareçam” nas pessoas.
As obras, que já passaram por diversos estados do Brasil e também por outros países, mostram momentos de tensão corporal das pessoas, principalmente com identidade e estética brasileiras, e o artista acredita que é por esse motivo que as pessoas conseguem se identificar e criar uma relação com as esculturas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“São narrativas que dialogam com a esperança, com as possibilidades e propõem uma pausa no tempo”, conta Cerqueira. Pausa essa que o autor vê como um momento para reflexão de uma ação, de um ato, de um pensamento para refletir sobre as atitudes humanas.
A mostra é composta por cinco núcleos: “Labirinto de memória”, “Um caminho sem volta”, “Histórias – as minhas histórias, as nossas…”, “O jardim das utopias” e “O processo é lento”. Eles mostram, segundo o artista, o seu próprio amadurecimento profissional e pessoal.









Flávio Cerqueira conta que possui uma visão de mundo diferente de quando começou a trabalhar nas esculturas, com 21 anos, e as obras também passaram por uma evolução. “É a primeira vez que consigo juntar meu corpo de trabalho e dialogar com as pessoas sobre essa evolução, de um artista e de um ser humano”, ele comenta sobre o conjunto da obra em entrevista ao Diário do Comércio.
Originário de uma pequena cidade na Bahia chamada Mundo Novo, o escultor espera que suas histórias possam convergir com as histórias dos mineiros e que eles se sintam representados e pertencentes ao universo do seu trabalho.
A exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados” fica em cartaz até 2 de junho e a visitação é gratuita mediante retirada de ingresso pelo site do CCBB e na bilheteria do CCBB BH.
Informações para visitar a exposição
Data: 12 de março a 2 de junho de 2025
Local: Galerias do térreo, hall e espaços de circulação do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH)
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – BH/MG
Horário de funcionamento: aberto de quarta a segunda, das 10h às 22h.
Classificação indicativa: livre
Ingressos gratuitos disponíveis em ccbb.com.br/bh e na bilheteria física do CCBB BH.
Ouça a rádio de Minas