Virada Cultural de Todo Mundo 2023 é realizada pela Prefeitura de BH

A Virada Cultural de Belo Horizonte 2023 acontece no próximo fim de semana (19 e 20) e se integra ao programa da Prefeitura “Centro de Todo Mundo”, que busca qualificar o Centro da cidade, aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer na região.
Não por acaso, o tema escolhido para a oitava edição do evento foi: “Virada Cultural de Todo Mundo”. E neste ano, cinco pilares guiam a programação: Patrimônio (valorizando bens tombados e imateriais), Sustentabilidade (ações ambientais e apoio à economia local), Vivência (exploração a pé do Centro), Diversidade e Inclusão (ações para diversos públicos).
Assim, diversificada, gratuita e com duração de 24 horas, a programação inclui música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, jogos, lazer, tecnologia, bem-estar, saúde, cultura popular, gastronomia, literatura, moda e intervenções urbanas.
Mais de 240 atrações ocorrerão em seis palcos: Palco Sesc na Praça da Estação, Palco Viaduto sob o Viaduto Santa Tereza, Palco Gramado e Palco Parque no Parque Municipal, Palco Praça Sete na rua Carijós, e Palco Guaicurus na rua homônima. O evento vai contar também com oito percursos entre os palcos.
A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a diversidade da Virada, incentivando a apreciação do patrimônio, produção artística local, manifestações culturais como Hip-Hop e Samba, além de parcerias pela sustentabilidade.
Já a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta a potência da arte local e nacional, oferecendo à população a chance de vivenciar a cidade e seu patrimônio de maneira única. Manuela Paiva, da gerência de Cultura do Sesc em Minas, realça a ligação entre o Centro e as artes, com o Sesc participando ativamente na programação.
A Virada Cultural de BH se destaca por sua abordagem integrada, colaborando com diversas entidades municipais para garantir segurança, conforto e fluidez operacional, reforçando o compromisso da Prefeitura com o bem-estar de todos os participantes.
Programação
Durante 24 horas, o Hipercentro de Belo Horizonte vai se transformar em um vibrante centro de atividades culturais para todas as idades. A cidade vai ganhar vida com shows, exposições, saraus, cinema, teatro, instalações e mais. Com curadoria criteriosa e um chamamento público para propostas artísticas, a Virada Cultural 2023 oferece um leque diversificado de atrações.
O Centro de Belo Horizonte se converte em um palco gigante para uma ampla gama de expressões artísticas, tanto locais quanto de renome nacional. Nomes como os Titãs, com o show “Olho Furta-Cor”, a revelação local Augusta Barna, o rap de Thaíde, a fusão de Gaby Amarantos com Paige, a ascensão de Adriana Araújo no samba mineiro, a música internacional de Aki Kumar, combinando blues e sonoridades indianas, e muitos outros, compõem a seleção musical.
O evento também abraça projetos parceiros já consolidados no Centro, proporcionando uma oportunidade única para vivenciar a efervescência cultural de Belo Horizonte em um único dia. O Mundialito de Rolimã, a Gaymada, o Duelo de MC’s, além de iniciativas colaborativas como a Festa da Luz, Festival Tranquilo, Festa Transa e Festa Alta Fidelidade, entre outras, se somam à programação.
Pro fim, o Viradão Gastronômico enriquece ainda mais a oferta cultural, com 34 estabelecimentos oferecendo uma deliciosa variedade de opções, ressaltando a posição internacionalmente reconhecida de Belo Horizonte como “Cidade Criativa da Gastronomia”, título conferido pela Unesco em 2019.
Os visitantes poderão também explorar a Rota Sabores #ZCPE da Zona Cultural Praça da Estação, que inclui o circuito “Varanda Central, Janela de Todo Mundo” nos corredores de bares e restaurantes do emblemático Edifício Central, bem como o tributo “Para Sempre Mandruvá”, celebrando o legado do artista da Velha Guarda do Samba de BH, Mandruvá, em um show no Quarteirão dos Coqueiros da Av. Amazonas.
*estagiária sob a supervisão da edição.
Ouça a rádio de Minas