Variedades

VIVER EM VOZ ALTA | A Galeria Virtual da Academia

VIVER EM VOZ ALTA | A Galeria Virtual da Academia
CRÉDITO: ALISSON J. SILVA / Arquivo DC

Recentemente inaugurada, a Galeria Virtual da Academia Mineira de Letras (AML) oferece ao público que visita o site da entidade a sua primeira exposição: “Escritos de Minas”. Com curadoria da talentosa e dedicada Larissa Pena, a mostra se divide em alguns eixos temáticos, todos relacionados ao nosso Estado, como “Origem histórica”, “A Inconfidência e personalidades”, “Aspectos políticos e econômicos”, “A cidade construída”, “Arte e Patrimônio”, “Literatura – conto e romance”, resgatando autores e obras que passaram muito tempo injustamente esquecidos, como Abílio Barreto, Lúcio José dos Santos, Zoroastro Viana Passos e Wilson de Lima Bastos, além de destacar o trabalho de intelectuais que continuam produzindo, muito e bem, como Amílcar Vianna Martins Filho, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, Fábio Lucas e Olavo Romano. A exibição oferece um passeio por três dezenas de livros, escritos por um total de dezessete acadêmicos. Ela expõe a capa dos volumes, as suas dedicatórias, os seus projetos gráficos e editoriais e resume o seu teor, em sinopses claras e precisas, num eficiente guia de apoio ao leitor e a todo apaixonado pela nossa história. Assim, celebra o nosso amor pelo livro e pela leitura, base de toda a sociedade que se quer civilizada e comprometida com o futuro. Afinal, como é reconhecido por todos, não há progresso sem Educação e sem Cultura.

A abertura da Galeria Virtual é, ainda, uma das formas encontradas pela Casa de Alphonsus de Guimaraens e de Henriqueta Lisboa para partilhar com os habitantes dos quatro cantos do mundo a riqueza de seu acervo, composto por mais de trinta mil itens, entre livros raros, documentos e manuscritos. Se essa terrível pandemia – que tanta dor e sofrimento provocou ao planeta – resultou em alguns aprendizados, um dos maiores foi justamente a necessidade de investir nas comunicações digitais como alternativas aos meios tradicionais de interação entre os indivíduos. Se o relacionamento presencial (olho no olho) é a joia preciosa de que jamais abriremos mão, os contatos via internet não podem ser desprezados. Pelo contrário, eles podem multiplicar o poder de nossa presença na sociedade.

É o que também temos feito no canal da AML no Youtube, postando semanalmente uma aula inédita e exclusiva, todas desfrutando do acolhimento caloroso da audiência. Em março de 2020, tínhamos apenas duzentos seguidores. Hoje, eles são quase três mil, numa prova de que todo mundo gosta de produto de qualidade.

Atenta ao imperativo de ampliar cada vez mais o acesso aos seus conteúdos, “Escritos de Minas” conta, ainda, com o valioso recurso da audiodescrição, utilíssimo para portadores de deficiência visual. Em cartaz até o final de janeiro, ela será sucedida pela segunda atração da Galeria Virtual, a exposição sobre as mulheres que pertenceram (ou pertencem) à Academia Mineira de Letras: Henriqueta Lisboa, Alaíde Lisboa, Lacyr Schettino, Carmen Schneider Guimarães, Maria José de Queiroz, Yeda Prates Bernis, Elizabeth Rennó, Maria Esther Maciel e Antonieta Cunha. Essa lista ainda é pequena. Só contém nove nomes. Nossa meta permanente é aumentá-la para muito mais. Em reconhecimento e em respeito às inúmeras excelentes escritoras que nasceram ou que vivem em nosso Estado…

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas