VIVER EM VOZ ALTA | Amanhã, no Ponteio Lar Shopping

A pandemia nos obrigou ao isolamento social por quase dois anos. Ela ainda não terminou (e pode ser que volte, em nova onda, como parece que já está acontecendo em alguns países), mas agora talvez já tenhamos condição de circular com alguma tranquilidade pelos espaços públicos, sem descuidar, é claro, das providências elementares, como o correto uso da máscara.
Por conta disso e fiéis a todos os protocolos sanitários, a Academia Mineira de Letras e o Ponteio Lar Shopping abrem amanhã, sábado, às cinco da tarde, no primeiro piso desse charmoso e elegante centro de compras, o projeto “Encontro com a Literatura”, mais uma iniciativa em favor da educação e da cultura. O primeiro convidado é Luís Giffoni, mineiro de Baependi, titular da cadeira de número 33 da Casa de Alphonsus de Guimaraens e ganhador de prêmios como o da Associação Paulista dos Críticos de Arte, o Jabuti, o Minas de Cultura, o Henriqueta Lisboa para literatura juvenil e o Nacional de Romance e de Contos Cidade de Belo Horizonte.
Giffoni será entrevistado pela competente Daniella Zupo, que, além de qualificada profissional da imprensa, também é escritora de talento, tendo acabado de lançar nova edição do excelente “Aho! Amanhã hoje é ontem – Uma jornada espiritual contra o câncer” (Editora Somos, 148 páginas). Depois do bate-papo com a plateia, Giffoni dará autógrafos de dois dos seus mais de vinte livros: “O acaso abre portas” (Editora Abacatte, 79 páginas) e “O hacker do tempo” (Editora Miguilim, 147 páginas). Se você gosta de ler e de conversar a respeito, não perca essa oportunidade.
O convite para que a Academia marcasse presença no Ponteio partiu do seu gerente de Marketing, o ótimo Luís Sternick, sempre atento e sensível ao mundo das artes, de que ele também é um expoente de alto nível. Na programação dos próximos meses, nomes como Léo Cunha, Maria Esther Maciel e Ana Elisa Ribeiro, todos representativos da literatura de primeira linha que se produz em Minas Gerais atualmente. Um dos mais valiosos patrimônios imateriais do Estado, sua produção literária é reconhecida e admirada no País inteiro, fato que marcou o último século e que continua verdadeiro nos dias que correm, em que Conceição Evaristo, Ana Martins Marques e Edimilson de Almeida Pereira, entre outros, despontam com incrível força no cenário nacional, ao lado de mineiros já consagrados, como Silviano Santiago, Adélia Prado, Luis Vilela e Humberto Werneck.
O generoso acolhimento dado pelo Ponteio aos livros e à leitura é prova de que ele respeita a inteligência e a cultura de seus clientes, decidindo proporcionar a eles essa bela experiência de contato com o universo literário. Universo que, desse modo, se expande, passando a ocupar cada vez mais a cidade. Esse é o nosso sonho, a nossa causa: espalhar literatura pelos mais variados cantos, de modo que ela chegue a tocar cada vez mais mentes e corações. Sou fã das livrarias e das bibliotecas, adoro os eventos literários que elas promovem. Defendo, no entanto, que não só elas, mas todo tipo de ambiente ofereça ao seu público a possibilidade de conhecer e de amar as Letras. O que pode ser melhor que morar em um município que respira o ar da literatura, por toda parte?
Ouça a rádio de Minas