VIVER EM VOZ ALTA | O livro “Sobre o rio”, um bom presente para os amigos

Mineira de Belo Horizonte, Isabela Prado graduou-se em artes pela UFMG e concluiu seu mestrado, na mesma matéria, pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Depois de participar de vários projetos de residência artística (na Argentina, na Jordânia e na Palestina, entre outros), a artista retornou à Capital, onde leciona na Escola de Belas Artes da Universidade Federal. Em 2011, ganhou o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, com o projeto “Entre rios e ruas”, que deu origem ao livro “Lição: se essa rua fosse um rio”, lançado em 2016. Três anos depois, foi finalista do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas.
É de Isabela a obra de arte “Sobre o rio”, formada pela afixação, no perímetro da avenida do Contorno, em Beagá, de duzentos e trinta placas indicando os córregos que percorrem a cidade, compondo a Bacia do Ribeirão Arrudas. São eles, entre outros: Leitão, Serra, Acaba-Mundo, Mendonça, Zoológico, Barro Preto e Afluente Serra. O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e patrocinado pelo BDMG, em 2018, durante a gestão do presidente Marco Crocco. Na qualidade de presidente do BDMG Cultural, tive a alegria de defender, junto à diretoria do banco, a aprovação da proposta, convicto de sua inestimável contribuição para a educação ambiental da coletividade, algo cada vez mais necessário, sobretudo nos dias de hoje, quando as agressões à natureza se ampliam de forma acelerada. Graças ao gesto artístico de Isabela, os nomes dos cursos de água que correm sob as movimentadas ruas e avenidas de Belo Horizonte saíram da invisibilidade para habitar a cena urbana, integrando-se à nossa paisagem cotidiana e convocando a nossa consciência. Sempre que passo por alguma das placas, lembro-me, inevitavelmente, do imenso patrimônio natural que tivemos que cobrir de asfalto, na esperança de que saibamos reconhecer, algum dia, a sua importância para as nossas vidas.
Agora, chegou a vez de organizar, em livro, o rico processo de reflexão e de criação que deu origem a “Sobre o rio”. Com tiragem de mil exemplares, ele será em português e em inglês, e conterá textos inéditos de especialistas como Michele Arroyo, Alessandro Borsagli, Josué Mattos, Roberto Luís Monte-Mor e Guilherme Wisnik, e uma entrevista realizada pelos curadores Clarissa Diniz e Josué Mattos com Isabela. Aberta até o dia 16 de dezembro, a campanha de financiamento coletivo para concretizar a publicação está na plataforma Evoé e tem como meta arrecadar quarenta mil reais. Entre as recompensas previstas pela campanha, estão uma serigrafia de Isabela Prado, de tiragem limitada, e até um modelo original em aço da placa do córrego do Acaba Mundo, idêntica à que está nas vias públicas, além de um exemplar do livro, é claro.
Apaixonado por livros, apoio com entusiasmo a campanha para a publicação de “Sobre o rio”, na certeza de que o seu conteúdo será de alto nível. De caráter público, o trabalho, como diz Isabela, “promove uma nova relação entre a cidade e seus habitantes, engajando toda a sociedade no (re) conhecimento deste corpo d’água que a habita”. “Sobre o rio” será, com certeza, um dos mais charmosos presentes para os amigos queridos, sobretudo para aqueles que amam a vida, o meio ambiente e as cidades saudáveis, e sonham com um futuro melhor…
Ouça a rádio de Minas