Variedades

VIVER EM VOZ ALTA | Prestando contas

VIVER EM VOZ ALTA | Prestando contas
Crédito: Guto Cortes

Com a boa sensação de quem atinge os objetivos planejados, encerrei, em 16 de maio, meu primeiro mandato como presidente da Academia Mineira de Letras. O segundo (e último, como prescreve o Estatuto) começou no dia seguinte, quando, no discurso de posse, prestei contas do que foi feito entre 2019 e 2021. Nas linhas seguintes, publico um resumo das principais conquistas da entidade no biênio passado, que só foram possíveis naturalmente, graças ao apoio de todos os membros da instituição.

RogO acervo bibliográfico e documental da Academia foi tratado com máximo rigor e nos melhores padrões. Já são perto de trinta mil os itens inventariados até o momento. Todos estão, agora, em processo de organização e tratamento. O programa de digitalização continua acelerado. Já conseguimos gerar os arquivos eletrônicos de 45 volumes da Revista da Academia, da totalidade dos discursos de posse e de toda a correspondência passiva do acadêmico Eduardo Frieiro. Por meio de convênio com a Biblioteca Pública Estadual, as informações sobre nossos livros, cartas e documentos integram base de dados aberta à consulta pública, o que favorece o estudo e a pesquisa sobre os seus conteúdos. Somente no último biênio, com o auxílio de uma equipe de estagiários da UFMG, da PUC Minas e do Cefet, catalogamos nesse Sistema, o Pergamum, cerca de cinco mil títulos. O total catalogado até agora, desde o começo do acordo com a Biblioteca, é de sete mil e quinhentos títulos.

 No campo das providências administrativas, e graças à iniciativa da nossa Associação de Amigos, presidida pelo opério eroso jurista José Anchieta da Silva, foi possível instalar estantes deslizantes para a melhor acomodação dos livros no subsolo do Palacete Borges da Costa. A reorganização dos fornecedores de telefonia e de internet resultou na melhoria dos serviços e na redução dos custos. A modernização do sistema de alarme e monitoramento da segurança da nossa sede também deu mais tranquilidade a seus gestores, funcionários e visitantes. A completa regularização e a eficiente organização de toda a documentação contábil da Academia, a revisão e a atualização dos contratos com seus fornecedores foram outros atos dignos de registro, bem como o agrupamento de todas as suas contas bancárias no Banco do Brasil.

 No campo da comunicação, os resultados são impressionantes. Em dois anos, a Academia alcançou a expressiva marca de duas mil quinhentas e quinze inserções espontâneas em jornais, revistas, rádio e tevê. No Instagram e no facebook, no último biênio, atingimos 588.203 pessoas. Os números do you tube são notáveis. Tínhamos 104 seguidores em 2019. Hoje, eles são 2.260. As visualizações de nossos vídeos já chegam quase a quarenta mil. Por conta disso, a Academia poderá ingressar, em breve, no programa de monetização organizado por essa rede social.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


 Contas prestadas, é hora de agradecer, com entusiasmo, aos nossos patrocinadores (Cemig, Unimed-BH, Instituto Unimed e Tambasa); à diretora-geral da Academia, Maria Inês Nora Rabelo, pelo seu trabalho competente, sério, compromissado e sempre incansável; e também de registrar o zelo e o capricho com que igualmente trabalham pela AML os estimados Flávia Queiroz, Guto Cortes, Marcela de Lazari, Soraia Lara, Júlia Saback, Carmen Elizabeth Moura dos Santos, Deivison Moreira e todo o aguerrido time de estagiários.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas