Variedades

Votação do Prêmio Cumbucca de Gastronomia começa nesta terça-feira (30)

Com novidades, premiação chega à terceira edição neste ano
Votação do Prêmio Cumbucca de Gastronomia começa nesta terça-feira (30)
Premiação das duas edições do Cumbucca foram no Palácio das Artes | Foto: Divulgação Francisco Dumont

O Prêmio Cumbucca de Gastronomia é um movimento que vem valorizar a cultura alimentar de Minas Gerais e o objetivo é apoiar as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dos territórios mineiros e do turismo gastronômico nacional e internacional. Este ano, ele chega à terceira edição com novidades e sempre seguindo uma premissa: a aguardada votação popular, que movimenta o prêmio. O lançamento oficial acontece nesta terça-feira (30), às 19h30, no Novotel, em Belo Horizonte, e marca também a abertura da votação do público.

No evento, vão ser apresentadas as novidades e as alterações no regulamento, que prometem tornar o Prêmio Cumbucca 2025 mais inclusivo e democrático. A premiação, dedicada também a incentivar o consumo no comércio de bens e serviços, elege, por meio de votação de júri especializado – jornalistas, formadores de opinião, personalidades – e do público, os destaques do segmento. A abertura das votações populares começa, portanto, nesta terça e se encerrará às 23h59 do dia 23 de outubro. A cerimônia de entrega da premiação será no dia 18 de novembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

O Prêmio Cumbucca se consolida por meio de um processo bem estruturado. Entre seus projetos, o “Escolhas da Curadoria” realiza uma ampla pesquisa em todo o Estado, mapeando municípios, iniciativas, roteiros, produtos, modos de fazer e patrimônios. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico dos territórios, incentivando toda a cadeia a promover ações voltadas para a gastronomia e o turismo.

A dinâmica das outras categorias do prêmio começa com a formação de um conselho e equipe de curadoria, passa pela seleção dos concorrentes elegíveis, definição do júri, campanhas de divulgação, votação, apuração e validação dos vencedores. A publicação do Guia Cumbucca, é o resultado de toda a iniciativa e é uma edição anual – impressa e digital – que traça um panorama atualizado da cena gastronômica mineira. A “Cumbucca de Ouro” continua sendo a principal categoria que chancela o legado de uma personalidade de destaque no setor.

Democratização

Criado em 2023 pelo empresário e produtor Marcelo Wanderley, ele reforça o papel democrático do Prêmio Cumbucca: “A regra é clara. Democratizar, incluir e abraçar todo o Estado. Nesta edição, o voto popular será ampliado e terá mais peso, tanto em força quanto em quantidade de categorias. Nosso objetivo é que todos saiam vencedores, uma vez que a lista de indicados já é uma seleção dos destaques”.

Wanderley completa que o prêmio apoia diretamente os profissionais do setor, promovendo a qualificação dos serviços no mercado e impactando não só o comércio, mas pequenos empreendedores, toda a cadeia produtiva e o turismo nacional e também internacional.

Principal atrativo

Em Minas Gerais, a gastronomia é uma das principais imagens do Estado para os turistas. De acordo com dados da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), 29% dos visitantes associam a experiência gastronômica como o principal atrativo, enquanto mais de 30% relacionam diretamente o pão de queijo à identidade mineira, conforme Relatório do Observatório do Turismo de Minas Gerais.

Parte importante desse fomento ao setor, segundo o idealizador, o Prêmio Cumbucca valoriza a diversidade gastronômica abrindo espaço para cozinhas do interior de Minas, estabelecimentos fora dos grandes centros, além de novos talentos. Presente nos 853 municípios, a iniciativa gera mais de 5 mil empregos diretos e indiretos, movimentando a economia criativa do estado. O projeto também promove a gastronomia como indutora do turismo pela visibilidade e alcance do Guia Cumbucca de Gastronomia.

Plataforma conecta setores

Responsável por conectar todos os setores da gastronomia e do turismo no Estado com a economia criativa, a Cumbucca é uma plataforma especializada em projetos que apoiam políticas públicas, iniciativas privadas e do terceiro setor em prol do desenvolvimento da gastronomia e do turismo em Minas. Com a atenção voltada ao protagonismo de todas as áreas do setor, a iniciativa envolve desde o pequeno produtor até os empresários e consumidores.

Outra importante iniciativa desenvolvida pela Cumbucca é a Cozinha Interativa Itambé. É uma cozinha-escola no Mercado Central, que apresenta oficinas, aulas e experiências imersivas para o público. Segundo Marcelo Wanderley, é um espaço para a criação de projetos especiais, que alia tradição com o que há de mais inovador na cena gastronômica, além de ser um local para promoção de agendas culturais em diferentes formatos e propostas.

3º Prêmio Cumbucca de Gastronomia

Votação popular
Data: 30/09 a 28/10
Acesse o site oficial do Prêmio Cumbucca de Gastronomia

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas