Variedades

XTerra retorna a Minas Gerais com prova inédita e marca ressignificação da Mina de Águas Claras

Além da competição, a etapa simboliza a ressignificação da área, que no passado foi marcada pela mineração
XTerra retorna a Minas Gerais com prova inédita e marca ressignificação da Mina de Águas Claras
Foto: Divulgação Vale

Neste sábado (27), a Mina de Águas Claras, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), receberá uma edição especial do XTerra, um circuito off-road. O evento, batizado de XTerra Mina de Águas Claras, promete reunir atletas profissionais e amadores em provas de corrida em trilha (5 km, 10 km e 21 km), triatlo e mountain bike (36 km).

Além da competição, a etapa simboliza a ressignificação da área, que no passado foi marcada pela mineração e agora ganha novos propósitos voltados ao esporte, lazer e contato com a natureza. Entre os destaques está o triatlo, que terá mais de 200 atletas iniciando a disputa com 750 metros de natação no lago da Mina, seguido pelas etapas de MTB e corrida.

A programação inclui ainda o Start Ranking Blue Hole, marco simbólico da criação de um ranking de mergulho livre. A iniciativa busca validar protocolos técnicos e operacionais para competições de apneia e scuba diving, aproveitando as características únicas do lago da cava. Os chamados “blue holes” são lagos profundos, naturais ou artificiais, de grande interesse científico e turístico.

Segundo o gerente geral de Futuro da Vale, Gustavo Roque, a etapa reforça o papel do espaço em sua nova vocação. “Transformar uma área que já foi símbolo da mineração em um espaço voltado ao esporte, ao lazer e à integração com a natureza reforça nosso compromisso em devolver valor para a sociedade. Queremos que este território seja cada vez mais reconhecido como um local de convivência, saúde e bem-estar”, afirma Gustavo.

Com patrocínio da Vale e outros parceiros, o XTerra também tem impacto social e ambiental. Em cada edição, mais de 300 pessoas são contratadas, incluindo moradores locais, que recebem treinamento e capacitação, e cerca de 80 km de trilhas são limpos, deixando um legado sustentável para a região.

O XTerra já passou por mais de 45 países, reunindo cerca de 70 mil participantes e 300 mil espectadores ao longo de sua história. No Brasil, o circuito ainda terá etapas em Brasília (outubro) e Búzios (novembro). As inscrições estão abertas pelo site.

Para o gerente de projeto da X3m, responsável pelo XTerra no Brasil, Mauricio Leal, o evento vai além da competição. “Águas Claras mostra que é possível transformar antigas áreas de mineração em espaços de convivência, turismo, saúde e bem-estar”, destaca Mauricio 

Mina de Águas Claras

Desativada em 2002 e sob gestão da Vale desde 2006, a Mina de Águas Claras ocupa uma área de 19 milhões de m², dos quais 12,25 milhões são de áreas verdes protegidas, como a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambreiro. O território abriga diferentes biomas, entre eles cerrado, campos rupestres e florestas em recuperação.

O processo de fechamento da mina segue padrões técnicos e ambientais internacionais. Atualmente, o Projeto MAC Uso Futuro conduz a transição da área, com foco em conservação ambiental (93% do território), uso democrático do espaço, segurança técnica, desenvolvimento urbano e participação social.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas