Variedades

Zeca Baleiro e Vinícius Cantuária fazem show

Zeca Baleiro e Vinícius Cantuária fazem show
Crédito: Simone Kontraluz

Na próxima sexta-feira, às 21h, o Cine Theatro Brasil Vallourec (av. Amazonas, 315, Centro) recebe os artistas Zeca Baleiro e Vinícius Cantuária no show “Naus”. Os ingressos estão à venda através do site do Cine Theatro Brasil ou na bilheteria física do teatro.

O álbum celebra a parceria dos compositores Vinícius Cantuária e Zeca Baleiro. Iniciada meses antes da pandemia com as canções “Relento”, “Sol da Beleza” e “Naus”, a parceria se estendeu durante os meses de isolamento, entre 2020 e 2021, chegando a um total de 14 canções. Onze delas estão registradas neste disco, de feitura simples, quase artesanal, em que os dois músicos se dividem entre vocais, violões, guitarras, synths, baixos e percussões e agora celebrada com o álbum “Naus” e uma pequena turnê, com shows no Brasil e em outros países. 

No disco, de feitura simples, quase artesanal, Vinícius e Zeca se dividem entre vocais, violões, guitarras, synths, baixos e percussões, e contam com algumas participações pontuais. Assim também será no show da turnê “Vinícius Cantuária e Zeca Baleiro apresentam Naus”, que reunirá as canções do álbum “Naus” entre sucessos dos artistas como “Lua e Estrela”, “Só Você”, “Bandeira” e “Telegrama”. O álbum está disponível nas plataformas digitais, os artistas também gravaram um mini-doc, que conta um pouco sobre a parceria e mostra bastidores da gravação. “Naus.doc” será dividido em três episódios e está disponível no canal do youtube do artista Zeca Baleiro.

Cantuária e Baleiro há anos vinham sendo provocados pelo engenheiro de som, produtor e amigo comum Walter Costa, a realizarem uma parceria musical. “Sempre achei que Vinícius e Zeca tinham muito a ver musicalmente, que poderiam se tornar grandes parceiros”, diz Walter. Curiosamente, os dois compositores só se conheceram em 2019, casualmente, no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Trocaram telefones e a partir daí a parceria se consolidou.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


 Zeca Baleiro, cantor, compositor e produtor musical, começou a carreira em 1997, com o premiado disco “Por onde andará Stephen Fry?”, saudado com entusiasmo pela imprensa e pelo público. Ao longo destes mais de vinte anos, lançou dezesseis discos de estúdio, cinco CDs ao vivo, nove DVDs e vários projetos especiais, em que se destacam o disco em parceria com a poeta Hilda Hilst, “Ode descontínua e remota para flauta e oboé – de Ariana para Dionísio”, e “Café no Bule”, CD em parceria com Paulo Lepetit e Naná Vasconcelos. Como produtor, realizou mais de vinte discos de artistas diversos, como Sérgio Sampaio (póstumo), Odair José, Antonio Vieira e Vanusa. Compôs trilhas para teatro, cinema e dança e comandou o programa de TV “Baile do Baleiro”, no Canal Brasil.

Vinicius Cantuária, cantor, músico e compositor, começou a carreira como baterista, acompanhando artistas como Luiz Melodia, Gal Costa e Caetano Veloso. Fez parte da banda O Terço na sua segunda formação. Em 1982, iniciou carreira solo com o disco “Vinícius Cantuária”, pela extinta gravadora RCA. Suas composições foram gravadas por grandes nomes como Fagner, Gal Costa, Evandro Mesquita, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Simone, Fábio Jr., Chico Buarque, Tim Maia, Capital Inicial, Jussara Silveira e Elba Ramalho. Desde 1994 divide-se entre o Rio de Janeiro e Nova York, onde gravou com David Byrne, Sean Lennon, Angelique Kidjo, Bill Frisell, Naná Vasconcelos, Ryuichi Sakamoto, Norah Jones e Laurie Anderson, entre outros.

Zeca se declara fã do parceiro desde o início de sua carreira, ainda nos anos 80. “Eu estava começando a tocar violão quando ouvi o primeiro disco do Vinícius, de 1982, que tem ‘Lua e Estrela’, ‘Coisa Linda’ e ‘Chegou no Vento’. Adorava ouvi-lo. Foi muito inspirador conhecer a sua música, que juntava a sofisticação bossa nova com um certo frescor pop rock”, ressalta.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas