Variedades

Zema participa da abertura da Mostra de Tiradentes

Zema participa da abertura da Mostra de Tiradentes
MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES - Cerimônia Online de Abertura com a presença do Governador e Parceiros - Crédito: Leo Lara/Universo Produção

O governador Romeu Zema participou na sexta-feira (22) do lançamento da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O evento, que acontece virtualmente em função da pandemia da Covid-19, abre o calendário do audiovisual brasileiro em 2021. A mostra é considerada o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo e, neste ano, exibirá em pré-estreia 114 filmes de 19 estados do País. Além disso, 112 profissionais participam de 24 debates e rodas de conversa sobre o audiovisual.

Zema ressaltou a importância das produções cinematográficas no fortalecimento do turismo mineiro. “Queremos fazer o máximo para que o cinema mineiro seja dinamizado. Temos aqui um estado totalmente diferente, uma gastronomia única, um número de cidades históricas que nenhum outro estado tem, paisagens diferenciadas e muitas outras atrações que o audiovisual pode explorar. É uma forma de dar visibilidade para a nossa cultura, atraindo turismo e investimentos. Declaro aberta a temporada do audiovisual, de Minas para o mundo”, afirmou.

Durante a abertura, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, também ressaltou a importância de explorar o potencial turístico de Minas Gerais no cinema. “Há poucos dias, recebemos uma premiação que coloca Minas entre os dez destinos do mundo onde as pessoas são mais bem acolhidas. Juntando isso à potência do audiovisual mineiro, desperta o desejo de que as pessoas venham pra cá. Não há maior parceiro que o audiovisual. É a melhor forma de convidar as pessoas para conhecer a nossa cultura”, disse.

A diretora da Universo Produção e Coordenadora da Mostra de Cinema de Tiradentes, Raquel Hallak, destacou o potencial econômico da mostra.  “Esse foi o evento precursor que despertou o potencial turístico da cidade de Tiradentes. Atraiu investimentos e projetou a cidade mundo à fora. Integra a indústria da economia criativa, a que mais cresce no mundo. Gera anualmente 2 mil empregos diretos e indiretos em apenas nove dias de evento. É uma fonte infinita de oportunidades”, explicou.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Também participaram da abertura o prefeito de Tiradentes, Nízio Barbosa; o diretor da Universo Produção e Coordenador da Mostra de Cinema de Tiradentes, Quintino Vargas; o diretor de Programas Sociais, Serviços e Operações do Sesc em Minas, Francisco Campelo Soares Filho; entre outras autoridades.

A Mostra de Cinema de Tiradentes em 2021 terá momentos focados nas produções mineiras, abordando temas como a luta por moradia na ocupação Eliana Silva, na periferia de Belo Horizonte, e as tragédias da mineração no Estado.

Homenagem – A homenageada desta edição é Paula Gaitán, artista plástica, fotógrafa, poeta e cineasta franco-colombiana. Seu filme “Exilados do Vulcão”, baseado no romance “Sobre a Neblina”, de Christiane Tassis, recebeu o Candango de melhor filme no Festival de Brasília de 2013.

A 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes prossegue até o próximo dia 30. A mostra poderá ser acompanhada gratuitamente via site (www.mostratiradentes.com.br). (Agência Minas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas