Variedades

Ziraldo será homenageado em novos selos de Natal dos Correios

A tiragem especial, com quatro tipos de selo, visa homenagear o cartunista mineiro; Ziraldo já havia colaborado com os Correios, e chegou a dizer que 'Um selo é uma obra de arte em miniatura'
Ziraldo será homenageado em novos selos de Natal dos Correios
Crédito: Divulgação Correios

Os correios vão lançar quatro selos natalinos em homenagem ao escritor mineiro Ziraldo que, nesta quinta-feira (24), completaria 92 anos. Os selos visam destacar o exímio trabalho do artista gráfico, humorista, escritor, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo e jornalista.

A nova coleção será lançada no Rio de Janeiro, em uma cerimônia no Centro Cultural dos Correios, no dia 24. A tiragem total será de 160 mil exemplares. Serão quatro tipos diferentes de selos, e cada um deles terá 40 mil unidades. Os selos vão custar R$ 2,55 cada. Eles medem 30 x 40mm, e são impressos em papel couchê gomado a cargo da Casa da Moeda do Brasil.

Para ilustrar a nova série, foram selecionados quatro desenhos de Ziraldo de diversas épocas. Este trabalho foi realizado pelo produtor Tarcisio Vidigal, da Filmes de Minas, e a equipe do Instituto Ziraldo no acervo da instituição. 

O primeiro selo traz um Papai Noel desenhado na década de 1970 que, segundo o relato do próprio Ziraldo no livro “40-55, Itinerário de um artista gráfico”, é o desenho “mais solto e bem resolvido” que ele já fez do “bom velhinho”. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Já o segundo selo reproduz a capa da revista “A Turma do Pererê” de 1975, adaptada para o Natal de 2024.

O terceiro selo apresenta a ideia, feita a lápis de cor, do Menino Maluquinho para um Natal do fim dos anos 1990.

Por fim, o quarto selo exibe um desenho original criado para o cartaz da 41ª Feira da Providência, de 2001.

As técnicas usadas nas ilustrações são nanquim, aquarela líquida, lápis de cor e pintura digital | Crédito: Divulgação Correios

Estatal se diz honrada com traços de Ziraldo nos selos postais

O presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, revela que a parceria é motivo de grande orgulho e diz ser uma honra para a empresa contar com os traços geniais e inconfundíveis de Ziraldo nos selos postais. 

“Ele marcou gerações como escritor, ilustrador e cartunista, trazendo uma nova forma de contar histórias para a literatura infantil brasileira, com humor e sensibilidade. Além disso, suas obras sociais e políticas transcenderam o público infantil, dialogando com toda a sociedade”, ressaltou Santos.

A diretora artística do Instituto Ziraldo, Adriana Lins,  também destacou a importância dessa homenagem.

 “Mesmo em uma era de comunicação digital, os selos de Natal de Ziraldo trazem uma mensagem afetuosa para todas as idades. Essa iniciativa dos Correios nos enche de alegria”, afirmou.

Relação de Ziraldo com os Correios

Ziraldo, que ao longo de sua carreira teve uma forte relação com os Correios, colaborou diversas vezes com ilustrações para campanhas e selos comemorativos.

Em 1994, foi convidado para criar uma série natalina especial, com personagens icônicos como o Menino Maluquinho e o Bichinho da Maçã.

“Eu acho que todo artista gráfico não pode passar pela vida sem fazer um selo. E eu fiquei muito feliz porque esses selos de Natal vão perpetuar os meus personagens, dando-lhes importância nacional”, disse Ziraldo, na época, à Revista dos Correios.

O próprio artista destacou na época a importância de criar algo que as pessoas quisessem colecionar.

“Eu quis que as pessoas olhassem e pensassem ‘Que maravilha!’. Um selo é uma obra de arte em miniatura”, comentou o escritor, na época.

Agora, 30 anos depois, Ziraldo retorna aos selos de Natal, com a nova série que promete encantar colecionadores e admiradores de seu legado, reforçando sua contribuição inestimável à cultura brasileira.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas