Audi traz para o Brasil A6 Sportback e-tron, modelo 100% elétrico

A Audi do Brasil anunciou a chegada do inédito A6 Sportback e-tron, o novo veículo 100% elétrico da fabricante no País. O modelo desembarca com uma credencial de respeito: segundo a fabricante, é o carro mais aerodinâmico da história da marca das quatro argolas, com coeficiente de arrasto (Cd) de 0,21.
Segundo veículo construído na Plataforma Elétrica Premium (PPE), o modelo inaugura, no Brasil, as argolas iluminadas, possui uma nova bateria com autonomia total de 445 km, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e permite carregamento de 10% a 80% em apenas 21 minutos.
O modelo já está disponível na rede com mais de 40 concessionárias da marca em todo o Brasil, em versão única: A6 Sportback e-tron Performance Black. Seu preço é de R$ 649,99 mil.

“O Audi A6 Sportback e-tron chega para quebrar paradigmas e elevar o padrão dos veículos elétricos em termos de tecnologia, desempenho e dinâmica de condução. Ele dará continuidade à nova geração de veículos elétricos da marca, que estreou no Brasil com o Q6 e-tron, e será responsável por fortalecer ainda mais nosso posicionamento no topo do segmento de veículos premium eletrificados”, destacou o head de marketing e comunicação da Audi do Brasil, Gerold Pillekamp.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Desempenho e aerodinâmica
O modelo é equipado com baterias de íons de lítio, tração traseira e motorização elétrica com potência combinada de 367 cv e 580 Nm de torque.
A aceleração de 0 a 100 km/h, de acordo com a Audi, é feita em apenas 5,4 segundos, e a velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 210 km/h.
A aerodinâmica sempre desempenhou um papel fundamental na trajetória de sucesso da Audi.
Em 1967, o NSU Ro 80 apresentava uma carroceria aerodinâmica com um Cd de 0,35, o que mudou o design automotivo para sempre.
A terceira geração do Audi 100, lançada em 1982, ostentava um Cd de 0,30 – algo excepcional à época. Logo em seguida, a terceira geração do Audi 80 honrou esse legado com um Cd de 0,29.
Agora, o Audi A6 Sportback e-tron escreve um novo capítulo nessa trajetória. E, para alcançar esse recorde histórico (Cd de 0,21), o modelo foi submetido a cerca de 2.800 simulações e incontáveis horas de testes em túnel de vento, sob a supervisão de engenheiros e especialistas em design de carroceria.
Iluminação
Com o novo A6 e-tron, a Audi reforça sua liderança em design e tecnologia de iluminação, uma parte essencial do DNA da marca.
Os faróis e lanternas têm design tridimensional e oferecem assinaturas de luzes digitais, unindo os mundos físico e digital.
Na dianteira, a família A6 e-tron conta com luzes diurnas digitais com tecnologia Matrix LED, além de luzes traseiras Full-LED.
A tecnologia empregada também estabelece novos padrões em termos de personalização: com oito assinaturas digitais nas luzes diurnas recém-projetadas dos faróis Matrix LED, os motoristas podem personalizar seu A6 e-tron de maneira inédita.
Um destaque especial do novo modelo é a iluminação das quatro argolas na traseira, que enfatiza a identidade corporativa da Audi e confere ao A6 e-tron uma personalidade própria.
Equipamentos, tecnologia e sofisticação em cada detalhe
Externamente, destacam-se: argolas traseiras iluminadas; kit exterior S line; capa dos espelhos retrovisores externos em preto brilhante; teto panorâmico de vidro com transparência ajustável; espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, antiofuscantes e com memória.
O modelo recebe rodas de alumínio Audi Sport de 21 polegadas, com pneus 245/40 R21 na dianteira e 275/35 R21 na traseira.
Entre os itens de conforto e conveniência, há ar-condicionado automático de três zonas; aquecimento dos bancos dianteiros; bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista; bancos esportivos dianteiros com combinação de couro e material sintético, e inscrição “S”; sistema keyless entry/go (chave conforto); pacote de luzes ambiente plus (interativas); porta-malas com abertura e fechamento elétrico e sistema hands-free; projeção do logotipo Audi nos retrovisores; e volante esportivo de três raios, com parte superior e inferior achatadas, multifuncional, com paddle shifts e comandos satélites.
Tecnologias
Em termos de tecnologia e segurança, o modelo inclui diversas soluções de condução semiautônoma, como assistente de desvio e conversão; controle de cruzeiro adaptativo; aviso de saída de faixa com assistente de emergência; sistema de frenagem autônoma (AEB); park assist plus com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; assistente de mudança de faixa (Side Assist); alerta de tráfego traseiro, exit warning e assistente de conversão em marcha à ré.
De série, o modelo traz ainda airbags frontais, laterais (dianteiros e traseiros) e de cortina; câmeras top view 360°; Audi Drive Select; Audi pre sense (dianteiro, lateral e traseiro); faróis Full LED Matrix com setas dinâmicas, apresentação de luzes e assinaturas ópticas personalizáveis (via MMI); e head-up display com realidade aumentada.
O sistema de infoentretenimento é composto pelo Audi Virtual Cockpit Plus, display do passageiro (MMI) de 10,9 polegadas, MMI Navigation PRO e sistema de som Bang & Olufsen 3D.
Há conexão sem fio com smartphones (sistemas operacionais Android e iOS) e duas entradas USB com função de carregamento rápido para os ocupantes do banco traseiro.
Para facilitar o carregamento elétrico, o modelo possui acessos de ambos os lados (motorista e passageiro), com abertura elétrica, além de suporte de parede para o Audi Compact Charger com até 11 kW no modo AC, compatível com tomadas domésticas ou industriais de 16 A/400 V.
O Audi A6 e-tron é o primeiro modelo da plataforma com conceito de piso plano. O exterior é potente, esportivo e proporcional. O novo conceito de design da Audi também define seu interior.
Dimensões e cores
O A6 e-tron oferece espaço generoso, máximo conforto e usabilidade no dia a dia.
Na carroceria Sportback, que será vendida no Brasil, o modelo mede 4,93 metros de comprimento; 1,92 metro de largura; 1,49 metro de altura; e 2,95 metros de distância entre eixos.
A capacidade do porta-malas traseiro é de 502 litros. Já a capacidade do porta-malas dianteiro é de 27 litros.
As cores disponíveis são: cinza Imã (sólida), azul Plasma (metálica), azul Malpelo (metálica), bege Siam (metálica), branco Geleira (metálica), preto Mito (metálica) e cinza Daytona (perolizada).
Para o interior, as opções de cor são preto ou bege.
Ouça a rádio de Minas