Citroën apresenta o Basalt, seu novo SUV coupé
A Citroën apresentou, na última quarta-feira (2), seu mais novo modelo para o mercado brasileiro. Trata-se de um utilitário esportivo (SUV) com carroceria no estilo coupé, o Basalt.
A promessa da fabricante francesa, que pertence ao grupo Stllantis, é de que o modelo seja acessível para aqueles clientes que sempre sonharam com um modelo coupé, mas só o encontravam com preços extremamente elevados.
O Citroën Basalt reúne praticamente todos os elementos que foram antecipados pelo conceito Vision, incluindo um design diferenciado, proporções elegantes e robustez transmitidas por linhas fortes espalhadas por toda a carroceria.
A gama do Basalt é composta por três versões: Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200, que serão complementadas pela série especial de lançamento First Editin.
O Basalt é favorecido pela moderna arquitetura da plataforma CMP, que possibilitou a criação de uma carroceria elegante, dotada de aços de elevados graus de resistência e amplo espaço interno.
Seu entre-eixos de 2,64 metros permitiu a criação de um estilo proporcional, que une a dianteira e traseira de balanços curtos, conceito que dá leveza ao desenho ao mesmo tempo em que favorece os ângulos de entrada e saída (20,5º e 28º, respectivamente).
Seus outros números são: 4,34 metros de comprimento; 2,01 metros de largura (com espelhos retrovisores abertos) e 1,58 metro de altura.

As elevações na parte posterior do teto otimizam a aerodinâmica e permitem o posicionamento otimizado das articulações do porta-malas.
O resultado é uma grande abertura da tampa sem perda de espaço para a cabeça de quem está no banco traseiro, segundo a Citroën.
Ao redor dos arcos dos para-lamas e na parte inferior dos para-choques, o SUV conta com elementos escurecidos para proteção da carroceria contra pequenos impactos de detritos e outros elementos do dia a dia.
Color Touchs
As discretas barras nas laterais do para-choque dianteiro e na coluna C, próximo às portas, identificam as versões de forma visual e receberam o nome de Color Touchs.
No Basalt Feel elas são pintadas no tom Andre Red (nome em homenagem a Andre Citroën, criador da marca), enquanto na versão Shine e First Edition elas adotam o tom levemente dourado Terre de Toscane.
A escolha de cores especiais se faz presente nas opções disponíveis para o cliente, começando pelo Cosmo Blue. Esse tom de azul faz sua estreia na gama Citroën no Brasil e é exclusivo do Basalt.
Ele complementa um catálogo que inclui o vermelho Rouge Ruby, o prata Artense, o cinza Grafito, o preto Perla Nera e o branco Banquise.
Exclusivo do Basalt First Edition, a Citroën oferece tom perolizado branco Nacré. Na versão Shine também há a opção de teto bitom na cor Perla Nera.
Interior
O interior foi projetado para receber até cinco adultos com o máximo de conforto, de acordo com a fabricante.
O painel adota uma ampla faixa bicolor no tom Solar Bronze, integrando visualmente o painel digital colorido de 7 polegadas com a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay e seis alto-falantes.

Abaixo dele, há opção pelo ar-condicionado digital automático que permite a escolha da temperatura que melhor agrade aos ocupantes ao toque de um botão.
O modelo oferece de série, em todas as versões, apoio de braço para o condutor. Os encostos de cabeça laterais traseiros podem ser equipados com abas.
Versões e preços
Basalt Feel (R$ 89,99 mil): Motor 1.0 Firefly aspirado e câmbio manual de cinco marchas; painel digital colorido de 7 polegadas customizável; airbags laterais dianteiros (além dos dois dianteiro obrigatórios); Citroën Connect Touchscreen de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio com comandos no volante; câmera de ré; três entradas USB; luzes de condução diurna (DRL) com leds; seis alto-falantes; ar-condicionado analógico; banco do motorista e volante com regulagem de altura; vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch; rodas de 16 polegadas de liga-leve com pneus 205/60 R16; travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete; alarme e bocal do combustível com destravamento elétrico.
Basalt Feel Turbo 200 (R$ 96,99 mil): Todos os itens da versão Feel acrescidos de: motor Turbo 200 de até 130 cv e câmbio automático CVT com três modos de condução.
Basalt Shine Turbo 200 (R$ 104,99 mil): Todos os itens da versão Feel Turbo 200 acrescidos de: ar-condicionado digital; sensor de estacionamento traseiro; rodas de liga-leve de 16 polegadas diamantadas; faróis de neblina; limitador e controlador de velocidade; bancos e volante com revestimento premium; encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio e Skidplate dianteiro e traseiro.
Opcional: Pintura bitom com teto Perla Nera
Basalt First Edition Turbo 200 (R$ 107,39 mil): Todos os itens da versão Shine Turbo 200 acrescidos de: logotipos First Edition; faixa preta entre as lanternas; pintura branco Nacré perolizada (exclusiva); rodas de liga-leve de 16 polegadas escurecidas; soleiras metalizadas; pedaleiras exclusivas; tapetes exclusivos e pintura bitom com teto Perla Nera.
Modelo pode ser equipado com duas opções de motores 1.0, aspirado e turbinado
A Citroën informou que a suspensão do Basalt foi projetada para que fosse entregue o máximo de conforto sem qualquer tipo de concessão.
Com isso, ele pode rodar nas mais diferentes ruas e estradas sem perda de robustez e eficiência.

Pneus de 205/65 R16 oferecem boa aderência, enquanto rodas de liga-leve de 16 polegadas em todas as versões agregam ao bonito design do conjunto.
O Basalt também é equipado com direção assistida eletricamente especialmente projetada para ele.
Entre os itens de série do SUV coupé, em todas as versões, destaque para: retrovisores, vidros e travas elétricas; câmera de ré; monitoramento inteligente da pressão dos pneus; painel digital colorido; alarme com comando na chave canivete; airbags laterais; faróis com DRL de LEDs; rodas de liga-leve de 16 polegadas e assistente de partida em rampa (inclusive para manobras de ré).
Segundo a Citroën, o porta-malas tem capacidade para 490 litros (padrão VDA) e tampa com abertura total. O banco traseiro pode ser rebatido, ampliando esse espaço.
Motor e câmbio
Sob o capô, duas opções de motores. O 1.0 Firefly, um aspirado de três cilindros capaz de produzir 71/75 cv de potência, que oferece eficiência e robustez. O torque é de 10/10,5 kgfm com gasolina ou etanol, respectivamente.
No Basalt, ele é associado a um câmbio manual de cinco (5) marchas e possibilita um consumo de combustível de até 14,6 km/l com gasolina na estrada (ciclo Inmetro/PBEV), possibilitando uma autonomia superior a 680 km com um só tanque, informou a Citroën.
A outra opção de motorização é o 1.0 Turbo 200. Com 125/130 cv de potência (gasolina ou etanol), ele é aliado ao câmbio automático CVT de sete (7) marchas e conta com três modos de condução. O torque é de 20,4 kgfm, com ambos os combustíveis.
O propulsor Turbo 200 conta com o exclusivo sistema Multiair III, que possibilita o ajuste constante do tempo e amplitude de abertura das válvulas de admissão de forma automática.
First Edition
O Basalt First Edition terá diferentes elementos de design para entregar mais estilo.
O visual especial conta com para-choques dianteiros com apliques cromados, rodas de liga-leve de 16 polegadas escurecidas, pintura bitom com teto Perla Nera, logotipos alusivos à versão nas portas dianteiras e um exclusivo elemento na cor preta unindo as lanternas traseiras.
No interior, pedaleiras cromadas, tapetes exclusivos, soleiras metalizadas, painel com faixa bitom na cor Gray Smart e teto totalmente escurecido.
O Citroën Basalt conta com três (3) anos de garantia sem limite de quilometragem.
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