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Mercedes-Benz Classe E chega ao Brasil com muita tecnologia embarcada

Sedan será o primeiro a oferecer o serviço Mercedes me Connect no País, trazendo mais comodidades para o condutor
Mercedes-Benz Classe E chega ao Brasil com muita tecnologia embarcada
Crédito: Mercedes Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz está lançando, neste mês, o novo Classe E no mercado brasileiro. O modelo chega na versão E 300 Exclusive, sendo o primeiro automóvel da marca equipado com o sistema de serviços on-line Mercedes me Connect no País.

Com o pacote de serviços Mercedes me Connect o automóvel estará sempre “on-line”, trazendo mais comodidades para o condutor.

Por meio de um aplicativo de celular, o condutor poderá abrir e fechar as portas, detectar eventuais batidas e tentativas de furto, determinar zonas máximas de uso em um serviço e valet, por exemplo, receber atualizações de softwares on-line e agendar manutenções de forma totalmente automática e digital.

O novo Classe E possui as proporções de um sedan clássico: a dianteira curta e o capô longo são seguidos por uma cabine que fica bem recuada. O design é complementado pela traseira em destaque.

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Uma superfície na cor preta conecta a grade do radiador aos faróis em preto brilhante que, visualmente, lembra os modelos elétricos da marca.

A grade do radiador tridimensional está colocada na posição clássica, com a estrela no alto do capô. Além disso, possui faróis em LED de alto desempenho com assistente adaptativo que oferecem um design distintivo de dia e noite.

Como característica típica da marca, as luzes diurnas têm a forma de uma sobrancelha. Os Powerdomes acentuam o capô.

A vista lateral destaca as proporções harmoniosas e o distintivo design de sedan. As maçanetas embutidas conhecidas dos modelos de luxo da Mercedes-Benz estão disponíveis.

Destaques na traseira incluem as luzes de LED em duas seções com um novo contorno e design especial: o desenho da estrela em ambas as unidades de luz fornece um toque diferenciado de dia e de noite.

Interior

O painel de instrumentos proporciona a experiência digital superior. O Classe E é equipado com uma tela exclusiva para o passageiro dianteiro e, com isso, a grande superfície de vidro da MBUX Superscreen se estende até o display central.

A seção frontal do painel de instrumentos é iluminada pela faixa de luz do Active Ambient Lighting, que corre como um amplo arco desde o para-brisa, passando pelas colunas A e até as portas.

Isso cria uma sensação de maior espaço. Uma matriz de controle aparentemente flutuante na parte superior dos painéis das portas combina com o visual das superfícies de vidro das telas.

O console central é projetado como uma unidade homogênea e se funde em linha reta com a parte inferior do painel de instrumentos, incluindo um compartimento de armazenamento com tampa e porta-copos integrado ao elemento de acabamento tridimensional.

Além disso, há um apoio de braço acolchoado na parte traseira da console central.

As linhas do assento e do encosto fluem luxuosamente de dentro para fora e parecem flutuar acima da base do assento graças ao seu design em camadas. Linhas verticais rebaixadas seguem o contorno externo, alargando-se em direção ao topo.

Quando se trata de espaço, o Classe E é uma das referências em seu segmento. O condutor desfruta de cinco milímetros a mais de espaço para a cabeça em relação ao modelo anterior.

Os passageiros traseiros se beneficiam principalmente do entre eixos dois centímetros mais longo: o espaço para os joelhos e o espaço para as pernas são aumentados em 10 e 17 milímetros, respectivamente.

O aumento na largura interna na parte traseira é ainda maior: agora é de 1,52 metro. Isso representa um aumento de 25 milímetros, quase ao nível da classe S. A capacidade de bagagem é de até 540 litros.

Motorização híbrido leve

Grande poder de tração mesmo em baixas rotações. Isso é, segundo a Mercedes, o que distingue o motor 2.0 a gasolina de 4 cilindros com sistema híbrido leve e sistema elétrico de bordo de 48 volts.

Entre outras coisas, isso alimenta o motor de arranque-alternador integrado que é capaz de fornecer um torque adicional de até 205 Nm.

A potência máxima é 258 cv e, o torque, é de 400 Nm. De acordo com a Mercedes, a velocidade máxima é de 250 km/h. O sedan leva 6,3 segundos para sair da imobilidade e alcançar os 100 km/h.

O motor é eficiente em termos de combustível, com baixas emissões e características de aceleração suaves e agradáveis.

Todo o sistema de pós-tratamento de gases de escape está localizado diretamente no motor, permitindo que o conversor catalítico atinja sua temperatura de operação ideal mais rapidamente.

O filtro de partículas de gasolina revestido, também instalado próximo ao motor, retém as menores partículas de fuligem e, graças a um terceiro sensor lambda, é regenerado praticamente livre de óxidos de nitrogênio.

O híbrido leve de 2ª geração com motor de arranque-alternador integrado (ISG) pode apoiar o motor de combustão interna com até 23 cv de potência adicional e até 205 Nm de torque extra em determinadas situações de aceleração.

Todo o sistema é instalado diretamente com transmissão automática 9G-Tronic para economizar espaço e, assim, é integrado de forma ideal em termos de conexões elétricas e refrigeração.

Além disso, foi possível reduzir o peso do sistema enquanto a robustez foi aumentada, informou a fabricante.

Suspensão a ar e eixo traseiro direcional

A condução ágil do novo Classe E se deve, em grande parte, à orientação precisa das rodas dianteiras por meio de quatro braços de controle individual.

No eixo traseiro, uma suspensão traseira independente multibraço otimizada com cinco links garante controle das rodas e estabilidade.

Em ambos os eixos, as molas e amortecedores são combinados em uma única torre e não estão envolvidos nas tarefas de orientação das rodas, portanto, a suspensão responde com sensibilidade correspondente.

A subestrutura dianteira e o suporte do eixo traseiro desacoplam a suspensão e o corpo de vibrações e ruídos.

O novo Classe E está disponível com o sistema de suspensão pneumática Airmatic com amortecimento continuamente ajustável ADS+ e eixo traseiro direcional.

A suspensão responde de maneira muito sensível. O controle de nível é outra característica do Airmatic.

Ele mantém a altura livre do solo constante, independentemente da carga do veículo, mas também faz alterações quando necessário.

O novo Classe E é especialmente ágil e estável com o eixo traseiro direcional e a correspondente relação de direção mais direta no eixo dianteiro.

O ângulo de direção no eixo traseiro é de 4,5 graus. De acordo com a Mercedes-Benz, isso reduz o diâmetro de giro em até 90 centímetros.

Crédito: Mercedes Benz/Divulgação

Sistema de entretenimento do sedan é um destaque, bem como os de assistência à condução e segurança

Música e jogos podem ser experimentados com quase todos os sentidos, graças às inovações digitais no interior.

O sistema de som Dolby Atmos eleva a experiência de áudio a bordo para um novo nível. Instrumentos individuais ou vozes na mixagem do estúdio podem ser posicionados por toda a área de audição.

Um novo tipo de experiência sonora se torna possível: isso ocorre porque enquanto sistemas de som estéreo convencionais geralmente possuem uma dinâmica esquerda-direita, o Dolby Atmos pode usar todo o espaço e criar uma experiência de 360 graus.

As funções de computação de domínios anteriormente separados ocorrem em um único processador.

Telas e o sistema de infoentretenimento MBUX compartilham assim um novo e poderoso computador central a bordo. Esta forma de interconexão melhora o desempenho e a velocidade dos fluxos de dados.

O pacote de entretenimento (MBUX Entretenimento Plus) está disponível. Ele inclui serviços Mercedes me e um pacote de dados de um provedor, que já utiliza um módulo de comunicação com tecnologia de transmissão 5G.

Em sua tela, o passageiro da frente pode assistir a conteúdos dinâmicos, como vídeos via pendrive, mesmo quando o condutor está olhando para eles.

Isso porque o display é comutável. A função avançada de privacidade baseada em câmera reduz seu brilho e, portanto, o risco de distração do motorista.

Com o novo Classe E, os clientes poderão usar modelos pré-formatados chamados de “rotinas padrão”. Eles também têm a opção de criar rotinas por conta própria.

Ao fazer isso, os ocupantes podem vincular várias funções e condições. Por exemplo, “Ligar o aquecimento do banco e ajustar a iluminação ambiente para um laranja quente se a temperatura interna estiver abaixo de doze graus Celsius”.

Assistência à condução

O Classe E conta com inúmeros sistemas de assistência à condução, incluindo: Assistente Ativo de Distância Distronic; Attention Assist; Assistente Ativo de Frenagem; Assistente Ativo de Manutenção de faixa; Assistente Ativo de Ponto Cego; Suporte para manobras evasivas; Pre-Safe Impulse Side; sistema de Proteção de Pedestres e Assistente ativo de estacionamento com Parktronic e câmera 360°.

O status e a atividade dos sistemas de assistência à condução são mostrados em uma visualização em tela cheia no modo assistência do painel de instrumentos do condutor.

Em conjunto com a câmera, o Attention Assist agora também oferece um aviso de distração do condutor no painel de instrumentos 3D: se os olhos do condutor não estiverem focados na estrada por vários segundos, o sistema pode detectar a distração e alertar acústica e visualmente.

Se o condutor ainda não voltar a atenção para a situação do tráfego, há uma escalada com um segundo aviso e um tom de aviso contínuo.

Se ele ainda não responder ao aviso, o sistema pode iniciar uma parada de emergência com o Active Emergency Stop Assist.

Segurança

O conceito de segurança do Classe E é baseado em uma carroceria com uma célula de passageiros particularmente rígida e estruturas de colisão especificamente deformáveis.

Os sistemas de retenção, como cintos de segurança e airbags, são especificamente adaptados a isso. Em caso de acidente, eles podem ser ativados de tal forma que seu efeito protetor para os ocupantes seja adaptado à situação.

Além dos airbags dianteiros, um airbag para os joelhos no lado do condutor também é equipamento de série. Ele pode proteger as pernas do contato com a coluna de direção ou painel de instrumentos em uma colisão frontal severa.

Os airbags laterais podem reduzir o risco de impacto na cabeça com a janela lateral ou objetos penetrantes. Em caso de uma colisão lateral grave, o airbag lateral do lado do impacto se estende do pilar A ao C como uma cortina sobre as janelas laterais dianteiras e traseiras.

Se um capotamento for detectado, os airbags laterais podem ser ativados dos dois lados. Além do sistema de proteção para a cabeça, airbags laterais também podem cobrir a área torácica em caso de uma colisão lateral severa, incluindo nos assentos traseiros laterais.

Além disso, os veículos são equipados com um airbag central, dependendo do país. Tensores de cinto pirotécnicos e limitadores de força são itens de série em todos os assentos laterais.

O novo Mercerdes-Benz E 300 Exclusive já está disponível para encomendas em toda a rede de concessionários da marca com preço sugerido de R$ 639,90 mil. A versão única chega ao mercado brasileiro nos próximos dias.

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