Conheça o Kardian, eleito o melhor Renault dos últimos anos

A Renault estreou no Brasil, como montadora, em 1998. Na época, ela trouxe os mesmos carros que comercializava na Europa Ocidental. A partir de 2007, ela passou a produzir aqui, com a sua marca, os carros da Dacia, empresa romena, sua subsidiária na Europa Oriental.
Desde o ano passado, quando comemorou 25 anos em nosso mercado, a Renault começou renovar sua linha com modelos mais sofisticados. O elétrico Megane E-Tech, importado da Europa, foi o primeiro a chegar. Este ano foi lançado o Kardian, SUV compacto nacional.
Com uma plataforma inédita, a RGMP, e motor 1.0 turbo acoplado ao câmbio de dupla embreagem úmida, mecânica amplamente utilizada pelo Grupo Renault na Europa, o Kardian é um lançamento mundial e o primeiro modelo da nova linha que a marca produzirá para o Brasil e para a América do Sul.
Veículos recebeu o Kardian Première Edition para avaliação, versão de topo da gama. No site da montadora, seu preço sugerido é R$ 132,79 mil. A pintura metálica, laranja Energy, cor de lançamento, custa R$ 1,90 mil, elevando o preço final da unidade avaliada para R$ 134,69 mil.
Os equipamentos de série mais relevantes do Kardian Première Edition são: ar-condicionado automático; chave-cartão com sensor presencial; câmbio e-shifter; paddle-shifters; multimídia com espelhamento sem fio; antena shark; carregador de celular refrigerado; cluster digital de 7 polegadas; luz ambiente ajustável; teto bi-tom; barras de teto funcionais e modulares e rodas diamantadas de 17 polegadas.

Segurança
Em termos de segurança, o Kardian está entre os compactos mais bem equipados. Controle de velocidade adaptativo (ACC); alerta de ponto cego (BSW); alerta de distância segura (DW); alerta de colisão frontal (FCW) e frenagem automática de emergência (AEBS) fazem parte do ADAS.
Equipamentos além dos obrigatórios e outros que a Renault inclui no ADAS, mas não pertencem a essa sigla, transformam o Kardian em um dos SUVs com maior número de sistemas de segurança.
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com câmera de marcha à ré; câmera Multiview (MVC); monitoramento de pressão dos pneus (TPMS); faróis em full LED; sensor crepuscular; assistente de partida (HSA) e controles eletrônicos de estabilidade e tração são os principais.
Motor e câmbio
O Kardian é equipado com o novo motor turbo TCe 1.0 flex que conta com injeção direta central com 200 bar de pressão, turbocompressor que trabalha com a pressão máxima de 1.5 bar, tem válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos.
Ele entrega potências de 125/120 cv às 5.000 rpm, torques de 220 Nm às 2.250 rpm e 200 Nm às 2.000 rpm, com etanol e gasolina, respectivamente. Com etanol, 90% do torque (200 Nm) já estão disponíveis às baixas 1.750 rpm.
Seu câmbio é automatizado de dupla embreagem úmida (EDC – Efficient Dual Clutch). Nele, as marchas podem ser trocadas manualmente usando as aletas (paddle-shifters) localizadas atrás do volante, equipamento de série em todas as versões.
Externamente, o Kardian tem 4,12 metros de comprimento, 1,75 metro de largura e 1,54 metro de altura. Seus ótimos ângulos de ataque e saída são de 20° e 36°, respectivamente, e ele tem 20,9 cm de vão livre.
Um dos maiores no segmento, o seu entre-eixos tem 2,60 metros. No porta-malas cabem 358 litros de bagagem, um bom volume, e o tanque de combustíveis é grande para um compacto, comportando 50 litros.
Interior
O interior do Kardian aproveita mais peças do hatch Dacia Sandero do que o seu exterior, mas, parte dos painéis e o console foram redesenhados, assim como os materiais de acabamento são mais sofisticados no novo modelo.
O console central foi modificado na frente e alongado para trás, ganhou freio de estacionamento acionado por tecla e marchas comandadas por joystick.

O interior do Kardian é amplo. Seu espaço garante muito conforto para quatro adultos. Um quinto fica com as pernas abertas, pois o console, o túnel central e os apoios dos bancos dianteiros roubam muito espaço para os pés. Somente uma criança ficará confortável ao centro do banco traseiro.
Os bancos são anatômicos e têm boa densidade da espuma. Os dianteiros têm laterais volumosas e seguram o corpo em curvas. A ergonomia interna é acertada, o motorista fica alinhado com os pedais e com o volante. Os comandos estão à mão e não exigem movimentos amplos para serem alcançados.
Equipamentos
O sistema de ar-condicionado automático está entre os melhores existentes, pois tem botões físicos para todas as funções e é muito eficiente na refrigeração. Não ter saídas de ar para a traseira, e desabilitar a recirculação quando se desliga o carro, são seus únicos defeitos.
O multimídia é estável ao espelhar sem cabo. Suas características estão na média do mercado, sem destaques. Carregador de celular com ventilação é o primeiro em modelo que não é da Stellantis.
O painel digital e configurável tem grafismo limpo, elegante, mas não é funcional. Só a velocidade tem dígito grande, visível. Conta-giros com barras é impreciso, faltando marcações e números maiores.
Câmbio de dupla embreagem imersa em fluido é um dos grandes destaques
A caixa de marchas de dupla embreagem imersa em fluido é quase perfeita. Não por acaso, é a mesma tecnologia usada em carros superesportivos.
Nela, existem duas árvores de engrenagens, uma para as marchas pares e outra para as ímpares. Imediatamente ao desacoplamento de uma árvore, a outra é acionada. Sendo assim, as marchas são cambiadas uma sobre a outra, sem perda na transferência.
Este câmbio, que garante esportividade e conforto ao mesmo tempo, foi muito bem casado ao motor 1.0 turbo. Com 90% do elevado torque disponível às baixas 1.750 rpm, o Kardian sempre está vivo, ao mínimo curso do acelerador, até porque, a turbina enche rápido, quase não atrasa a aceleração.
Rodando
A programação do câmbio também é interessante. Confiando na força do motor, quando em modo Eco, o sistema mantém a sexta marcha selecionada, deixando o giro baixo, o consumo idem, mesmo que ele fique forçado, situação em que seu ruído fica mais grave, gostoso de ouvir e sentir.
Mas, o divertido é comandar manualmente os paddle-shifters e acelerar forte. Como as marchas estão bem escalonadas e tracionam imediatamente ao comando, o Kardian tem um comportamento mais esportivo do que a carroceria sugere.
Já as reduções não acompanham essa esportividade, pois o acerto é conservador e só aceita reduções se as rotações não forem subir em demasia.
No modo Sport, e pé no fundo, a programação deixa a rotação atingir o limite de segurança e troca as marchas tirando o maior desempenho possível do conjunto motor e câmbio.
Para segurar tanto ímpeto em um modelo relativamente alto, foi preciso sacrificar um pouco o conforto de marcha.
O acerto das suspensões do Kardian é mais rígido, privilegiando a estabilidade. É perceptível a robustez de braços, amortecedores e molas, pois eles não transferem muito as imperfeições do piso para dentro da cabine.
Mas, o excesso de carga faz este conjunto trabalhar em frequência mais alta e, também, causa baques secos em transposições de buracos ou emendas no asfalto.
Como o Kardian é alto, ele supera lombadas e entradas de garagem sem raspar as partes inferiores. Na terra, passa por facões deixando seu fundo intacto e a suspensão não dá fim de curso. Porém, os pneus 205/55 R17 que usam alta calibragem sofrem ao passar sobre costelas de vaca e pedras.
Consumo
Em nossos testes de consumo padronizados, o Kardian foi muito econômico usando gasolina, principalmente na aferição urbana.
Na estrada, realizamos duas voltas no percurso de 38,7 km, uma mantendo 90 km/h e outra, 110 km/h, sempre conduzindo economicamente. Na volta mais lenta, o Kardian registrou 19,7 km/l. Na mais rápida, o consumo foi de 16,5 km/l.
No teste de consumo urbano rodamos por 25,2 km em velocidades entre 40 e 60 km/h, fazemos 20 paradas simuladas em semáforos e vencemos 152 metros de desnível entre o ponto mais baixo e o mais alto do circuito.
Neste severo teste, o SUV atingiu a média de 11,8 km/l. O sistema start&stop funcionou em todas as paradas em locais planos, contribuindo com essa excelente marca.
O Kardian é só o primeiro modelo nacional da nova linha da Renault. O próximo será um SUV médio coupé, estilo inédito entre os concorrentes brasileiros deste tamanho.
Provavelmente, o Duster será renovado, assim como a Oroch, complementando os projetos que usarão a base RGMP.
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