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Fazer FZ25 ABS linha 2022 chega ao mercado

Fazer FZ25 ABS linha 2022 chega ao mercado
Crédito: Divulgação - Yamaha

A Yamaha apresentou a linha 2022 da Fazer FZ25 ABS. Ela chega ao mercado de cara nova e representa todo o pioneirismo e avanço que a Yamaha traz ao segmento de motocicletas urbanas de média cilindrada, sempre antecipando tecnologias, informou a fabricante.

Presente no mercado brasileiro há 16 anos, com aproximadamente 390 mil unidades comercializadas, o modelo foi o primeiro da categoria a ter injeção eletrônica, a trazer a tecnologia Flex de combustível, a contar com freio a disco na roda traseira e a ser equipado com sistema de freios ABS de série nas duas rodas.

Quanto ao design, a Fazer recebeu uma remodelação da carenagem frontal, novos grafismos e novas cores. Além disso, o lampejador de farol ganhou um novo posicionamento, garantindo mais conforto e segurança para o condutor, facilitando o acesso durante a pilotagem.

O novo conjunto óptico da Fazer FZ25 ABS conta com o DRL em LED (Daytime Running Light), deixando a motocicleta mais visível em condições de luz natural.

Já o farol é de última geração, bifuncional, com luz baixa e de luz alta projetadas num único projetor de LED de alta performance. Do ponto de vista prático, comparado à versão anterior, o novo farol se mostra mais eficiente, oferecendo maior amplitude de luminosidade, já que os fachos de luz do farol baixo e do alto, são mais homogêneos e abrangentes, iluminando uma área bem maior a frente da motocicleta.

Vale citar que além do projetor do farol, a lanterna traseira também é inteiramente em LED, combinando modernidade e menor consumo de energia, com maior eficiência na iluminação, fundamental na condução noturna.

Painel – Totalmente digital e com iluminação em LED, o painel garante boa leitura em qualquer situação. Nele destacam-se os indicadores de consumo instantâneo e média de consumo, importantes para o controle do consumo de combustível.

Outras funções disponíveis são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e Fuel Trip, relógio, tacômetro e as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de motor e do sistema Blueflex.

O sistema de freios, composto por um disco de 282 mm e uma pinça de um pistão na frente, e um disco de 220 mm e pinça de um pistão na traseira, garante frenagens seguras e em curtos espaços.

Neste quesito, o destaque é o sistema de freios ABS como item de série, impedindo o travamento das rodas em condições de baixa aderência do piso, e até mesmo em frenagens bruscas de emergência.

Com 10 raios, as rodas em liga leve seguem a proposta visual da moto. Não só inspiram arrojo, como chamam a atenção por serem largas, similares a de motos de maior cilindrada.

O diâmetro de ambas é 17 polegadas, enquanto a largura na dianteira é de 2,5 polegadas e, na traseira, de 4,0 polegadas. Para calçá-las, pneus Pirelli modelo Sport Demon, com medida é de 100/80-17 na dianteira, e 140/70-17 na traseira.

Crédito: Divulgação – Yamaha

Motor – O monocilíndrico, de arrefecimento misto (uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo) tem a capacidade de 249,5 cm³ e utiliza duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote (SOHC – Single Over Head Camshaft).

A receita da robustez tem origem não só em um projeto consolidado, mas também na tecnologia empregada em sua construção, que utiliza componentes nobres como pistão em alumínio forjado e cilindro revestido de cerâmica.

Este material é similar ao de motos de competição, e com ele o atrito é reduzido, dispersando o calor com mais eficiência. O acionamento do câmbio de 5 marchas é suave e, seus engates, precisos.

Sua transmissão secundária é feita por corrente, com coroa e pinhão de 22 e 46 dentes respectivamente. A embreagem, do tipo multidisco em banho de óleo, também prima pela maciez no funcionamento.

Quando abastecida com gasolina, a potência máxima gerada é de 21,3 cv e de 21,5 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm.

O torque, por sua vez, é de 2,1 kgfm, com etanol ou gasolina, ambos alcançados aos 6.500 giros.

Crédito: Divulgação – Yamaha

Na prática, todos estes números podem ser traduzidos em respostas e retomadas com maior fôlego tanto em baixos giros quanto nas faixas mais amplas de rotação.

Elas podem ser notadas, principalmente, em subidas e também quando se trafega com um garupa. O que contribui para isso são os sistemas de alimentação e escapamento adotados.

A Fazer é equipada como uma caixa de filtro de maior volume permitindo que o monocilíndrico admita uma maior quantidade ar, e de forma mais rápida. Além disso, o sistema de injeção segue o padrão de modelos de alta cilindrada, com injetor de 10 furos.

Este refinamento técnico permite que a injeção do combustível no interior da câmara de combustão seja mais eficiente, com uma queima mais completa. O resultado na prática é um funcionamento suave, menos poluente e com maior economia de combustível.

Já o sistema de escapamento, além de agregar na estética, reforçando as formas musculosas, permite uma grande vazão, otimizando a saída dos gases. Também se atribui ao escapamento, o ronco mais grave e encorpado, configurando uma empolgante trilha sonora para o estilo e proposta desta 250cc da Yamaha.

Graças às dimensões compactas e ao fato de ser dividido em dois silenciosos, sendo um deles posicionado abaixo do motor, o sistema de escapamento da Fazer ainda contribui para concentração de massas na parte inferior da motocicleta, contribuindo para sua agilidade.

Crédito: Divulgação – Yamaha

As suspensões filtram bem as irregularidades do piso, garantindo mais controle na condução. Na dianteira, os tubos internos dos amortecedores são reforçados, com o diâmetro de 41 mm, e seu curso é de 130 mm.

Já na traseira, o amortecedor é único e tem curso de 120 mm, cuja compressão pode ser ajustável em sete níveis de conforto e rigidez.

O chassi, do tipo diamante, fabricado em aço, é leve e resistente a torções, incidindo diretamente no comportamento da motocicleta. Toda sua agilidade pode ser sentida em sua capacidade de mudar de trajetória com grande rapidez e, o mais importante, de forma estável.

A facilidade e leveza na pilotagem dá-se pelo peso e centralização de massas na parte de baixo da moto, além da geometria bem acertada, cujo ângulo do cáster é de 24,5° e o trail, de 98 mm que favorecem a agilidade nas mudanças de direção.

Na Fazer, o guidão é largo e essa característica resulta em um posicionamento mais firme dos braços e em um menor esforço no esterçamento, tornando a direção mais leve nas manobras e garantindo uma pilotagem mais fácil e agradável.

Outro detalhe que merece destaque, no quesito conforto, é o banco duplo em dois níveis. Largos e ergonômicos, eles oferecem boa acomodação tanto para o piloto quanto para o passageiro.

Ainda pensando na comodidade de quem anda na garupa, a Fazer é dotada de alças de apoio em alumínio e pedaleiras bem posicionadas, permitindo que as pernas não fiquem demasiadamente dobradas.

Cores e preço – A Fazer FZ25 ABS conta com três opções de cores. O azul metálico (Racing Blue), o vermelho metálico (Magma Red), e o preto fosco (Matt Black), e estará disponível nas concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de agosto, ao preço público sugerido de R$ 18,99 mil , mais o preço do frete.

Seguindo a linha de inovação, a Fazer FZ25 ABS possui manual interativo digital, que pode ser acessado na página do produto no site, facilitando a busca por informações e trazendo vídeos explicativos dos principais assuntos.

Crédito: Divulgação – Yamaha

FICHA TÉCNICA

Motor: SOHC, 2 válvulas, Refrigeração a Ar, 4 Tempos
Cilindrada: 249,5
Quantidade de Cilindros: 1
Potência Máxima: 21,3cv/8.000 rpm (Gasolina) – 21,5cv/8.000 rpm (Etanol)
Torque Máximo: 2,1 kgfm/6.500 rpm (Gasolina) – 2,1 kgfm/6.500 rpm (Etanol)
Alimentação: Injeção Eletrônica
Sistema de Partida: Elétrica
Peso em ordem de marcha: 149 kg
Câmbio: 5 velocidades
SUSPENSÃO:
Dianteira: Garfo telescópico
Curso da Suspensão Dianteira: 130 mm
Traseira: Balança traseira tipo Monocross
Curso da Suspensão Traseira: 120 mm
FREIOS:
Dianteiro: Disco hidráulico de 282 mm com sistema antibloqueio (ABS)
Traseiro: Disco hidráulico de 220 mm com sistema antibloqueio (ABS)
DIMENSÕES:
Altura do assento: 790 mm
Comprimento Total: 2015 mm
Largura Total: 770 mm
Altura Total: 1070 mm
Altura mínima do solo: 160 mm
Distância entre eixos: 1360 mm
Tanque de Combustível: 14 litros (3,2 litros para reserva)

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