Fiat Cronos foi reestilizado para a linha 2026
Desde o seu lançamento, em 2018, o sedan Cronos tinha recebido atualizações pontuais, leves alterações na grade para aplicação do novo logotipo Fiat e da bandeira italiana estilizada em barras diagonais.
Reestilizado para a linha 2026, para-choques, grades, faróis e rodas receberam mudanças bem mais profundas.
Veículos recebeu o Fiat Cronos Precision 1.3, com câmbio automático do tipo CVT, para avaliação. No site da montadora, seu preço básico sugerido é R$ 119,99 mil. A cor prata metálica da unidade avaliada custa R$ 1,99 mil e, o revestimento marrom no interior, R$1,35 mil.
Seus equipamentos diferenciados são: ar-condicionado automático; chave presencial; retrovisores com rebatimento; multimídia com tela de 7 polegadas e espelhamento sem fio e rodas diamantadas de 16 polegadas calçadas com pneus 195/55 R16.

Com poucos sistemas de segurança, além dos obrigatórios, os destaques são: quatro (4) airbags; luzes DRL e faróis 100% em LED; sensor crepuscular; sensor de aproximação com câmera de ré e monitoramento da pressão dos pneus.
O motor Firefly 1.3 é aspirado, tem 4 cilindros e comando tracionado por corrente com oito válvulas. Ele rende 107/98 cv às 6.250 rpm e 13,7/13,2 kgfm às 4.000 rpm, com etanol e gasolina, respectivamente.
O câmbio é automático do tipo CVT, tem sete (7) relações programadas e a opção da comutação das mesmas por meio da alavanca.
Design
Nessa reestilização, o Cronos adotou o design frontal inspirado no Fiat Grande Panda europeu.
Nele, aberturas nas grades e no para-choque são predominantemente verticais e, não, horizontais, como eram antes da mudança.
As luzes do DRL e das setas foram seccionadas para remeterem à iluminação pontilhada do modelo italiano.
Lateralmente, só as rodas são novas. Atrás, o para-choque ganhou extrator e detalhes com linhas verticais.

A primeira alteração interna é a utilização dessas mesmas linhas verticais no desenho do novo revestimento em material sintético que imita o couro. A outra foi a adoção dos bancos dianteiros do Pulse.
Demais peças continuam as mesmas. Elas têm desenho elaborado e montagem correta, mas tudo em plástico duro.
O novo revestimento dos bancos, a variedade de texturas nas superfícies plásticas, os pequenos detalhes cromados e em alumínio fosco quebram a simplicidade na cabine.
Números
No mais, as dimensões do Fiat Cronos são, praticamente, as mesmas: 4,37 metros de comprimento; 2,52 metros de distância entre-eixos; 1,73 metro de largura e 1,52 metro de altura.
Ele pesa 1.190 kg, comporta 525 litros no porta-malas e 45 litros no tanque de combustíveis. Sua carga útil é 400 kg, mesmo peso que ele pode tracionar em reboque.
No Cronos, quatro adultos têm ampla área para cabeças, ombros e pernas. Os mais altos podem encostar a cabeça no teto quando postados no banco traseiro.
Ao centro deste mesmo banco só uma criança, ou pessoa de baixa estatura, viaja com conforto. Mesmo assim, com os pés afastados pelo console e o túnel central.
A ergonomia é acertada. Todos os equipamentos têm botões físicos, giratórios para funções principais, e de pressão para as secundárias, arquitetura ideal. Eles são acessados sem grandes movimentações dos braços.
Multimídia destacado acima do nível do painel, teclado do tipo piano ao centro e ar-condicionado logo abaixo formam linhas de comando organizadas. Mas, alguns detalhes destoam destes acertos de projeto.
Os pedais estão um pouco deslocados para a direita em relação ao volante, o acelerador fica muito próximo ao console central. As alças das portas dianteiras são muito avançadas, dificultando a abertura das mesmas.
A coluna de direção só regula em altura. Porém, existem regulagens de altura para o banco do motorista e para os cintos de segurança nos bancos dianteiros, recursos complementares importantes para a ergonomia.
Multimídia
O multimídia tem tela pequena, mas o sistema é rápido na conexão sem cabo e no uso dos aplicativos. Em brilho, sensibilidade ao toque e definição de imagem ele está um pouco acima da média para o segmento.
Seu áudio é melhor do que o esperado para um conjunto que não foi desenvolvido por empresa especializada em sonorização. As frequências são bem definidas e a distribuição espacial deixa o som envolvente.
O ar-condicionado de zona única é eficiente no tempo de resfriamento e na manutenção de temperatura. Sua ventilação tem boa intensidade e é pouco ruidosa. Falta a saída de ar para o banco traseiro.
O quadro de instrumentos é completo. Velocímetro e conta-giros são analógicos e a temperatura do líquido de arrefecimento e o nível de combustível são indicados por luzes. Ponteiros, números e traços têm cores contrastantes e visíveis.

O display digital central mostra os dados do computador de bordo e diversas outras informações do veículo. Elas são apresentadas em páginas dedicadas e sua sequência está correta para serem complementares.
O volante é anatômico e têm botões na parte da frente e de trás. A direção elétrica é muito leve em manobras, mas perde a assistência prematuramente, ficando muito pesada em velocidades intermediárias.
A câmera de marcha à ré tem ótima qualidade de imagem e linhas dinâmicas. Em conjunto com os sensores de aproximação ajudam bastante ao estacionar, pois a traseira do Cronos é alta e prejudica a visibilidade.
Modelo é confortável e econômico, mas o desempenho é apenas razoável
O Cronos tem conforto de marcha elevado. Molas e amortecedores trabalham em frequência mais baixa e isolam a cabine das irregularidades do piso.
Mesmo tendo um acerto menos rígido, o conjunto ainda deixa o modelo estável, seguro em uma condução responsável e condizente com o seu perfil familiar.
Para um sedan, ele é alto em relação ao solo, passa por lombadas e acessa garagens sem raspar para-choques e o fundo. O modelo é silencioso para a sua categoria.
O isolamento acústico deixa o ruído dos pneus e do arrasto aerodinâmico contidos. Apenas em rotações mais elevadas é que o barulho do motor invade a cabine.
A programação do câmbio CVT contribui com este silêncio e com a economia de combustível. Rodando na relação mais longa do sistema, aos 90 km/h, o motor trabalha às 1.850 rpm e, aos 110 km/h, às 2.200 rpm.
Nessas condições quase não se ouve o motor dentro da cabine e o carro aproveita o deslocamento por inércia.
Acelerações
Em acelerações intermediárias, o CVT tem o funcionamento padrão destes câmbios. Ele reduz as relações programadas para o motor alcançar uma rotação mais elevada, próxima às 4.000 rpm, regime em que o torque é maior e, depois que o carro embala, o câmbio multiplica as relações, reduzindo o giro do motor.
Mas, para o Cronos deslanchar, o motor precisa trabalhar com altas rotações. Pisando fundo, as sete relações programadas são cambiadas às 6.000 rpm, o modelo acelera a contento, mas não é um esportivo.
Nessas duas situações, o silêncio a bordo é quebrado, preço que motores aspirados cobram pelo desempenho.
Ativar o modo Sport eleva a rotação em 900 rpm e deixa as respostas ao curso do acelerador bem mais instantâneas.
Comutar as marchas por meio da alavanca do câmbio amplia o domínio sobre o carro em ultrapassagens ou para usar o freio-motor, pois a programação aceita reduções agressivas para o motor.
Consumo
O grande destaque do Cronos é a eficiência energética. Fizemos nossos testes padronizados de consumo e, também, viajamos com duas pessoas e bagagem pelo litoral cearense, rodando por mais de 1.000 km.
Em nosso circuito rodoviário de 38,4 km, aferimos 20,2 km/l aos 90 km/h e 16,9 km/l os 110 km/h, sempre com gasolina.
No teste urbano de 25,2 km, 152 metros de variação de altitude e 20 paradas simuladas em semáforos, o Cronos Precision registrou 10,7 km/l, também com gasolina.
Ao nível do mar, as marcas impressionaram. Em 1.100 km totais rodados, o consumo foi de 16,3 km/l, englobando estrada e cidade.
No trecho rodoviário mais econômico, de 105 km, atingimos a melhor marca: 25 km/l. Nos demais trechos de estrada, os consumos variaram entre 19 km/l e 23 km/l.
Confortável, espaçoso, econômico e com um desempenho razoável, o Fiat Cronos ainda é uma boa opção entre os sedans compactos.
Se ele tem um projeto antigo, quando comparado à concorrência, a idade o tornou confiável e com um custo de manutenção baixo, ideal para empresas e famílias numerosas.
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