Ford Territory 2026 chega mais completo e sofisticado

O Ford Territory ganhou uma geração totalmente nova há cerca de dois anos, que foi bem recebida pelo mercado e quadruplicou as vendas, segundo a fabricante.
Agora, o SUV médio inicia a venda do novo modelo 2026 no Brasil e refina a sua proposta, com aprimoramentos no design, na tecnologia e no conforto.
A renovação tem como foco os atributos mais valorizados pelos consumidores do segmento, seguindo a mesma estratégia de sucesso dos lançamentos recentes da marca: mais conteúdo e qualidade sem aumento de preço, informou a Ford.
O design do novo Territory exibe mudanças pontuais, mas de grande impacto visual. Ele parece maior e de fato é 55 mm mais comprido (4,69 metros), com elementos que revelam o DNA característico dos SUVs da Ford.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Isso se deve, principalmente, à nova frente, com faróis full-LED em L, grade preta com detalhes cromados, para-choque e logo Ford redesenhados.
As rodas esportivas de 19 polegadas com acabamento escuro e cromado e pneus 235/50 R19, as maçanetas cromadas e o para-choque traseiro de linhas retas são outros itens novos.
A carroceria oferece seis opções de cores: as novas cinza Dover, azul Profundo e verde Oásis, além de branco Bariloche, cinza Catar e preto Toronto.
Espaço
O interior do Territory oferece espaço de sobra para ombros e pernas de três adultos na segunda fileira, teto solar panorâmico e um ótimo nível de conforto.
Os bancos têm boa retenção lateral, com acabamento microperfurado e novos encostos de cabeça, grandes e ergonômicos.
Além de ajustes elétricos em 10 posições para o motorista e quatro para o passageiro, eles contam com aquecimento e resfriamento.
A cor escura predominante, em preto Dominó, é contrastada por faixas marrom Manuka nas laterais dos bancos e nas portas, que criam um efeito esportivo e destacam a amplitude da cabine.
Esse tom ocre, batizado em homenagem ao mel de Manuka, contribui para compor um ambiente acolhedor e relaxante.

A percepção de requinte é reforçada pelos acabamentos com materiais de qualidade, costuras e encaixes sem rebarbas.
Volante revestido em couro, seletor de marchas rotativo, luz ambiente de LED configurável em 26 cores e ar-condicionado digital de dupla zona com saídas para a segunda-fileira também estão na lista de equipamentos.
O porta-malas com capacidade de 448 litros, ou 1.422 litros com o banco traseiro rebatido, oferece a praticidade do acionamento elétrico sem as mãos, com regulagem do ângulo de abertura e sistema antiesmagamento.
Tecnológico
A cabine também ficou mais tecnológica. Tanto o painel digital como a central multimídia, ambos de 12,3 polegadas, ganharam novos grafismos e softwares, ajustados especialmente para as preferências do consumidor brasileiro, com respostas rápidas e intuitivas.
Além de conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, e um novo sistema de áudio com efeito 3D, há carregador por indução, três portas USB-C, uma porta USB-A e tomada de 12 V.
O novo SUV também é 100% conectado, com todas as funcionalidades do aplicativo FordPass, como partida remota e agendada, travamento e abertura de portas, alertas e status do veículo (odômetro, nível de combustível, pressão dos pneus, carga da bateria e localização) e alarme perimétrico.
Esses recursos fazem parte das experiências convenientes, conectadas e personalizadas oferecidas pela Ford ao cliente do Territory, que incluem, ainda, agendamento de serviços on-line, serviço leva e traz, Guia 360, sistema Ford Concierge e o exclusivo acompanhamento preventivo inteligente, que avisa o cliente proativamente se houver alguma manutenção importante a fazer no veículo.
Modelo conta com bom desempenho, além de recursos de segurança e assistência ao motorista
O Ford Territory é equipado com o motor 1.5 EcoBoost a gasolina, que combina as tecnologias de turbo, injeção direta e comando variável para entregar uma potência de 169 cv (5.500 rpm) e torque de 250 Nm (1.500–3.500 rpm).
Junto com a transmissão automática de sete velocidades com dupla embreagem banhada a óleo, ele proporciona uma dirigibilidade refinada e silenciosa.
O modelo possui, ainda, a opção de quatro modos de condução: Normal, Eco, Trilha e Esportivo. Também conta com freio eletrônico auto-hold.
O sistema start-stop contribui para o baixo consumo (8,8 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, de acordo com a Ford) e boa autonomia com o tanque de combustível de 60 litros.
O conjunto de suspensão independente, tipo MacPherson na dianteira e multilink na traseira, também foi especialmente calibrado para as condições brasileiras.
“Diferentemente de outros veículos produzidos na China, o novo Territory foi desenvolvido com a participação da engenharia da América do Sul e é hoje o modelo com maior índice de qualidade da região”, disse a supervisora de engenharia da Ford América do Sul, Ariane Campos.
“Todos os seus sistemas foram testados e validados para atender as preferências do consumidor brasileiro e oferecer o melhor desempenho para nossas condições de clima, altitude e pavimento”, concluiu Ariane Campos.

O SUV é bem equipado no que diz respeito aos recursos de segurança e assistência ao motorista: frenagem autônoma de emergência; controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go; monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; assistente de permanência e centralização em faixa e seis airbags com detecção inteligente de ocupantes.
Conta, também, com câmera 360°, assistente de partida em rampa, assistente de descida, controle de estabilidade e tração, monitoramento de pressão dos pneus e farol alto automático.
Estratégia
O Ford Territory 2026 chega na versão única Titanium, topo de linha e completa, pelo mesmo preço do modelo anterior: R$ 215 mil.
O objetivo com essa estratégia, segundo a Ford, é aumentar a competitividade do SUV, apostando também na confiança da marca como um diferencial de mercado.
“O Territory foi o produto da Ford que mais cresceu em 2024 e este ano avançou mais 9%. Ele é hoje o segundo modelo mais vendido da marca no Brasil, depois da Ranger, e a expectativa com a chegada da nova linha é crescer ainda mais”, disse o gerente de marketing da Ford, Dennis Rossini.
Do parque circulante de 13 mil unidades do Territory no Brasil, mais de 40% foram vendidos no último ano. Além disso, mais de 80% dos seus clientes são novos na marca.
O crescimento do SUV, vendido em mais de 70 mercados, é uma tendência também em outros países da América do Sul e do mundo, refletindo a sua grande evolução no segmento mais competitivo da indústria.
Ouça a rádio de Minas