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Foton apresenta picapes Tunland V7 e Tunland V9

Modelos chineses, híbridos, ainda precisam ser homologados para o nosso mercado
Foton apresenta picapes Tunland V7 e Tunland V9
Foto: Divulgação/Foton

A Foton, fabricante chinesa de veículos comerciais, apresentou ao mercado brasileiro, essa semana, as novas Tunland V7 e V9, picapes híbridas com tração 4×4.

A novidade marca a estreia da Foton no segmento de picapes no País. De acordo com a empresa, a Tunland V7 e a Tunland V9 chegarão para atender tanto o público urbano como profissionais do campo, pois combinam potência, conforto e inovação.

O modelo V9 tem um apelo mais urbano, com uma suspensão traseira tipo Macpherson que foi desenvolvida para proporcionar ao condutor maior conforto durante o uso diário nos grandes centros urbanos.

Além disso, a Tunland V9 possui teto solar panorâmico (que não está presente na V7). O modelo também apresenta bom desempenho em operações de trabalho no campo e em terrenos off-road.

Nos modelos V7 a suspensão é um pouco mais rígida e calibrada para operações off-road ou outros tipos de trabalho pesado e ela conta com feixe de molas.

A picape Tunland V7 tem 5,62 metros de comprimento; 2,00 metros de largura e 1,91 metro de altura. A distância entre-eixos é de 3,35 metros.

A picape Tunland V9 tem as seguintes dimensões: 5,62 metros de comprimento; 2,09 metros de largura e 1,95 metro de altura. A distância entre-eixos é a mesma: 3,35 metros.

Design e estrutura

A picapes Tunland V7 e V9 possuem linhas aerodinâmicas que realçam sua estética e contribuem para a redução no consumo de combustível, informou a Foton.

A grade frontal, os faróis em LED com ajuste automático e os detalhes cromados favorecem o design de robustez e elegância.

Construídos sobre um chassi de alta resistência, os dois modelos garantem durabilidade e segurança em qualquer tipo de terreno.

Motor diesel elétrico

A Tunland V7 e a Tunland V9 são equipadas com motor 2.0 diesel Aucan e motor elétrico de 48V da Valeo de 4 cilindros com turbocompressor tipo VGT (Turbocompressor de Geometria Variável), sendo os únicos modelos híbridos a diesel/elétrico do mercado brasileiro.

Esse sistema é capaz de entregar até 175 cv de potência máxima e 450 Nm de torque máximo.

O motor elétrico, por sua vez, auxilia o motor a combustão interna, reduzindo o consumo de gasolina ou diesel.

Quando o veículo está parado, ou em baixa velocidade, ele pode operar apenas com o motor elétrico, economizando combustível e reduzindo as emissões.

Quando a picape freia ou desacelera, o motor elétrico atua como um gerador, convertendo a energia cinética em eletricidade que é armazenada na bateria. Isso ajuda a recarregar a bateria e a melhorar a eficiência.

Consumo

De acordo com a Foton, os veículos têm consumo, aferido em teste, de 12,5 km/l e vão de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos.

Ainda segundo a fabricante, com o tanque de 76 litros cheio, a Tunland V7 e a Tunland V9 têm autonomia de 960 km.

A Foton informou que o motor utilizado nas picapes Tunland atendem às normas ambientais brasileiras.

Além disso, as picapes contam com o sistema Start-Stop, que desliga automaticamente o motor em paradas prolongadas, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2.

A transmissão da Tunland V7 e V9 é a 8HP automática de oito (8) velocidades da ZF, que permite uma direção mais confortável e eficiente, além de trocas rápidas e suaves.

O sistema de tração 4×4 com acionamento eletrônico assegura que as picapes estejam sempre prontas para enfrentar terrenos difíceis, proporcionando alta aderência ao solo, segurança e estabilidade.

Os veículos também contam com sistema de controle de descida e bloqueio do diferencial traseiro, que aumentam sua capacidade de enfrentar percursos acidentados.

Foto: Divulgação/Foton

Picapes contam com bons sistemas de segurança, além de tecnologia e conectividade

No interior, as Tunland V7 e V9 oferecem soluções tecnológicas de última geração.

O painel de instrumentos digital e a central multimídia com tela de 14,6 polegadas são os destaques que proporcionam uma interface intuitiva e de fácil acesso.

Os veículos contam com sistema de som premium, mas a Foton não informou a marca utilizada.

Os comandos no volante, o ar-condicionado dual zone automático e o acesso sem chave são algumas das conveniências presentes nas picapes.

A cabine é espaçosa e conta com bom acabamento. Ela apresenta assentos ergonômicos forrados com material sintético que imita o couro e ajustes elétricos.

Segurança

A segurança é um dos principais destaques das novas picapes Tunland V7 e Tunland V9.

Os veículos são equipados com seis airbags (motorista, passageiro, coluna B do lado esquerdo e direito e coluna C do lado esquerdo e direito).

Além disso, possuem sistema com ABS (Sistema de Freios Antitravamento), EBD (Distribuição Eletrônica dos Freios) e ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), e sistema de assistência de frenagem (BAS).

O sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e a câmera de ré de alta resolução com sensores de estacionamento contribuem para uma condução mais segura.

As picapes apresentam boa capacidade de carga, com caçambas espaçosas e resistentes, sendo capazes de transportar até 1.000 kg. Os diversos pontos de ancoragem na caçamba facilitam a fixação de cargas.

Nos próximos meses, as picapes Tunland V7 e Tunland V9 passarão por um processo de homologação no Brasil e devem estar disponíveis para venda a partir de novembro de 2024.

O objetivo da fabricante é vender, em 2025, pelo menos 1.000 unidades das Tunland V7 e V9.

A Foton informou que as picapes custarão a partir de R$ 250 mil. Os veículos terão garantia de três anos ou pelos primeiros 100 mil km rodados, o que ocorrer primeiro.

Foto: Divulgação/Foton

Fundada em 28 de agosto de 1996, a Foton é a maior fabricante de veículos comerciais da China, oferecendo a mais abrangente gama de produtos.

É, também, a primeira empresa de veículos comerciais da China a atingir vendas totais de 11 milhões de unidades. Os produtos e serviços da Foton estão presentes em 130 países.

A Foton está presente no Brasil desde 2011 e comercializa no País, através de uma de sua rede de concessionárias, os caminhões leves Aumark S 715 e Aumark S 916, o médio Aumark S 1217 e o caminhão semileve totalmente elétrico iBlue6T.

A partir do 2º semestre de 2024, a empresa lançará no mercado brasileiro duas versões do caminhão semileve Aumark S 315, o caminhão semipesado Auman 17T e duas versões do minicaminhão Wonder.

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