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GWM apresenta a Poer P30, sua picape média para o Brasil

Modelo é equipado com motor 2.4 turbo diesel capaz de render 184 cv de potência
GWM apresenta a Poer P30, sua picape média para o Brasil
Foto: Divulgação GWM / Chris Castanho

A GWM anunciou, na última quarta-feira (10), o lançamento oficial da Poer P30, sua nova picape a diesel.
Segundo a fabricante, o modelo combina robustez, capacidade de carga e o conforto de um SUV, atendendo à preferência do consumidor brasileiro pela motorização a diesel.

As vendas da GWM Poer P30 já foram iniciadas, com preço promocional de R$ 240 mil para a versão topo de linha Exclusive e R$ 220 mil, para a versão Trail.

A partir do dia 20 de setembro a versão Exclusive será reajustada para R$ 260 mil e a Trail sobe para R$ 240 mil.

A GWM, no que diz respeito às picapes, possui 50% de participação no mercado chinês, o maior do mundo.

Por lá, a linha Poer é líder do segmento há 27 anos consecutivos. A Poer P30 une durabilidade, tecnologia e sofisticação, conquistando consumidores em mais de 50 países.

A primeira picape da marca foi o modelo Deer, que foi lançado na China em 1996 e teve sua primeira exportação em 1997, destinado ao Oriente Médio.

Com o lançamento do modelo Wingle 5, a GWM foi a primeiro fabricante de picapes chinesas a obter a certificação completa da União Europeia, em 2009.

GWM Poer P30
Foto: Divulgação GWM / Chris Castanho

Com isso, a GWM já acumula 30 anos de experiência no desenvolvimento próprio do segmento de picapes, contabilizando 6 milhões de quilômetros percorridos em testes por 76 tipos diferentes de terreno ou condição extrema, distribuídos em 18 regiões diferentes do planeta.

“A entrada da GWM neste segmento no Brasil é um marco para nossa história no País. A Poer P30 reflete nossa experiência global em picapes, mas também respeita as características e preferências do consumidor brasileiro, especialmente na escolha do motor diesel, muito valorizado por sua autonomia e força. Estamos confiantes de que este lançamento será um sucesso e atenderá às expectativas de clientes que buscam robustez, inovação e confiabilidade”, afirmou o COO da GWM Brasil, Diego Fernandes.

Motor e Câmbio

O motor 2.4 turbo diesel entrega 184 cv de potência e 480 Nm de torque, garantindo força desde baixas rotações, ideal para condução urbana, transporte de cargas e reboques.

Cerca de 50% do torque total de 480 Nm já está disponível a apenas 1.000 rpm e 100% a 1.500 rpm.
A combinação dessa disponibilidade de torque em rotações tão baixas com uma transmissão automática de nove marchas garante bom desempenho, mantendo a suavidade de rodagem na maioria das condições de uso real de uma picape.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 11,2 segundos, com consumo de 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, segundo o padrão do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), permitindo autonomia de até 740 km na cidade e 820 km na estrada.

A turbina de geometria variável, a alta pressão de injeção de 2.000 bar e o sistema de recirculação de gases de escape (EGR) proporcionam eficiência e redução de emissões, enquanto o DPF (Filtro de Partículas Diesel) e o ARLA 32 atendem aos padrões ambientais brasileiros.

A transmissão automática de nove marchas foi projetada e produzida pela própria GWM para máxima eficiência e robustez, capaz de suportar torques de até 750 Nm e com capacidade para rebocar até 3.100 kg com freio, proporcionando condução suave, economia de combustível e desempenho consistente em todos os terrenos.

A tração 4×4 com modos 2H, 4H e 4L e o bloqueio do diferencial traseiro permitem enfrentar desde rodovias asfaltadas até os trechos de off-road mais severos.

Conforto

A suspensão dianteira da Poer P30, independente com braços duplos, foi adaptada às condições de rodagem do Brasil para garantir estabilidade e absorção eficiente de impactos, enquanto a traseira com eixo rígido e molas semi-elípticas suporta carga pesada sem abrir mão do conforto.
A direção elétrica progressiva também foi reajustada para as preferências do consumidor brasileiro, para proporcionar leveza em manobras e precisão em altas velocidades.

Para completar o conjunto, os freios a disco nas quatro rodas, com ABS e distribuição eletrônica, asseguram segurança mesmo sob carga máxima ou condições extremas de rodagem.

Exterior

O design da Poer P30 equilibra imponência e sofisticação, com linhas robustas, grade frontal marcante, faróis Full LED e assinatura visual única.

A caçamba, com capacidade para 1.248 litros, suporta até 1.010 kg na versão Exclusive e 1.018 kg na versão Trail.

Uma exclusividade da Poer P30 na categoria é seu sistema de tampa de caçamba com amortecedores, que permite abrir e fechá-la com o mínimo esforço, além de contar com o travamento elétrico da tampa traseira.

Interior

A cabine da versão Trail combina praticidade e tecnologia, com bancos em material sintético que imita o couro, ajuste elétrico para o motorista, ar-condicionado climatizado com botões físicos e carregador sem fio de 50W.

As duas versões apresentam telas Full HD de 10,25 polegadas no quadro de instrumentos e 14,6 polegadas na multimídia, garantindo controle total sobre funções de condução, navegação e conectividade.

A cabine da versão Exclusive, segundo a GWM, oferece acabamento em couro legítimo, painel soft touch, paddle shift no volante para troca das marchas e resfriamento/aquecimento de bancos.

O console central ainda traz um recurso exclusivo da Poer P30, que são três botões que acionam os pontos de alimentação 12V para instalação de equipamentos.

Eles ficam posicionados no cofre do motor (para a instalação de um guincho elétrico, por exemplo), no banco do motorista (rádio amador ou geladeira) e na parte traseira do chassi (para uso de reboques).

Modelo conta com sistema ADAS bastante completo e 10 anos de garantia

Com 5,42 metros de comprimento, 2,11 metros de largura, 1,88 metro de altura e entre-eixos de 3,23 metros, a Poer P30 oferece espaço interno amplo.

A caçamba permite transporte de cargas pesadas, enquanto o tanque de diesel (78 litros) e o reservatório de ARLA 32 (15 litros) garantem autonomia estendida.

O sistema multimídia Full HD permite espelhamento Android e CarPlay sem fio, além do controle remoto via aplicativo MY GWM, que integra funções como travamento, localização do veículo, programação do ar-condicionado e monitoramento do status do motor, tudo pelo celular.

O sistema de som com seis alto-falantes e amplificador dedicado oferece áudio premium, enquanto a visão panorâmica 360° facilita manobras e aumenta a segurança em áreas urbanas e off-road.
Visualmente a maior diferença entre as duas versões está na moldura da grade, que é cinza na Trail e cromada na Exclusive.

Nos pneus, a Trail traz modelos AT Cooper 265/60 R18 contra os HT Continental 265/55 R19 da Exclusive.  
Nos equipamentos, a versão topo de linha traz seis airbags (a Trail vem com quatro airbags, sem os de cortina), ajuste elétrico dos bancos e um maior nível de itens de segurança e tecnologia.

Dentre os itens do sistema ADAS (Advanced Driver-Assistance System ou Sistema Avançado de Assistência ao Motorista), destaque para: sistema de detecção de ponto cego; assistente de farol alto; sistema de centralização de faixa; alerta e frenagem de trânsito cruzado frontal e traseiro; frenagem de emergência em baixa velocidade; controle inteligente de velocidade; aviso de colisão traseira e controle de distância de estacionamento.

Garantia

A GWM Poer P30 chega ao mercado brasileiro com a robustez e confiabilidade avalizada pela maior garantia do segmento de picapes, informou a fabricante chinesa.

Ela apresenta uma garantia de fábrica de 10 anos. Este prazo serve para motor, transmissão, eixos, freios, caixa de direção e ar-condicionado.

Para os demais componentes, como suspensão, volante, acabamentos internos, borrachas, cintos de segurança, quadro de instrumentos e central multimídia têm o prazo de cinco anos.

A picape está disponível nas cores branco Noronha, preto Khalifa e prata Lunar.

Fábrica

O lançamento da Poer P30 acontece logo após a inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis (SP), a primeira unidade produtiva da marca nas Américas e no hemisfério Sul, e a terceira fora da China com base completa de produção (as outras estão localizadas na Rússia e na Tailândia).

Com área total de 1,2 milhão de metros quadrados (m²) e 94 mil m² de área construída, a unidade possui atualmente capacidade para produzir 50 mil veículos por ano, contando com linha de soldagem, pintura robotizada, montagem, sistemas de fornecimento de energia e equipamentos, além de uma cadeia de suprimentos e logística integrada.

Resultado de um investimento de R$ 10 bilhões até 2032, a planta tem capacidade inicial de produção de 100 mil veículos por ano.

Atualmente, a unidade de Iracemápolis emprega 600 trabalhadores e deve gerar até o fim do ano cerca de 1.000 empregos diretos, alcançando no futuro mais de 2.000 vagas, com o início do processo de exportação de veículos para outros países da América Latina.

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