Veículos

HB20S Platinum Plus traz recursos raros

Oferecido por R$ 126,59 mil, sedan compacto da Hyundai na versão de topo da linha está entre os mais equipados da categoria
HB20S Platinum Plus traz recursos raros
Até o fechamento de junho deste ano, o HB20 é o quarto automóvel mais emplacado em nosso mercado e o HB20S é o terceiro sedan compacto neste levantamento | Crédito: Amintas Vidal

Amintas Vidal*

A linha HB20 da Hyundai sempre foi um sucesso de vendas no Brasil. Lançado em 2012, o hatch HB20 está entre os três automóveis mais emplacados desde 2015. Até 2022, ele foi o líder no fechamento de dois anos e segundo colocado em quatro.

Já o sedan compacto HB20S é oferecido desde 2013 e sempre esteve entre os cinco modelos desta categoria que mais ganharam as garagens dos brasileiros.

Até o fechamento de junho deste ano, o HB20 é o quarto automóvel mais emplacado em nosso mercado e o HB20S é o terceiro sedan compacto neste levantamento, de acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Veículos recebeu o Hyundai HB20S Platinum Plus para avaliação. No site da montadora ele é oferecido por R$ 126,59 mil.

No plano de incentivo do governo federal essa versão não pode participar, pois ultrapassa o teto de R$ 120 mil, mas, promocionalmente, a Hyundai está oferecendo um desconto de fábrica no valor de R$ 6 mil, finalizando o seu preço em R$ 120,59 mil.

Neste valor a pintura é preta sólida. A branca, também sólida, acresce R$ 700 e, todas as outras cores, custam R$ 1,600 mil a mais.

Completa de série, os equipamentos diferenciados desta versão são: sistema de conectividade remota Blue Link; multimídia de 8 polegadas com espelhamento sem cabo; ar-condicionado digital e automático; carregador de celular por indução; chave presencial com abertura do porta-malas por aproximação e partida remota do motor; retrovisores rebatíveis eletricamente; sistema stop/start e bancos revestidos com material sintético que imita o couro, perfurado, na cor cinza claro.

Em termos de segurança, essa versão da linha HB20 é das mais equipadas entre todos os compactos do mercado. Seu grande destaque são os recursos do sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems).
Ele conta com detector de colisão eminente e frenagem autônoma de emergência capaz de identificar carros, ciclistas e pedestres; assistente de centralização e permanência em faixa; alerta de presença em ponto cego; alerta de tráfico cruzado traseiro com frenagem autônoma; alerta de saída segura que detecta carros passando quando as portas são abertas e farol alto adaptativo.

Lateralmente, houve somente a adoção de novas rodas diamantadas de 16 polegadas para as versões com motor turbo | Crédito: Amintas Vidal

Completando a segurança, temos: seis airbags; controles de estabilidade e tração; monitoramento de pressão dos pneus; assistente de partida em rampa; detector de fadiga do motorista; DRL e lanternas em LED; alerta de presença no banco traseiro; sensores crepuscular e de aproximação traseira com câmera de marcha à ré.

Motor e câmbio

Seu motor é o Kappa 1.0 Turbo GDI. Bicombustível, ele tem bloco de três cilindros, injeção direta, duplo comando de válvulas acionado por corrente com variação de abertura, tanto na admissão como no escape. Ele desenvolve 120 cv às 6.000 rpm e tem torque de 17,5 kgfm ás 1.500 rpm, com etanol ou gasolina.

O câmbio é automático convencional com seis (6) marchas e conversor de torque. Ele permite comutação manual das marchas na alavanca de câmbio ou nas aletas atrás do volante.

Lançada em julho de 2022, a linha HB20 2023 foi reestilizada. Ela recebeu mudanças externas mais extensas e internas leves. Agora, a nova grade, hexagonal e mais alta, elevou a frente do modelo.
Também inéditos, para-choque mais retilíneo, faróis retangulares, capô marcado por vincos e para-lamas com linhas mais paralelas ao piso completam as mudanças na dianteira, parte igual no hatch e no sedan.
Lateralmente, houve somente a adoção de novas rodas diamantadas de 16 polegadas para as versões com motor turbo. Atrás, o para-choque também é novo e igualmente retilíneo.

Agora, as novas lanternas são interligadas e formam uma peça contínua de um extremo ao outro sendo, certamente, a mudança mais impactante. Este conjunto tem um volume tridimensional, avança para fora da tampa do porta-malas e, nessa versão, é completamente iluminado por LEDs.

Interior

Internamente, as mudanças foram menos radicais. O quadro de instrumentos totalmente digital presente nas duas versões mais caras é a grande novidade. Cores e texturas dos materiais de revestimento também são novas, assim como as cores dos painéis e outras peças internas.

O HB20S recebeu cores claras, tons de cinzas, para se diferenciar do hatch que adotou tonalidades escuras. Na versão Platinum Plus, além da predominância do cinza em todos os painéis (estes, rígidos) e do cinza claro em todos os revestimentos (partes macias ao toque), existem peças em preto brilhante e detalhes metalizados que formam um conjunto com alta qualidade interna percebida.

O espaço interno na linha HB20 é o mesmo para os dois modelos. Quatro adultos têm boa área para pernas, ombros e cabeças. Atrás, ao centro do banco, só uma criança viaja bem acomodada, pois o modelo não é tão largo para receber cinco adultos com conforto.

Os equipamentos de bordo estão bem posicionados | Crédito: Amintas Vidal

O HB20S tem 4,32 metros de comprimento, 31cm a mais do que o hatch, praticamente, a única medida diferente entre os dois modelos. Este alongamento da carroceria permite um porta-malas de 475 litros, 175 litros a mais do que no HB20. Em ambos, o tanque de combustíveis comporta 50 litros.

A ergonomia na cabine é acertada. Os ajustes de altura e distância do volante, assim como as regulagens de altura do banco e do cinto de segurança, garantem uma postura correta ao motorista.

Os equipamentos de bordo estão bem posicionados, não exigem grandes deslocamentos dos braços para serem alcançados e possuem botões físicos para serem operados, giratórios para os comandos principais e de pressão para os secundários, arquitetura ideal.

O ar-condicionado é eficiente em tempo de resfriamento, manutenção da temperatura e ruído de funcionamento. Basicamente controlado por apenas dois botões giratórios e um de pressão, ele permite o uso cego, o mais seguro. Não ter saídas de ar para o banco traseiro é uma limitação do sistema.

O multimídia tem tela pequena para a atualidade, mas em brilho, definição e sensibilidade ao toque, ela está na média da concorrência. Porém, diferente da maioria, existem muitos botões físicos de atalhos pra acessar páginas do sistema ou controlar o áudio, algo que ajuda muito na usabilidade.

Seu sistema tem muitos recursos úteis para o dia a dia, inclusive, alguns que podem ser operados pelo aplicativo Blue Link. Este permite ligar e desligar o carro remotamente, assim como controlar velocidade e trajeto de um manobrista, por exemplo, tudo pelo celular.

Tecnologias

O quadro de instrumentos é um conjunto formado por uma tela central, marcadores digitais e arcos luminosos no formato do cluster. Na tela, as páginas do computador de bordo apresentam dados múltiplos e com números legíveis, além de outras informações do veículo, como as do ADAS.

Velocidade e rotação do motor são mostradas em números digitais em destaque. No caso da rotação, falta uma casa decimal para uma indicação mais precisa. Os arcos luminosos se ascendem conforme a rotação é elevada ou ficam vermelhos e piscam ao alertar para uma colisão eminente.

Como o carro tem muitos equipamentos embarcados, existem doze controles no volante e diversos outros nas hastes satélites, exigindo algum tempo de adaptação. O ADAS traz os recursos mais importantes, mesmo não sendo completo.

A detecção de colisão eminente com frenagem autônoma emergencial e o alerta de presença em ponto cego formam a dupla mais importante destes equipamentos de auxílio de condução semiautônoma.
Estes dois sistemas usam avisos visuais e sonoros, ambos progressivos em intensidade conforme o aumento do risco.

Ainda existe a detecção de saída de faixa com centralização nas mesmas, recurso que consideramos o terceiro mais importante. No HB20S ele é conservador, atuando antecipadamente nas correções. O modelo não conta com o controle de cruzeiro adaptativo.

Além destes, pudemos testar dois recursos que são raros no segmento. O primeiro é o detector de tráfico cruzado traseiro. Em uma saída em marcha à ré de um estacionamento ele freou bruscamente o carro e evitou uma colisão, pois não vimos que descia um carro que estava oculto pela coluna “C” do sedan.

O segundo utilizamos de forma proposital. Parados em um semáforo, deixamos o carro da frente seguir, quando o sinal abriu, e ficamos parados. O sistema soou um bip avisando aos “distraídos”. Este recurso é ótimo para pessoas que usam o celular no trânsito quando o fluxo para, por exemplo.

Em manobras de estacionamento, o sensor de marcha à ré e a câmera ajudam a amenizar a baixa visibilidade traseira, apesar das guias de orientação não serem dinâmicas e a definição da imagem não ser tão alta.

Por sua vez, a direção elétrica é leve, ajudando nessa operação. Em velocidades intermediárias e altas, a diminuição da assistência elétrica também é correta, progressiva, e deixa o peso da direção confortável e segura o suficiente em uma condução responsável.

Em uma saída em marcha à ré de um estacionamento ele freou bruscamente o carro e evitou uma colisão | Crédito: Amintas Vidal

Baixo peso garante desempenho melhor do que a concorrência

O acerto das suspensões do HB20S Platinum Plus é um pouco mais rígido, garantindo estabilidade para o bom desempenho. Mesmo assim, elas isolam a carroceria das irregularidades do piso o necessário para o modelo não ser desconfortável. Mas, nos trechos mais irregulares, a estrutura do HB20S aparentou sofrer com torções, condição sinalizada por ruídos provenientes dos painéis.

O HB20S não é um sedan avantajado, como o Volkswagen Virtus ou o Chevrolet Onix Plus. Contudo, ele é mais leve, pesando 1.019 kg já abastecido.

Sendo assim, ele tem uma relação peso/potência melhor que seus rivais: são 8,49 kg/cv, número próximo aos 8kg/cv, relação considerada máxima para um carro começar a ter um desempenho mais esportivo.
A Hyundai é conservadora nos números. Ela divulga que essa versão acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge velocidade máxima de 191 km/h. Entretanto, testes publicados na internet mostram que ele cumpre a primeira tarefa um segundo mais cedo, cravando 9,7 segundos.

Além do bom desempenho, o conjunto motor e câmbio trabalha em harmonia e comuta as seis marchas silenciosamente.

Acelerando suavemente ele antecipa as trocas e deixa o carro solto, aproveitando o deslocamento por inércia, condição que contribuiu para o baixo consumo do modelo. O uso das aletas ao segurar o carro em freio-motor também foi crucial na eficiência energética.

Consumo

Em nosso teste padronizado de consumo rodoviário, realizamos duas voltas no percurso de 38,4 km, uma mantendo 90 km/h e outra os 110 km/h, sempre conduzindo economicamente. Na volta mais lenta atingimos 19,4 km/l. Na mais rápida, 16,4 km/l, sempre com gasolina no tanque.

No circuito urbano de 6,3 km realizamos quatro voltas, totalizando 25,2 km. Simulamos 20 paradas em semáforos com tempos entre 5 e 50 segundos. Vencemos 152 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo do acidentado percurso.

Nessas condições, o HB20S finalizou o teste com 10,8 km/l de gasolina. O sistema stop/start funcionou perfeitamente em todas as paradas, contribuindo para este bom resultado.

O Hyundai HB20S Platinum Plus está entre os sedans compactos mais caros do mercado, mas traz equipamentos que a maioria dos seus correntes não conta, até mesmo alguns sedans médios. Para quem não faz questão de tanta tecnologia, a versão Platinum entrega o mesmo desempenho, sofisticação semelhante e custa R$ 9,20 mil a menos do que a Platinum Plus. (AV)

*Colaborador
**Essa e outras matérias no nosso blog: www.dcautoblog.com

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas