Híbrido, BYD Song Pro chega ao Brasil para aumentar a família

A BYD apresentou oficialmente, na última quarta-feira (10), o BYD Song Pro DM-i, seu utilitário esportivo (SUV) híbrido plug-in que promete até 1.100 km de autonomia.
Reforçando a estratégia de trazer para o Brasil carros com o melhor custo-benefício, a estreia do modelo promete ser um divisor de águas na categoria (SUV médio), de acordo com a fabricante chinesa.
Disponível em duas versões (GL e GS) que se diferenciam principalmente pelo tamanho da bateria, o modelo é impulsionado pela tecnologia DM-i Super Híbrida.
Ele é equipado com um motor híbrido plug-in de 1.5 litros, sistema híbrido EHS e bateria Blade.
Com uma eficiência térmica de 43,04%, segundo a BYD, o Song Pro garante uma aceleração rápida, grande economia de combustível, desempenho NVH (Noise, Vibration and Harshness) excelente, uma condução suave e sustentabilidade.
A BYD informou que o Song Pro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos na versão GS.
Além do motor 1.5 a gasolina, o sistema conta com outro elétrico e, quando combinados, entregam 235 cv de potência e 43 kgfm de torque máximo (GS).

Já na versão GL, a potência combinada é de 223 cv, o que leva o Song Pro a sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em 8,3 segundos.
A velocidade máxima, de acordo com a BYD, para ambas as versões é de 185 km/h.
O modelo apresenta um tanque de combustível com capacidade para até 52 litros. O consumo de combustível, pela metodologia NEDC (New European Driving Cycle), é de 22,7 km/l e a bateria Blade de 18,3 kwh tem autonomia, no modo 100% elétrico, de até 110 km.
Com isso, o BYD Song Pro atinge uma autonomia combinada de até 1.100 km com um tanque cheio de gasolina e a bateria carregada.
Já pelo padrão PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o BYD Song Pro tem uma autonomia elétrica declarada de 68 km e autonomia total de 780 km.
A BYD não informou se esses números de autonomia apresentados anteriormente referem-se ao uso urbano ou rodoviário.
Na dianteira, o SUV utiliza sistema McPherson na suspensão enquanto, na traseira, ela é do tipo Multilink. Os freios, dianteiros e traseiros, são a disco.
“Queremos revolucionar o mercado nacional com a tecnologia híbrida plug-in e oferecer para os brasileiros cada vez mais opções para quem busca um carro urbano com soluções inovadoras, alta tecnologia, excelente custo-benefício e, ainda, sustentável. O que antes parecia inatingível agora está ao alcance de muitos, graças à crescente presença e a estratégia sólida e assertiva da BYD”, destacou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
Design
Visual icônico inspirado em dragões da linha Dinastia da BYD, o modelo incorpora uma fusão harmoniosa de tradição e modernidade, informou a fabricante.
Essa filosofia de design é destacada pelas linhas fluídas e pela silhueta robusta do SUV.
Detalhes esportivos e difusores de ar em ambos os lados do para-choque dianteiro, conferem ao veículo uma aparência mais arrojada e agressiva.

O SUV possui uma aparência mais larga (1,71 metro de altura; 4,74 metros de comprimento; 1,86 metro largura e 2,71 metros de entre-eixos), conferindo uma presença visual imponente.
Ele conta com banco traseiro bipartido que pode ser totalmente rebatido, ficando nivelado com seu porta-malas de 520 litros, atendendo a diversas necessidades e cenários.
Com os bancos totalmente rebatidos, a capacidade do porta-malas passa para 1.339 litros.
Seu interior elegante traz acabamento premium e apresenta uma nova paleta de cores e um design bicolor de baixo contraste, aumentando a sensação de profundidade e, ao mesmo tempo, unificando todo o interior.
Destaque, também, para a tela giratória de 12,8 polegadas com borda estreita que exibe avisos de navegação em um formato limpo e de fácil leitura.
SUV médio fica devendo em relação aos sistemas de condução semiautônoma
Quando o assunto é segurança, a BYD ‘economizou’ e não oferece, em nenhuma das duas versões do SUV, o sistema ADAS (Advanced Driver-Assistance System ou Sistema Avançado de Assistência ao Motorista) para condução semiautônoma.
Isto quer dizer que o Song Pro não é equipado com alerta de mudança de faixa, sensores de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência, sistema de detecção de pedestres, entre outros.
O modelo conta com o que, hoje em dia, pode ser considerado como básico, ou seja: Sistema de Direção Assistida Elétrica (C-EPS), freios ABS, Controle de Tração, Sistema de Distribuição da Força de Frenagem, Assistência de Partida em Rampas (HHC), Função de Frenagem Confortável, Controle de Cruzeiro (CC), Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB), função Autohold (AVH), Sistema Direto de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) e Controle Eletrônico de Estabilidade (VDC).
Atrás, o Song Pro oferece assento integrado, com o encosto podendo ser ajustado entre 98° e 118°, o que proporciona maior conforto.
Além disso, os cintos de segurança dianteiros possuem pré-tensionamento e alerta sonoro, e o SUV possui 6 airbags: dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais (bancos dianteiros) e dois de cortina (dianteiro e traseiro).
Pensando em comodidade, o veículo tem compatibilidade para acesso com NCF (Near Field Communication) onde é possível destravar o carro com um cartão ou até mesmo através de um aplicativo no smartphone.
Outra comodidade é o banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições (no caso da versão GS).
Tecnologias
Quando se trata de inteligência, o BYD Song Pro oferece um conjunto de recursos premium de série.
Esses incluem uma câmera panorâmica 3D de 360º, uma tela giratória sensível ao toque, carregamento sem fio para smartphones, conexão com internet, GPS integrado, controle automático de climatização de duas zonas, um painel de instrumentos LCD Full-View de 8,8 polegadas e o sistema de cockpit inteligente da BYD, com comandos de voz intuitivos e atualizações de sistema Over-The-Air, que permite atualizações remotas do sistema do veículo assim como acontece com smartphones, por exemplo.

O BYD Song Pro é equipado com carregador portátil, como item de série, além do sistema e adaptador VtoL (Vehicle to Load) que transforma a bateria em uma fonte de energia.
Com o uso do adaptador, o proprietário tem a disposição uma tomada que pode ser usada como fonte de energia para ligar equipamentos externos como cafeteiras, notebooks e diversos outros produtos.
Cores e preços
O mercado brasileiro terá o BYD Song Pro disponível nas cores branco, cinza e azul. O interior é sempre nas cores bege claro e marrom.
A garantia do veículo é de seis (6) anos, sem limite de quilometragem. A bateria Blade contará com garantia de oito (8) anos, sem limite de quilometragem.
A BYD está lançando os dois modelos com preço especial de para as primeiras 3.000 unidades no valor de R$ 189,80 mil na versão GL e de R$ 199,80 mil na versão GS.
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