Veículos

Honda lança CB 650R E-Clutch, 2026, com design atualizado

Inovação técnica oferece opção pela operação automática da embreagem
Honda lança CB 650R E-Clutch, 2026, com design atualizado
Foto: Divulgação Honda

A Honda CB 650R foi apresentada, no final de 2021, oferecendo desempenho empolgante através de seu motor de quatro cilindros em linha que, aliado à leveza do conjunto, a fez ser reconhecida como uma motocicleta homogênea e equilibrada, com potência e agilidade em doses exatas.

A evolução da Honda CB 650R, em sua linha 2026, preserva integralmente suas qualidades, mas traz uma renovação estética que moderniza o conceito Neo Sports Café sem descaracterizá-lo.

Também traz uma inovação radical sob o ponto de vista tecnológico: trata-se da primeira Honda a ser oferecida com a tecnologia E-Clutch, sistema projetado para tornar a pilotagem da motocicleta, tanto por iniciantes quanto pelos mais experientes ao guidão, uma experiência mais prazerosa e emocionante.

Honda CB 650R E-Clutch
Foto: Divulgação Honda

O conceito Neo Sport Café da Honda deriva do modelo CB4 Concept apresentado no Salão de Milão (Itália), de 2015, que em síntese reinterpretava as mágicas café racers dos anos 1950-1960, trazendo para motocicletas modernas um design clássico, mas com toque atual.

Novidades

O minimalismo retrô da CB 650R ganhou visual repaginado nesta versão 2026. Um novo farol, defletores, assento para piloto/garupa, rabeta e lanterna traseira redesenhados deram maior dinamismo ao design, enquanto o tanque de combustível forma um conjunto potente com o belo motor de quatro cilindros em linha.

O painel TFT colorido de 5 polegadas é inédito, e foi desenvolvido para facilitar a leitura em locais com maior intensidade de iluminação.

Novo também é o punho dos comandos com seletor multifunção retroiluminado à esquerda do guidão, que permite ao piloto operar diferentes parâmetros do quadro de instrumentos sem tirar a mão do guidão.

A parte ciclística mantém as mesmas características, proporcionando um bom conjunto, tanto para uso urbano como para pilotagem esportiva em estradas sinuosas.

O chassi de aço tipo Diamond oferece grande rigidez, enquanto o garfo dianteiro Showa SFF-BP USD de 41 mm e o amortecedor traseiro Showa entregam elevada maneabilidade e estabilidade.

Pinças de freio dianteiro de quatro pistões com montagem radial atuam em discos flutuantes de 310 mm e rodas de alumínio fundido com pneus dianteiros e traseiros 120/70-ZR17 e 180/55-ZR17.

Visual

A evolução do estilo Neo Sports Café da CB 650R 2026 tem como destaque o compacto e característico formato trapezoidal, dominado pelo tanque e motor associados à uma nova traseira, mais elevada, e o grupo ótico dianteiro com novo farol.

Toda a iluminação é por LED, e uma nova lanterna traseira se encaixa perfeitamente na nova rabeta.
A vista frontal está mais impactante graças às novas proteções laterais do radiador, resultando em um visual geral mais dinâmico.

Honda CB 650R E-Clutch
Foto: Divulgação Honda

O longo tanque de combustível continua sendo um elemento-chave do design da CB 650R. Suas linhas acentuam a solidez das superfícies metálicas autênticas e coroam a engenharia do motor de quatro cilindros.

O guidão cônico facilita curvas fechadas e em baixa velocidade. O formato dos bancos do garupa e do piloto foi revisado para combinar com a nova traseira. A altura do banco permanece em 810 mm.

Motor

O motor DOHC de 4 cilindros em linha, arrefecido a líquido, com cilindrada de 649 cm³, alcança um alto nível de manobrabilidade nas faixas de baixa e média rotação (RPM), além de proporcionar uma pilotagem esportiva em altas rotações.

Ele oferece 86,7 cv de potência máxima a 12.000 rpm com 5,8 kgf.m a 9.500 rpm, números adequados para uma naked, além de cumprir com as normas e regulamentações ambientais do PROMOT 5.
Reconhecido pela potência em altas rotações e com entregas progressividade nas baixas e médias rotações, a sonoridade do motor através do clássico sistema de escape “quatro-em-um” é um atrativo a mais.

O sistema de acionamento direto do comando de válvulas resulta em um cabeçote compacto; o diâmetro é de 67 mm x 46 mm, com taxa de compressão de 11,6:1.

Velas de ignição de irídio são utilizadas e dutos de ar duplos, em ambos os lados do tanque de combustível, alimentam a caixa do filtro de ar e produzem um ronco de admissão imponente.
A corrente de comando de tipo silencioso reduz as perdas por atrito, utilizando um revestimento de vanádio em seus pinos.

O motor se notabiliza por uma arquitetura compacta, com câmbio de seis marchas deslocado para a parte superior e os cilindros inclinados 30° à frente.

Uma embreagem assistida/deslizante facilita as trocas de marcha, enquanto gerencia o travamento da roda traseira em frenagens bruscas e reduções rápidas de marcha.

O Honda Selectable Torque Control (HSTC) gerencia a tração da roda traseira, e pode ser desativado se o piloto desejar.

A CB 650R E-Clutch herda do modelo anterior o chassi tipo Diamond Dupla Trave, que aproveita as características de flexibilidade do aço.

Junto com a renovação visual, o equilíbrio de rigidez e o perfil da extremidade traseira da estrutura do assento foram otimizados, resultando na redução de 424g no peso da estrutura.

Essa redução contribui para uma dinâmica superior na pilotagem, já que o peso foi diminuído em uma área distante do centro de gravidade da motocicleta.

Caracterizado pela simplicidade, E-Clutch traz prazer, praticidade e flexibilidade

O inédito e exclusivo sistema Honda E-Clutch elimina a necessidade de o piloto usar a alavanca da embreagem para passar ou reduzir de marcha, o que garante maior conforto na pilotagem. Ele realiza a gestão eletrônica da embreagem por meio de atuadores e sensores.

Pode ser considerado um meio termo entre as tecnologias Quickshifter e DCT (Dual Clutch Transmission), das quais aproveitou o desenvolvimento de abordagens técnicas comprovadamente eficazes, abrindo uma nova possibilidade para motociclistas de todos os tipos e níveis de experiência.

O hardware da embreagem e da transmissão, em si, não diferem do de uma motocicleta convencional, com o sistema E-Clutch ultracompacto pesando apenas 2 quilos.

O motociclista deve simplesmente acionar o pedal de câmbio para trocas de marcha ultrarrápidas e consistentes, o que resulta em maior prazer na pilotagem esportiva.

Honda CB 650R E-Clutch
Foto: Divulgação Honda

O uso da alavanca da embreagem não é necessário ao arrancar ou parar. O sistema E-Clutch ativa-se assim que o motor é ligado e é capaz de gerenciar diversos cenários de utilização de modo suave, eliminando a possibilidade de o motor parar durante a operação, proporcionando maior conveniência e tranquilidade para a pilotagem urbana, especialmente as que preveem partidas e paradas frequentes.
Além do prazer e da praticidade, o E-Clutch oferece flexibilidade. Se o condutor desejar, ele pode operar a alavanca da embreagem normalmente a qualquer momento.

Quando a alavanca da embreagem é acionada, o sistema de embreagem eletrônica Honda só será reativado após menos de um segundo acima de uma determinada rotação do motor; e em até cinco segundos em rotações mais baixas.

Caso o condutor deseje desligar o sistema durante um trajeto específico, isso também é possível através do interruptor no punho esquerdo. A mudança para operação manual é indicada pela letra “M” no painel de instrumentos.

Intensidade

O sistema Honda E-Clutch também permite que o condutor determine a “sensação de operação” para definir a intensidade da força necessária no pedal de câmbio para realizar uma troca de marcha.
Três configurações estão disponíveis: Hard, Medium e Soft. O E-Clutch também avisará o condutor para reduzir a marcha por meio de um símbolo no painel de instrumentos se detectar que a motocicleta está em uma marcha alta demais para uma determinada velocidade.

O E-Clutch gerencia o engate e desengate da embreagem com base na leitura de parâmetros como velocidade, ângulo de abertura do acelerador, rotação do motor, pressão no pedal de câmbio, ângulo da engrenagem de redução do motor da embreagem, rotação do eixo intermediário do motor e posição da marcha.

O sistema é operado por meio de um atuador com dois motores elétricos localizados dentro da tampa lateral do motor direita.

Conforme a embreagem é acionada ou desacionada, o ponto de ignição do motor e a injeção de combustível também são controlados, resultando em trocas de marcha suaves e sem trancos em qualquer situação.

Garantia, Cores e Preço

A Honda CB 650R E-Clutch estará disponível na rede de concessionários Honda a partir da 2ª quinzena de agosto.

A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance com serviço gratuito por todo o período da garantia do produto.

A cobertura abrange Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou seis meses, após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou seis meses.

A Honda CB 650R E-Clutch 2026 estará disponível nas seguintes opções de cores: cinza fosco, azul perolizado e vermelho perolizado.

O preço público sugerido, base São Paulo (SP), que não inclui despesas com frete e seguro, é de R$ 58,27 mil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas