Inverno pode afetar consumo de combustíveis; veja como economizar

Com a aproximação do inverno, que começará na próxima sexta-feira, 21 de junho, vários estados do Brasil, incluindo Minas Gerais, já começaram a registrar temperaturas mais baixas. A queda nos termômetros impacta significativamente no consumo dos brasileiros, incluindo os gastos com combustíveis, que podem aumentar durante a estação.
Um dos fatores que contribuem para isso, segundo o diretor de marketing e novos negócios da distribuidora de combustíveis On Petro, José Debiasi, é a redução na pressão de ar dos pneus, que consequentemente aumenta a demanda por energia para o veículo se mover.
“Um carro, por exemplo, que utiliza gasolina, vai precisar de mais energia do combustível para vencer a resistência devido à pressão nos pneus. Com isso, o consumo de combustíveis fica maior”, pontua.
Outro ponto destacado por Debiasi é o fato de o ar ficar mais denso com o frio, o que dificulta a queima de combustíveis. “Quanto mais denso o ar, maior a quantidade de combustível a ser misturada a ele para o motor girar”, complementa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para aqueles que utilizam carro a etanol, o inverno pode ser ainda mais prejudicial. Segundo Debiasi, embora seja mais em conta, a substância necessita de uma temperatura mais elevada (cerca de 25°) para realizar a combustão.
Como economizar nos gastos de combustíveis?
Para especialistas da On Petro, os combustíveis durante o inverno podem ser economizados na própria garagem, em local coberto e fechado. Eles destacam que veículos expostos ao frio, principalmente durante as manhãs, com neblina, podem precisar de volumes maiores de combustíveis.
Confira outras dicas listadas pelos especialistas:
- Cubra o veículo com alguma capa;
- Dê preferência aos estacionamentos cobertos durante a noite;
- Mantenha a calibragem dos pneus em dia;
- Mantenha em dia a manutenção do veículo, em especial, trocas de óleo, filtros de ar ou velas.
Cuidados com os veículos durante o inverno
- Mantenha o tanque da partida a frio cheio;
- Verifique o estado da bateria, já que o tempo frio exigirá mais desse componente;
- Espere alguns segundos para que o motor aqueça antes de ligar o ar-condicionado;
- Caso acumule gelo nos para-brisas, use água morna para retirar o excesso;
- Acione o ar-condicionado pelo menos duas vezes na semana por dez minutos para evitar acúmulos de poeira e fluidos no dispositivo.
Ouça a rádio de Minas