Jeep apresenta novo SUV Commander

Referência quando o assunto é utilitários esportivos (SUV), a Jeep agora pretende transformar o mercado brasileiro novamente. Dessa vez, com o Jeep Commander, o maior e mais sofisticado Jeep já produzido no Brasil, apresentado ontem.
Fabricado no Polo Automotivo de Goiana (PE), ele chega para trazer um novo patamar premium para a marca no País e deixar a gama da Jeep mais completa. Projetado para proporcionar o máximo de conforto, o modelo é o primeiro Jeep desenvolvido no Brasil, mas trará conceito global e será exportado para outros países latino-americanos.
O equilíbrio das linhas traz a elegância e dinamismo para um típico Jeep. O modelo possui as tradicionais sete fendas na grade do radiador que, juntamente com os faróis unificados, apresentam uma assinatura única, reforçando a largura do Commander.
A silhueta traseira e a barra horizontal também combinam com a sofisticação da assinatura das lanternas. Além disso, o DNA Jeep pode ser observado em todos os detalhes, como nos arcos de roda trapezoidais e nos ângulos de rampa e altura de solo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O grupo óptico foi desenvolvido para trazer uma dose extra de exclusividade ao modelo. Os faróis Full LED proporcionam mais segurança e possuem seta dinâmica que funciona como um elemento adicional de elegância ao conjunto óptico.
Já as lanternas do Commander, também em LED, contam com desenho inédito e trazem acabamento em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com luz de posição e freio. Os faróis de neblina e DRL também são em LED.
Acabamento – O interior foi projetado para entregar um refinamento de alto nível, o que pode ser visto nos bancos, feitos em couro com detalhes em suede. Além de ser um requinte visual, a mistura de materiais também traz sensação de maciez e conforto.
Os assentos possuem costura aparente, com tom acobreado, bordado no encosto e nos assentos dos bancos. Alinhado aos bancos, também há revestimento em suede e couro no painel com costura em burnished cooper nos acabamentos em marrom e preto e em light diesel grey no acabamento em cinza, reforçando o requinte.
A sofisticação é observada até mesmo nos badges externos do modelo como o nome do carro e logo Jeep. Eles trazem duplo acabamento em cromo acetinado e cobre.
Por fora, o modelo oferece seis opções de cores tradicionais (branco Polar, cinza Granite, prata Billet, azul Jazz, Deep Brown e preto Carbon), além de uma cor nova e totalmente exclusiva do modelo: Slash Gold, um tom dourado sutil.
Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo. Por dentro, há três cores como opções para o acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).
Espaço interno – São três fileiras de assentos, sete lugares e um dos maiores porta-malas da categoria com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os sete assentos levantados. Além disso, o modelo também conta com surpreendente espaço de porta-objetos: 31 litros de volume.
O Commander permite o rebatimento dos assentos de oito formas diferentes, levando a uma ampliação do vão de carga fácil e intuitiva. Além disso, não é somente a primeira fileira que traz o máximo de conforto e praticidade.
A segunda fila tem um deslocamento longitudinal de até 14 cm, permitindo escolher entre um maior espaço de pernas também para os passageiros da fila do meio ou optar por aumentar o porta-malas.
Vale dizer ainda que a segunda e terceira fileiras de assentos são reclináveis, garantindo uma posição mais confortável personalizada entre cada ocupante. Para completar, o Jeep Commander tem boa acessibilidade a todo esse espaço, com ângulo de abertura de portas de 80°.
O Jeep Commander em números: 4,77 metros de comprimento; 1,86 metro de largura, 1,68 metro de altura e 2,79 metros de entre-eixos.
Tecnologias – O Jeep Commander se destaca por trazer muita tecnologia de ponta. Vem com cluster Full Digital personalizável de 10,25 polegadas e central multimídia com tela touch de 10,1 polegadas Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio.
Conta, também, com carregamento de smartphones sem a necessidade de cabo. Basta apoiar o aparelho na parte indicada do console central. O procedimento ocorre por indução (é necessário que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia).
No entanto, caso outros passageiros queiram realizar o carregamento com fio, existem portas USB nas três fileiras de assentos.
O SUV traz acesso ao porta-malas com abertura e fechamentos elétricos na Limited e Overland, sendo que na última ainda há sensor de presença (Hands-Free). Ainda há pára-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado de duas zonas com canal dedicado aos assentos traseiros.
Outros destaques em tecnologia, que oferecem mais conveniência ao cliente, são o banco do motorista com ajuste elétrico em todas as versões, banco dianteiro do passageiro com ajuste elétrico na Overland e o amplo teto solar panorâmico.
O Jeep Commander vem bem equipado de série em todas as versões com tecnologias de direção autônoma muito valorizadas por clientes do segmento premium. Dentre os destaques, estão: controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.
Além de trazer os diversos itens de condução autônoma acima, o modelo oferece sete airbags de série em todas as versões: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para o joelho do motorista.
Para completar a experiência a bordo, o SUV traz o sistema de som da marca premium Harman Kardon com 9 alto-falantes, subwoofer e 450 Watts de potência. Ele conta com a exclusiva tecnologia Fresh Air, que utiliza dutos da cabine como “caixa acústica”.
Isso elimina a necessidade de caixas tradicionais, reduzindo o peso do sistema em 40% e o volume em 70%, além de garantir uma pressão de som mais alta e uma faixa de graves mais profunda.
Como não poderia deixar de ser, o Commander é totalmente conectado. O modelo traz a Adventure Intelligence, plataforma de conectividade exclusiva da Jeep, em todas as versões.
A plataforma entrega conveniência, assistência e entretenimento com mapas inteligentes, chamadas de emergência e wifi hotspot, que conecta até oito aparelhos no wi-fi nativo do Jeep Commander.
Uma grande novidade da plataforma na versão Overland é a função Alexa in vehicle, que leva a assistente pessoal da Amazon para dentro do novo SUV da Jeep. Basta estar conectado e sincronizado com sua conta e é possível utilizar todas as funções da Alexa de dentro do carro.
Além de todos os comandos já conhecidos, como fechar os vidros, ligar os faróis ou o motor, o Jeep Commander tem acesso a todos os comandos da assistente, inclusive externos ao veículo.
Por exemplo, é possível pedir ao Commander para abrir o portão da garagem, ver a condição do tempo, procurar um restaurante ou uma farmácia, ou até mesmo acrescentar um item a uma lista de compras.
O Commander é equipado com o Jeep Off-Road Pages com informações como grau de inclinação vertical e lateral, sistema de tração selecionado e status do bloqueio de diferencial.
Modelo oferece duas opções de motorização e duas de câmbio
O Jeep Commander vem equipado com um motor 1.3 turbo, o T270. Ele já vem preparado para atender aos requisitos do Proconve L7, previsto para janeiro de 2022.
Seu design é focado na eficiência e apresenta baixo consumo de combustível. O T270 tem 180/185 cv e 270 Nm e é o motor flex de maior potência do País entre os motores turbo flex.
As versões turbo flex possuem sistema de tração 4×2 e câmbio automático de 6 velocidades. Trazem, ainda, o modo de condução Sport, que habilita uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas.
O Jeep Commander possui também o Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele está disponível para todas as versões 4×2.
O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF. Assim, mesmo com tração dianteira, o modelo ainda pode se aventurar nas trilhas.
O utilitário esportivo também oferece como opção o motor turbo Diesel TD380, de quatro cilindros, que recebeu um mapa de calibração específico, novo volante motor, novo conversor de torque, nova turbina e teve a curva de pedal aprimorada, permitindo um aumento de torque de 350 Nm para 380 Nm.
Com 2.0 litros e quatro cilindros, o propulsor possui 170 cv de potência.O TD380 também ainda antecipa o atendimento às normas do Proconve L7. O propulsor traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, reduzindo a emissão de gases poluentes.
Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32. No motor TD380 a autonomia é de cerca de 10 mil km. Assim, o motorista não precisará parar para abastecer com o aditivo com muita frequência.
Todas as versões turbo Diesel do Commander possuem sistema de tração 4×4 com reduzida, câmbio automático de 9 velocidades, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.
Além disso, elas possuem altura mínima de solo de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°.
Ouça a rádio de Minas