Jeep Compass fica mais ágil e econômico
Líder do seu segmento com cerca de 70% do mercado, o Jeep Compass chega à linha 2022 com várias mudanças, oferecendo novos interior e motorização.
No ano em que a Jeep completa oito décadas desde que nasceu nos Estados Unidos, para continuar no topo, a marca aposta em inovações no modelo que foi apresentado pela primeira vez ao público no Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, em 2007 e que é o único até hoje que conta com motor diesel em seu segmento.
O modelo já teve mais de 240 mil unidades comercializadas no Brasil desde que começou a ser vendido por aqui, em 2016, com fabricação no Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE).
Motor T270 Turbo Flex – Com o maior torque e maior potência entre os propulsores flex produzidos no Brasil, segundo a Jeep, além de baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissões de poluentes, o T270 estreia na gama Jeep no novo Compass sempre integrado ao câmbio automático de seis velocidades.
Com potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm, o propulsor 1.3 turbo faz com que o Compass saia da imobilidade e chegue aos 100 km/h em 8,8 segundos. Ele conta com taxa de compressão de 10,5:1, bloco de alumínio e injeção direta de combustível.
O T270 traz a terceira geração do MultiAir, que tem o controle das válvulas ainda mais flexível e com mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando mais se deseja desempenho do veículo.
O motor é ainda mais confiável porque conta com corrente de distribuição silenciosa e for life, que não exige nenhum tipo de manutenção.
Motor TD350 Turbo Diesel – Com 170 cv de potência e 350 Nm de torque, a nova versão do motor TD350 Turbo Diesel vem com uma grande antecipação do atendimento às normas do Proconve L7, previsto apenas para janeiro de 2022, reduzindo em 85% as emissões de óxido de Nitrogênio na natureza.
Ele já traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, que reduz a emissão de gases poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32. No motor TD350 a autonomia é de aproximadamente 10 mil km, então o motorista não precisará parar para abastecer com o aditivo a toda hora, informou a Jeep.
Ainda de acordo com a fabricante, o motor TD350 manteve seu baixo consumo de combustível (10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada) e ótima autonomia (mais de 800 km com tanque de 60 litros).
Todas as versões Turbo Diesel do novo Compass possuem sistema de tração 4×4 Jeep Active Drive Low e câmbio automático de nove velocidades com paddle shift que permite a troca de marchas pela borboleta no volante.
Ainda trazem seletor de terrenos, que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos da forma mais adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.
Novidades
Uma das novidades entre as funções que virão de série na nova geração do Jeep Compass, o Traction Control + é um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas.
Ele está disponível para todas as versões Turbo Flex. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF.
Outra novidade, de série em todas às versões Turbo Flex, é o modo Sport. Ao ativar a tecla, o usuário seleciona uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas.
As versões flex também ganharam um novo para-choque dianteiro e, com isso, um ângulo de entrada maior, passando dos atuais 16,2° para até 21,5° no novo Compass, o que representa um aumento de 33%.
Externamente, o Compass traz novidades no para-choque dianteiro (como mencionado acima), novas rodas para todas as versões, nas lanternas traseiras, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia.
Os novos faróis trazem performance superior aos atuais bi-halógenos ou xênon, garantindo maior segurança ao dirigir à noite e maior vida útil (acima de 100.000 horas), reduzindo a necessidade de manutenção.
O SUV também ganhou novos quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25 polegadas, volante, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1 polegadas, console central, painel de instrumentos e mais espaço para porta-objetos.
Tecnologias
O Compass 2022 traz a nova central multimídia com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Com tela de 10,1 polegadas Full HD presente em praticamente em todas as versões (exceto na Sport), ainda apresenta navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio.
Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect, que na versão Plus traz todos os features já apresentados no Renegade e ainda outras funcionalidades exclusivas: Localizador de estacionamento e de posto de combustível; Send & Go; Last Mile Navigation e Remote Start.
Modelo agregou novas funções de direção autônoma
Dentre os recursos disponíveis de direção autônoma, destaque para o controle de velocidade adaptativo (ACC), o alerta de colisão com frenagem automática (FCW), o alerta de mudança de faixa (LDW), o Park Assist e o farol alto automático (AHB).
Na nova geração do SUV médio da Jeep três novas funções foram incluídas de fábrica na Série S e como opcional nas versões Limited e Trailhawk: frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas; detector de fadiga do motorista e reconhecimento de placas.
Além das tradicionais bolsas de ar frontais para motorista e passageiros, o Compass traz também como item de série para todas as versões os airbags laterais e de cortina, o que proporciona mais segurança para seus ocupantes.
No total, são seis airbags de série nas versões Sport, Longitude e 80 Anos e sete na Limited, Trailhawk e Série S (o adicional é para os joelhos do motorista).
O SUV também conta com um novo quadro de instrumentos com 10,25 polegadas para as versões Limited, Trailhawk e Série S (existem ainda a de 3,5 polegadas na versão Sport e 7 polegadas na Longitude e 80 Anos).
Totalmente digital, ele traz maior tela de display de LCD; nova tecla HOME no comando volante, que facilita a navegação do usuário; capacidade de renderização de imagem 3D do veículo; possibilidade de alteração de tema em modo digital ou analógico e personalização de menus favoritos com até cinco opções diferentes.
Agora não é mais necessário um cabo para efetuar o carregamento do smartphone. Basta colocá-lo apoiado na parte indicada do console central e o procedimento é feito por indução, então é necessário que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia. A função vem de série nas versões Limited, Trailhawk, Série S e Série Especial 80 Anos.
O Compass traz uma função que é muito útil para quem está com as mãos carregadas para encher o porta-malas. Basta que o motorista movimente o pé por baixo do para-choque traseiro, o sensor detecta sua presença e aciona o sistema.
Então, a luz de freio vai piscar e, aproximadamente um segundo depois, o porta-malas abrirá automaticamente. Para fechar, é só realizar o mesmo movimento. Caso encontre algum obstáculo durante a abertura/fechamento, o porta-malas vai automaticamente atuar no sentido inverso.
Para que funcione, o motorista deverá estar com chave a uma distância máxima de 1,5 m do porta-malas e o veículo deve estar com a transmissão em P (Parking). O sistema vem habilitado de fábrica e pode ser desativado pelo motorista, caso ele deseje.
O Auto Hold tem como objetivo trazer mais conforto em engarrafamentos e paradas longas, permitindo que o motorista retire o pé do pedal de freio nas condições de veículo parado, mesmo que não esteja na posição P (Parking).
Para recolocar o carro em movimento, basta que o condutor acelere novamente o veículo. Para acioná-lo é só pressionar o botão no console. Além disso, o sistema memoriza a escolha do motorista, não sendo necessário pressionar o botão toda a vez que ligar o veículo. A função está disponível de série para todas as versões do novo Compass.
A entrada USB tipo C possui as funcionalidades de troca de dados com o celular e de carregamento, além de permitir que outros dispositivos como pendrives possam ser utilizados para trocar dados com a multimídia.
De série em todas as versões, a nova entrada USB tipo C consegue fornecer até 15 watts de potência para o carregamento de celulares, agilizando o processo.
Ouça a rádio de Minas


