Veículos

Jeep lança linha 2025 do SUV médio Compass

Ineditismo fica por conta da adoção do novo motor 2.0 turbo de 272 cv e um câmbio automático de 9 velocidades
Jeep lança linha 2025 do SUV médio Compass
Crédito: Divulgação / Stellantis / Jeep / Pedro Brito

A Jeep apresentou, nessa semana, a linha 2025 do seu SUV médio, o Compass. O modelo, líder de vendas do segmento, chega com mais itens de série em todas as versões, além de performance, segurança e até versões inéditas.

Agora, o Compass agrega à gama novas versões equipadas com o novo motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv. A nova motorização chega acompanhada de um câmbio automático de nove (9) velocidades e da tração 4×4 Jeep Active Drive Low.

Esse sistema dispõe de seletor de terrenos, de eixo traseiro totalmente desconectável e do Power Transfer Unit (PTU) – para máxima eficiência de combustível e engates instantâneos quando a performance 4×4 é necessária.

Além disso, de acordo com a Jeep, foram realizados ajustes de suspensão especialmente para essa motorização.

A linha 2025 do Compass conta com diversos recursos, como: sistema de áudio premium Beats, plataforma de serviços conectados Adventure Intelligence Plus com Alexa in-vehicle, porta-malas automático com sensor de presença e bancos elétricos para motorista e passageiro, entre outros.
No que diz respeito ao design, a nova linha não apresenta muitas novidades. Porém, ganha toques de frescor com a adoção de nova grade dianteira, novas rodas com desenhos exclusivos com opções de 18 e 19 polegadas e maior disponibilidade do chamado painted lowers, a pintura das partes plásticas da carroceria que já fazia sucesso no Série S.

Novo motor

O Jeep Compass 2025 passa a atender também, segundo a fabricante, como “mais rápido da categoria” entre os produzidos no Brasil.

Esse status se deve à adoção do novo motor Hurricane 2.0 turbo. São 272 cv de potência e 400 Nm (40,1 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, que permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos e atingir a velocidade máxima é 228 km/h, de acordo com a Jeep.

O motor Hurricane é todo feito de alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas, além de turbo compressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento.

Jeep Renegade motor
Crédito: Divulgação / Stellantis / Jeep / Pedro Brito

Para lidar com toda a força desse motor, uma transmissão automática de nove (9) marchas, com possibilidade de trocas manuais pelo volante ou alavanca.

Atrelado ao motor Hurricane está, também, o sistema de tração 4×4 Jeep Active Drive Low, que apresenta o eixo traseiro e a unidade de transferência de força (PTU) totalmente desconectáveis.

Isso permite um alívio na transmissão quando a tração nas quatro rodas não é necessária, gerando economia de combustível. Quando a tração 4×4 se faz necessária, ela é acionada instantaneamente.

O sistema de tração conta, ainda, com um seletor de terrenos pelo qual o condutor tem à disposição os modos: Auto/Standard – detecta automaticamente a necessidade de acionamento da tração 4×4; Snow – para utilização em terrenos de baixa aderência, como grama molhada e Sand/Mud – apresenta calibração do acelerador otimizada para a performance em areia e lama.

O sistema de suspensão é independente nas quatro rodas. Essa suspensão faz com que as rodas operem de forma independente, proporcionando maior estabilidade.

Sua principal vantagem é o fato de permitir grande controle das forças que atuam nas rodas no sentido longitudinal (acelerações e freadas), vertical (desnivelamentos do piso) e na rolagem da carroceria (curvas).

O resultado não pode ser visto, e sim sentido, especialmente pelos passageiros acomodados no banco de trás, que experimentam um rodar extremamente confortável.

ADAS nível 2

Na linha 2025, o SUV médio passa a dispor do ADA (Assistente ativo de direção), que combina o uso do Lane Centering e do ACC.

Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade predefinida.

Jeep Renegade
Crédito: Divulgação / Stellantis / Jeep / Pedro Brito

Isso garante ao modelo subir para o nível 2 de autonomia (neste grupo, estão os carros dotados de sistemas avançados de assistência à direção – ADAS, que podem assumir a direção, aceleração e frenagem em cenários específicos).

Além dessa novidade, desenvolvida localmente pelas equipes de engenharia, todos os demais recursos ADAS que já eram oferecidos aos clientes foram recalibrados, considerando sempre as condições de rodagem nas ruas e estradas brasileiras.

Vale ressaltar que o sistema está disponível como item de série desde a versão Longitude Flex, ou seja, em quase todas as versões disponíveis. E na versão Sport, também está disponível como opcional.
Esses são os recursos disponíveis pelo sistema:

ADA (assistente ativo de direção – ADAS L2): combinação do uso do Lane Centering e do ACC. Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida;
Lane Centering (centralizador de faixa): avançado recurso que mantém o carro centralizado entre as faixas em uma estrada, monitorando outros veículos em faixas adjacentes através dos sensores do veículo;
ACC (piloto automático adaptativo com Stop&Go): mantém a velocidade e a distância escolhidas em relação ao veículo da frente;
AHB (comutação automática dos faróis): por meio de uma câmera frontal, identifica quando outros veículos se aproximam em sua direção e regula a intensidade do farol de forma automática;
DDT (detector de fadiga do motorista): tecnologia que analisa o comportamento do condutor em viagens longas. Se detectar sinais de fadiga ou queda de atenção, ativa alertas e uma mensagem no painel, sugerindo que o motorista faça uma pausa;
LDW (aviso de mudança de faixas): uma câmera no pára-brisa ajuda a monitorar marcações na pista e, em caso de um desvio, o sistema emite alertas no painel e começa a corrigir a direção gradualmente, a fim de manter o veículo na faixa;
FCW + PEB (aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas): sistema que identifica obstáculos na via para evitar acidentes e fornece alertas no painel e no volante. Caso o condutor não apresente reação, ele aciona os freios automaticamente;
TSR (reconhecimento de placas de trânsito): sistema capaz de reconhecer placas de trânsito, como as de velocidade permitida, e emite alerta visual e sonoro caso o condutor esteja dirigindo acima do limite;
BSM (monitoramento de pontos cegos): presença de sensores que ajudam a monitorar pontos cegos, emitindo avisos sonoros e alerta visual no retrovisor sempre que há movimento ou obstáculo lateral;
RCM (detecção de tráfego cruzado traseiro): sistema de ajuda ao motorista nas manobras em marcha a ré em caso de visibilidade reduzida;
Park Assist: presença de câmeras e sensores externos que ajudam a executar a manobra corretamente por meio da exposição das imagens na tela da central multimídia. O sistema realiza a manobra, com o motorista apenas acelerando e freando o veículo.

Jeep Renegade
Crédito: Divulgação / Stellantis / Jeep / Pedro Brito

A lista de sistemas de segurança é ainda mais vasta, incluindo até 7 airbags, sistema de detecção da pressão dos pneus, TC (Controle de Tração), PBA (Panic Brake Assist), HSA (Assistente de partida em aclives), DST (Dynamic Steering Torque), ERM (Sistema Eletrônico Anticapotamento, TSC (Trailer Sway Control), ABS (Anti- lock Braking System) e ESC (Controle eletrônico de estabilidade).

Nova versão Blackhawk estreia a linha esportiva da marca no Brasil

Inédita e grande estrela da linha 2025 do Jeep Compass, a versão Blackhawk é muito mais do que uma configuração adicional, informou a fabricante: ela representa a estreia da linha esportiva da Jeep no Brasil.
Posicionada no topo da gama, a versão Blackhawk recebe o novo motor Hurricane 2.0 turbo e traz elementos exclusivos de design.

Para começar, ela se diferencia por apresentar tratamento escurecido em diversos pontos, como grade frontal, logotipos e rodas (de 19 polegadas em liga leve), e conta com pinças de freio na cor vermelha.
Nela, para-lamas e saias laterais são na cor da carroceria, também reforçando o caráter esportivo da versão.

O conceito escurecido é replicado no interior do veículo, que traz revestimento do teto na cor preta.
Com exclusivo acabamento em material sintético que imita o couro e suede, os bancos são elétricos, tanto para motorista como para o passageiro.

E há exclusividade também entre as funcionalidades: o porta-malas tem abertura e fechamento eletrônicos e possui sensor de presença.

Com ele, basta movimentar o pé por baixo do para-choque traseiro para que o sensor detecte a presença e acione o sistema de abertura ou fechamento de forma automática.

O recurso batizado de performance pages é mais um particular desta versão. Por meio dele o condutor tem acesso a uma série de dados da pista direto na tela do painel digital, como Força G, pressão na turbina, percentual de utilização da potência e torque, velocímetro (digital ou analógico) e conta-giros do motor.

Versões

A linha 2025 também adiciona a versão Overland, configuração orientada para uma dose extra de sofisticação, que se expressa através da exclusividade: em acabamento, em qualidade percebida e nível de equipamentos.

No total, são sete versões: Sport e Longitude (equipados com motor T270 Turbo Flex), Limited (motor T270 ou TD350 Turbo Diesel), Série S (motor T270), Overland (motor Hurricane), Blackhawk (motor Hurricane).

O teto solar Command View, elétrico e panorâmico, é item de série nas versões S e Blackhawk, e opcional para todas as demais.

No caso das versões Longitude T270, o consumidor pode, ainda, optar pelo pacote Night Eagle, que inclui design externo com elementos escurecidos (rodas, friso lateral, moldura da grade, friso do rack de teto e logotipos), disponibilidade da cor especial Sting Gray, todas as funcionalidades da plataforma Adventure Intelligence e, para completar, itens de tecnologia (Wireless Charger, Park Assist, rebatimento automático dos retrovisores externos e retrovisor interno eletrocrômico).

Motor T270

As versões Sport, Longitude, Limited e Série S recebem o já conhecido motor T270 Turbo Flex. O propulsor gera 185 cv de potência e 270 Nm de torque, e trabalha associado a um câmbio automático de seis (6) velocidades.

A ele está atrelado o Jeep Traction Control +, um sistema de controle de tração que atua em situações em que o veículo se encontra com uma das rodas em baixa aderência com o solo, aplicando torque de frenagem na roda que está escorregando e transferindo, pelo diferencial, o torque para outra roda em contato com o piso.

Motor TD350 Turbo Diesel

Com 170 cv de potência e 350 Nm de torque, o motor TD350 Turbo Diesel se mantém como um diferencial de escolha dos clientes do Compass.

O motor TD350 mantém seu baixo consumo de combustível (10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada) e boa autonomia com tanque de 60 litros.

A versão Limited com o motor TD350 Turbo Diesel possui sistema de tração 4×4 Jeep Active Drive Low e câmbio automático de nove (9) velocidades com paddle shift que permite a troca de marchas pela borboleta no volante.

Ainda traz seletor de terrenos, que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos da forma mais adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.

A linha 2025 do Compass traz outra novidade: garantia de 5 anos de fábrica e assistência 24h em todo território nacional.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas