Veículos

Kia traz para o Brasil o EV9, seu primeiro SUV elétrico de sete lugares

Modelo conta com autonomia de 434 km, pelo Inmetro, com uma única carga
Kia traz para o Brasil o EV9, seu primeiro SUV elétrico de sete lugares
Crédito: Divulgação KIA

A Kia informou, na quarta-feira (19), que está trazendo um novo modelo para o mercado brasileiro. Trata-se do EV9, seu SUV flagship elétrico de 7 lugares que traz tecnologia de ponta, design marcante e ótimo desempenho.

A frente do EV9 é caracterizada por linhas geométricas que transmitem imponência. A assinatura frontal oferece uma aparência visionária e futurista, marca registrada da nova linha de EVs, como o Kia EV5 e próximos lançamentos.

O sistema de iluminação frontal é caracterizado por uma fina luz diurna de LED (DRL) e pela grade frontal com iluminação dinâmica.

O conjunto óptico é formado por diversos projetores em formato de cubos pequenos e que avançam até a grade frontal estilizada na mesma cor do veículo.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O Kia EV9 ainda conta com o Sistema Inteligente de Iluminação Frontal (IFS na sigla em inglês), que faz com que alguns dos cubos ópticos do farol se apaguem automaticamente, dependendo do veículo que se aproxima.

Na lateral, as estruturas dinâmicas de para-lamas triangulares e arcos de roda geométricos combinam com a carroceria, unificando os elementos poligonais em uma estrutura coesa.
As maçanetas embutidas, que deslizam para fora automaticamente ao detectar a presença da chave, proporcionam um design ainda mais fluido.

Destaques ainda para o teto solar duplo e para os retrovisores digitais por câmera que projetam a imagem em telas de 7 polegadas Oled localizadas nas extremidades internas de cada porta dianteira.

Na traseira do veículo, as linhas simples e limpas do porta-malas, que são elegantemente detalhadas pelas finas lanternas.

O Kia EV9 mede 5,01 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,7 6 metro de altura e possui uma distância entre eixos de 3,10 metros. As rodas são de liga leve de 21 polegadas.

Interior

Construído sobre a Plataforma Modular Elétrica Global (E-GMP) da Kia, a longa distância entre eixos, a linha de cintura baixa e a arquitetura do veículo elétrico completamente plano do EV9 facilitaram a criação de um espaço generoso para todos os sete (7) ocupantes se conectarem e relaxarem com conforto nas três fileiras de assentos.

O painel panorâmico aberto e flutuante se estende do volante ao centro do veículo. Duas telas sensíveis ao toque de 12,3 polegadas, do quadro de instrumentos e da central multimídia, se conectam a uma tela de 5 polegadas que condensa as funções do ar-condicionado.

O volante conta com aquecimento e emblema Kia luminoso, além de ajuste elétrico da coluna de direção.

Função inédita nos carros da marca, uma variedade de botões de toque ocultos está localizada logo abaixo da central multimídia.

Com função de resposta tátil, se acendem ao passar o dedo sobre eles e oferecem o controle de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, por exemplo.

O conforto interno é garantido pelos bancos dianteiros elétricos com apoio inferior para os pés.

Os assentos dianteiros e da segunda fileira também contam com funções de aquecimento e ventilação, enquanto o do motorista ainda possui função memória (duas programações) e massagem.

Os bancos da terceira fileira oferecem rebatimento do encosto elétrico, porta-copos e pontos de carregamento para dispositivos móveis.

O banco da segunda fileira do lado direito conta com o sistema tilting walk-in, em que é possível deslizá-lo para frente e recliná-lo, fornecendo um espaço de entrada mais amplo para os passageiros da terceira fileira de assentos, sendo possível, inclusive, fazê-lo sem retirar uma cadeira infantil que porventura esteja instalada.

O console central conta com carregamento de celular por indução, porta-copos para os passageiros da segunda fileira e uma bandeja inferior para acomodação de objetos.

O ar-condicionado é independente de três zonas, com difusores de ar no teto para os assentos traseiros. Alguns itens de requinte incluem as cortinas nas janelas das portas traseiras, oferecendo mais privacidade aos ocupantes, e a iluminação ambiente em duas zonas de cores com 64 opções de combinação diferentes.

O SUV dispõe de um compartimento dianteiro (Frunk) de 62 litros, que suporta até 20 kg, enquanto o porta-malas possui 333 litros de capacidade na configuração de três fileiras, 828 litros com a terceira fileira rebatida e 2.393 litros com a terceira e segunda fileiras rebatidas.

Veículo conta com dois motores elétricos que oferecem 385 cv de potência total

Com dois motores elétricos (um dianteiro e outro traseiro), que fornecem sistema de tração integral (AWD), o EV9 oferece uma potência total de 385 cv e um torque de 61 kgfm.
Segundo a Kia, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e alcança uma velocidade máxima de 200 km/h.

O Kia EV9 é equipado com uma bateria alta tensão de tecnologia NCM de 99,8 kWh, projetada para oferecer autonomia significativa e eficiência energética.

O modelo é capaz de percorrer, a partir da bateria 100% carregada até seu total descarregamento, um total de 434 km de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e 497 km pelo sistema WLTP.

Com um carregador ultrarrápido D/C de 350 kW, de até 800 V, o veículo pode passar de 30% a 80% de carga em apenas 24 minutos.

O modelo também se destaca pelo sistema de regeneração de energia inteligente ajustável pelos Shift Paddles, que oferece quatro níveis de regeneração incluindo a função i-Pedal, onde o condutor consegue controlar a aceleração, desaceleração e parada do veículo apenas através do pedal do acelerador de forma suave e prática.

Essa tecnologia permite aos motoristas ajustarem a intensidade da frenagem regenerativa, maximizando a eficiência energética e prolongando a autonomia da bateria.

Para garantir uma condução suave e estável, o Kia EV9 conta com suspensão McPherson na dianteira e multi-link na traseira.

Ao selecionar o modo de condução adequado, um sistema otimiza automaticamente a potência de tração e frenagem, garantindo segurança e eficiência em qualquer situação. Os modos de terreno são: Neve, Lama e Areia.

Segurança

O SUV, que conta com 10 airbags, incorpora um pacote completo de recursos avançados de assistência e segurança de condução ao motorista através dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (Adas).

Dentre os destaques, estão: Assistente para Prevenção de Colisão Frontal (FCA – JT) com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas, incluindo conversão em cruzamentos; Assistente de Centralização na Faixa de Rodagem (LFA); Assistente de Manutenção de Faixa (LKA); Piloto Automático Adaptativo (SCC) com assistente de congestionamentos; Monitor de Ponto Cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM); e Assistente de Prevenção de Colisão Traseira em Tráfego Cruzado (RCCA), projetado para evitar colisões ao sair de ré e encontrar veículos que se aproximam.

No Brasil, o Kia EV9 conta com cinco (5) anos de garantia sem limite de quilometragem e oito (8) anos de garantia ou 160.000 km para a bateria de alta voltagem.

O Kia EV9 está disponível em oito opções de cores, sendo seis brilhantes: preto Aurora, cinza Pantera, cinza Rocha, prata Marfim, branco Neve e azul Marine; e duas opções foscas: prata Marfim fosco e cinza Pantera fosco.

Em versão única GTL no Brasil, o SUV elétrico já está disponível no mercado nacional a um preço público sugerido de R$ 749,99 mil.

Este preço inclui: carregador de emergência; Wallbox residencial de 7 kW; adaptador V2L (Vehicle-to-Load) para utilização da bateria de alta tensão para alimentação de produtos eletrônicos; serviço de assistência 24h por 5 anos e pacote com as primeiras revisões (20 mil, 40 mil e 60 mil) gratuitas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas