Veículos

Linha 2025 das Ram 2500 e 3500 chega ao mercado nacional

Picapes ganharam alterações no visual, mais tecnologia e desempenho
Linha 2025 das Ram 2500 e 3500 chega ao mercado nacional
Fotos: Divulgação / Stellantis / Pedro Bicudo

Líder do mercado de picapes grandes, a Ram apresentou ao mercado, simultaneamente, as novas 2500 e 3500 (ano 2025).

A linha Heavy Duty renovada estreia no mercado com um novo visual, mais tecnologia, conforto e mais desempenho com o novo motor Cummins 6.7 Turbodiesel High-Output de 436 cv de potência e 1.458 Nm (148,7 kgfm) de torque.

Com esse novo conjunto, as novas 2500 e 3500 são as picapes a diesel mais potentes do mercado, de acordo com a fabricante.

A nova linha 2025 Heavy Duty da Ram chega às concessionárias em três versões: 2500 Laramie, 3500 Laramie Night Edition e a topo de gama 3500 Limited Longhorn.

Em comum entre as três está o amplo pacote de mudanças, com novidades no visual, tecnologias e conjunto mecânico.

Ram 2500 e 3500
Fotos: Divulgação / Stellantis / Pedro Bicudo

Por fora, as novas Ram Heavy Duty recebem grades redesenhadas e mais imponentes, com o logo da marca reposicionado.

Os faróis, também novos, são totalmente de leds, assim como as luzes auxiliares de neblina com função cornering, e possuem sistema automático de controle do facho alto (quando é detectada a presença de tráfego à frente, as luzes se adaptam automaticamente para evitar ofuscamento).

O estilo frontal é complementado pelo capô esportivo (exclusivo da 3500 Laramie Night Edition), enquanto na lateral se destacam as novas rodas de liga leve de 18 polegadas da 2500 Laramie e o estribo, cromado e fixo na 2500 e retrátil eletricamente nas 3500.

As lanternas também são full led e foram redesenhadas. Complementam o visual as icônicas luzes de posição posicionadas no teto, junto da antena aerodinâmica embutida.

Sucesso entre clientes desde seu lançamento, a versão Night Edition segue presente na 3500 Laramie e agrega, entre outros itens, grade na cor preto brilhante, logotipos escurecidos, retrovisores com acabamento preto e adoção de para-choques na cor da carroceria, além do interior totalmente preto.

Luxo e conforto

A cabine reúne mudanças importantes que elevam a experiência dos ocupantes a um novo nível.
O quadro de instrumentos adota uma tela colorida totalmente customizável de 12,3 polegadas.
Nele é possível acompanhar e ajustar diferentes parâmetros do veículo, além de acompanhar o funcionamento dos novos assistentes de condução semiautônoma (Adas), que inclui funções presentes em todos os modelos, como leitura automática de placas, assistente ativo de manutenção de faixa e piloto automático adaptativo.

O console central também foi redesenhado e agora adota uma nova central multimídia de 14,5 polegadas na Ram 3500, a maior entre todas as picapes do Brasil.

Nela é possível ajustar itens como o aquecimento ou ventilação dos bancos dianteiros (ajustáveis eletricamente em 10 vias, sendo 2 para lombar e com duas posições de memória para motorista), acompanhar manobras pelo sistema de câmeras com visão 360° ou acessar os recursos do exclusivo Ram Connect, que oferece ao cliente serviços como monitoramento do veículo, Wi-Fi embarcado para até 8 dispositivos e acesso remoto via aplicativo para smartphones.

Uma câmera adicional, voltada diretamente para a caçamba, também pode ser visualizada no multimídia para acompanhar a carga posicionada no compartimento (que é revestido com material de alta resistência e tem iluminação por leds).

Interior

No interior estão disponíveis até dez entradas USB, incluindo até cinco do tipo C. Celulares também podem ser recarregados sem fio por duas bases de indução.

Outros equipamentos podem ser alimentados por duas tomadas de 115V posicionadas no console central, uma na parte da frente e outra na parte de trás.

Durante o uso, seja em viagens ou no trânsito urbano, o conforto acústico dentro da cabine é garantido por isolamento sonoro reforçado (para-brisas e vidros dianteiros são acústicos) e pelo sistema de cancelamento ativo de ruído, que detecta sons indesejáveis e emite ondas em frequência oposta, eliminando o barulho.

Ram 2500 e 3500
Fotos: Divulgação / Stellantis / Pedro Bicudo

A linha 3500 ainda inclui um exclusivo sistema de som certificado Harman/Kardon com 16 alto-falantes mais um subwoofer de 10 polegadas e 750W de potência.

O conforto interno se une ao luxo na 3500 Limited Longhorn, com a adoção de materiais nobres, incluindo madeira legítima (certificada) e couros genuíno com filigranas, espalhados pela cabine equipada com itens únicos.

O exclusivo retrovisor digital 3.0 projeta imagens da câmera traseira posicionada na terceira luz de freio no espelho central, permitindo uma ampla visibilidade do que ocorre atrás do veículo independentemente da quantidade de pessoas no banco traseiro.

Caso a picape esteja rebocando um implemento, ele também é capaz de projetar imagens das duas câmeras laterais ou uma combinação dessas câmeras mais uma terceira instalada no trailer, vendida separadamente como acessório Mopar.

E quem viajar no banco dianteiro direito pode aproveitar de uma exclusiva tela sensível ao toque de 10,25 polegadas customizável e com conexão HDMI que conta também com filtro de privacidade, que impede que o motorista veja as informações desta tela.

Além do motor Cummins, mais potente, linha Heavy Duty recebeu novo câmbio

A linha da picape passa a contar com o novo motor Cummins High-Output 6.7 Turbodiesel.
O propulsor agora gera 436 cv de potência e 148,7 kgfm de torque (ganho de 59 cv e 31,5 kgfm, respectivamente), mantendo os modelos da linha Heavy Duty como as picapes diesel mais potentes do Brasil.

O propulsor de seis cilindros em linha agora adota novos bloco, cabeçote, sistemas de admissão, escape e válvulas redesenhados, filtros de óleo e combustível de fácil acesso, novas velas para partida a frio e novo turbocompressor refrigerado com geometria variável.

Associado ao propulsor está outra novidade: o novo câmbio automático de oito marchas TorqueFlite HD.
O conjunto foi projetado para suportar o alto volume de torque gerado pelo motor, com relações de marcha pensadas para entregar o máximo de capacidade sem abrir mão da eficiência em viagens, reduzindo a rotação do motor em velocidades de cruzeiro.

Ram 2500 e 3500
Fotos: Divulgação / Stellantis / Pedro Bicudo

Completa a transmissão um sistema de tração 4×4 com reduzida e três modos de funcionamento (4×2, 4×4 High e 4×4 Low), controlados eletronicamente por meio de comandos próximos ao motorista.
Todas essas mudanças mantêm a linha Heavy Duty como as picapes com maior capacidade de reboque do mercado: a nova Ram 2500 pode puxar até 8.948 kg, enquanto a 3500 alcança 9.079 kg.

O controle do freio do reboque pode ser feito automaticamente ou por meio de um comando no console central.

Falando em capacidade, a 3500 Limited Longhorn chega a 1.599 kg de capacidade de carga.

Reboque

No que diz respeito a reboque, a linha Heavy Duty reúne diferentes atributos para auxiliar o motorista nessa tarefa, começando pelos retrovisores exteriores expansíveis, que podem ter sua largura ampliada eletricamente, para favorecer o uso do carro nesse tipo de operação.

A Ram 3500 Limited Longhorn é equipada com o exclusivo assistente de reboque. Esse sistema utiliza uma série de sensores para controlar, de forma autônoma, o volante do carro durante manobras em ré, bastando ao condutor indicar onde quer direcionar o reboque por meio de um comando giratório no console central.

A linha Heavy Duty manteve os exclusivos Rambox. Os dois compartimentos posicionados nas laterais da caçamba possuem 244 litros de volume total e são iluminados e dotados de revestimento à prova d’água com dreno, permitindo até a colocação de bebidas e alimentos imersos em gelo, com tampas individuais e travas independentes.

O compartimento do lado do motorista ainda possui uma tomada de 115V. O acesso à caçamba é facilitado por um degrau retrátil, enquanto a tampa possui abertura elétrica remota, que pode ser acionada pela chave presencial ou por um comando nos comandos dianteiros das luzes de leitura.
Por dentro, os ocupantes têm à disposição diferentes porta-objetos, incluindo compartimentos ocultos e removíveis sob o assoalho, na parte traseira, e abaixo dos bancos traseiros, que também são aquecidos e podem ser rebatidos em 1/3 e 2/3.

Abaixo dos assentos da segunda fileira há, ainda, uma plataforma que pode ser desdobrada, criando uma superfície plana para transportar cargas dentro da cabine.

A nova linha Heavy Duty 2025 da Ram está disponível em três cores: prata Granite Crystal (metálica), preto Diamond (perolizada) e branco Bright (sólida).

Versões e Preços:

• 2500 Laramie – R$ 559,99 mil
• 3500 Laramie Night Edition –
R$ 619,99 mil
• 3500 Longhorn – R$ 679,99 mil

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas