Mais equipado e com mudanças no design, Chevrolet lança novo Spin

Primeiro grande lançamento da Chevrolet neste ano, o novo Spin 2025 chega agora, no fim de março, às concessionárias da marca. De acordo com a fabricante, o modelo de 7 lugares conta com inovações significativas em design, segurança, tecnologia e dirigibilidade.
O Spin sempre se destacou entre os automóveis médio-compactos por virtudes como versatilidade, amplo espaço interno, robustez mecânica e a relação custo-benefício.
Famílias, PCDs e motoristas profissionais são os principais clientes do produto e fazem dele o Chevrolet com o maior índice de fidelidade da marca. Segundo a General Motors, mais de 70% repetem a compra devido à boa experiência.
O crossover está ligeiramente mais alto e conta com novidades que o deixam mais próximo conceitualmente de SUVs urbanos. O capô está mais elevado e os faróis e as lanternas passam a ser Full LED.
Para-choque e grade contam com identidade exclusiva, além de elementos mais imponentes, incluindo uma moldura que contorna toda a base do veículo.
O interior desperta a atenção no Spin 2025, por trazer uma sensação de maior requinte, comumente vista apenas em carros de categoria superior, a começar pela seleção e pela combinação dos materiais empregados nos acabamentos.
O novo Spin também se mostra bastante tecnológico, já que boa parte do painel é ocupado por uma extensa tela horizontal de alta definição.
Ela é composta por duas partes: uma tela de 8 polegadas referente ao quadro de instrumentos, totalmente digital, e outra, de 11 polegadas, do multimídia Chevrolet MyLink de nova geração.
Até os bancos dianteiros passaram por atualizações e inovam com espumas de múltipla densidade.
Como o peso do corpo é distribuído de forma diferente, densidades variáveis favorecem a ergonomia e melhoram significativamente o conforto, sobretudo no uso prolongado.
Para quem vai sentado atrás, a novidade está nas saídas de ar-condicionado com dutos direcionais embutidos no console da alavanca da transmissão automática.
São ajustes na suspensão e nos amortecedores que deixam o Spin 2025 suficientemente mais alto (16 mm) para superar a maioria dos obstáculos da vida urbana, como os quebra-molas, sem raspar o fundo do carro.
Há mudanças, ainda, no sistema de gerenciamento eletrônico e na calibração do conjunto propulsor e da direção.
O resultado prático é surpreendente, proporcionando uma dinâmica veicular muito mais refinada ao produto.
Outro ganho significativo está na eficiência energética, com redução de até 11% no consumo de combustível. Já acelerações e retomadas de velocidade estão mais ágeis.
“O desenvolvimento do novo Spin seguiu exatamente as sugestões dos grupos de usuários do veículo. Pesquisas apontaram que o produto tinha sim oportunidades para aperfeiçoamentos, incluindo acabamento e conteúdo, porém, uma exigência era que determinados quesitos não deveriam ser radicalmente alterados, caso da faixa de preço, do conceito de cabine e da parte mecânica. Fomos além para poder superar as expectativas com a mais abrangente atualização promovida na trajetória do Spin”, revelou a diretora de marketing do produto, Paula Saiani.
Evolução
A carroceria simboliza bem a proporção desta evolução: 42% das peças estampadas da lataria foram retrabalhadas, o que inclui os reforços estruturais.
A propósito, o pacote de segurança ganha relevância quando se trata de um carro de proposta familiar.
Tanto que o modelo passa a contar com seis airbags de série, sendo o único da categoria com bolsas infláveis que se estendem até a terceira fileira de bancos.

Há, ainda, oferta de sistemas avançados, entre eles o alerta de colisão frontal com detector de pedestre, a frenagem automática de emergência, a assistência de frenagem de urgência, carregador de celular por indução, o alerta de ponto cego e o serviço de resposta automática em caso de acidente mais grave disponibilizado pelo OnStar.
O crossover da Chevrolet continua com configurações de sete e de cinco lugares, sempre com o interessante recurso de trilhos corrediços para a 2ª fileira de bancos, que permite uma melhor distribuição do espaço entre os passageiros ou para a acomodação de grandes bagagens.
Vale ressaltar que a versão de cinco lugares do Spin dispõe do maior porta-malas entre os automóveis de passeio de produção nacional: até 756 litros.
Motor e câmbio
Era esperada a adoção de uma motorização mais moderna, até mesmo, turbinada. Porém, o modelo continua a utilizar o motor 1.8 Flex que, segundo a GM, recebeu uma série de melhorias para aumento de eficiência energética e redução dos níveis de emissões, já em linha com futuras leis ambientais.
Esse motor é capaz de render 106/111 cv, com gasolina ou etanol, respectivamente. O torque é de 16,8 kgfm com gasolina e de 17,7 kgfm com etanol.
Segundo a Chevrolet, esse conjunto faz com que o Spin alcance a velocidade máxima de 170 km/h.
O crossover conta com duas opções de câmbio, manual e automático, ambos de seis (6) marchas.
Ainda de acordo com a fabricante, com câmbio manual o consumo é de 12,4 km/ l (estrada) e 11 km/l (cidade) quando abastecido com gasolina. Com etanol, os números são: 8,6 km/l (estrada) e 7,7 km/l (cidade).
No caso do câmbio automático, os números de consumo são os seguintes: 13,4 km/l (estrada) e 10,5 km/l (cidade) com gasolina no tanque. já com etanol, o consumo é de 9,3 km/l (estrada) e 7,4 km/l (cidade).
Com alterações na dianteira, crossover adota atual identidade visual da montadora
No que diz respeito ao design do Spin 2025, o capô está mais alto, com vincos que reforçam a robustez do conjunto.
O carro ainda ganha um aspecto mais imponente com os faróis em Full LED com a barra da grade integrada e esculpida no próprio para-choque.
Além de agregar estilo, os faróis de Full LED proporcionam mais segurança, pois oferecem 3 vezes mais luminosidade, com incremento no alcance do facho de luz e de abertura do campo visual.
Na lateral, molduras pretas contornam toda a base do veículo, incluindo os para-lamas e as rodas com novo desenho. A solução, além de ajudar a proteger a carroceria, traz a sensação de que o carro está mais largo.
E está: são 34 milímetros a mais em relação ao anterior, pois as rodas foram deslocadas para melhor estabilidade do crossover.
A traseira também traz novidades: na tampa, nas lanternas de LED com nova assinatura luminosa, no para-choque com refletores na vertical e até no friso que emoldura a placa. Cada versão conta com acabamento próprio.
A reestilização aliada a evoluções mecânicas trouxe um segundo benefício: a melhora da praticidade no uso cotidiano durante a transposição de obstáculos, como lombadas, valetas e rampas de garagem.
Para isso, o ângulo de ataque foi de 15,5º para 16,6º e, o de saída, de 22,9º para 24,4º. O sistema de suspensão e a direção elétrica também passaram por ajustes importantes.
A altura do solo aumentou, os amortecedores foram reajustados para privilegiar a estabilidade e filtrar melhor as imperfeições, enquanto as respostas do volante estão mais diretas.
Também houve um leve aumento das bitolas (distância entre o centro do carro e a extremidade dos pneus).
Interior
As melhorias no interior aumentaram a percepção de conforto para todos os ocupantes. O modelo ganhou opção de ar-condicionado digital e de saída de ar dedicada para a segunda fileira de assentos, com fluxo de ar individualizado.
Já o novo volante conta com base reta para facilitar o embarque e o desembarque do motorista.
Há maior oferta de materiais requintados, suaves ao toque e texturizados. Foram incluídos novos nichos, como um útil apoio para smartphones, próximo da maçaneta da porta, além de um segundo porta-luvas emborrachado.

Ao todo, são 50% a mais de espaço para porta-objetos em comparação com o modelo anterior, informou a GM.
Agora a partida do motor pode ser feita por botão, há Wi-Fi nativo e entradas USB dos tipos A e C, além de projeção para Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Quadro de instrumentos
O Spin 2025 é o primeiro Chevrolet nacional a receber o VCS (Virtual Cockpit System), caracterizado pelo quadro de instrumentos totalmente digital integrado à nova geração do MyLink.
Essa tela é configurável e permite a exibição de uma grande quantidade de informações. O motorista pode escolher entre seis tipos de layouts, desde um visual minimalista até um mais completo, com a tensão da bateria ou o percentual da vida útil do óleo, por exemplo.
Outro diferencial do produto é a configuração de sete lugares com a terceira fileira de bancos fixada à carroceria e que pode ser rebatida quando não estiver sendo utilizada.
A opção pela configuração fixa, em vez da removível pelo usuário, visa o incremento da segurança por evitar uma eventual instalação equivocada, bem como a redução de ruídos.
Quanto aos acessórios, são mais de 60 itens, incluindo alguns inéditos, como o Chevy Link, que permite projetar sites, aplicativos e serviços de streaming na tela do multimídia, entre eles Google, Instagram, YouTube, Netflix e Uber Drive.
O aparelho é compatível com outros modelos e segue todos os protocolos de segurança veicular. Outro acessório que faz sua estreia é a fita luminosa em led para a cabine. Ao todo, são sete opções de cores, que podem ser ajustadas pelo usuário.
Equipamentos
O novo Spin conta com uma atualização OnStar, que coloca o modelo no mesmo nível de conectividade dos carros mais avançados neste sentido.
O OnStar transforma a experiência do usuário com inúmeros serviços de segurança, diagnósticos e telemetria.
A tecnologia permite, ainda, comandar funções do automóvel à distância por meio de um aplicativo para smartphone, realizar atualizações de sistemas eletrônicos do carro de forma remota e ainda oferece auxílio na recuperação em caso de roubo do veículo, por exemplo.

Uma funcionalidade muito valorizada é o Wi-Fi nativo, que se diferencia pela antena amplificada com sinal de internet que chega a ser 12 vezes mais estável e com capacidade de conexão para até sete aparelhos simultâneos.
Segurança
No quesito segurança do crossover, os destaques são os seguintes: 6 airbags (frontais, laterais e do tipo cortina); alerta de não afivelamento dos cintos de segurança dos passageiros; alerta de colisão frontal com detecção de pedestres; frenagem automática de emergência em baixas velocidades; indicador de distância do veículo à frente; alerta de ponto cego; assistência de frenagem de urgência e assistente de partida em aclives.
O sistema de suspensão e a direção elétrica também passaram por ajustes importantes. A altura do solo aumentou, os amortecedores foram reajustados para privilegiar a estabilidade e filtrar melhor as imperfeições, enquanto as respostas do volante estão mais diretas. Também houve um leve aumento das bitolas (distância entre o centro do carro e a extremidade dos pneus). Combinadas, essas iniciativas deixaram o Spin muito mais prazeroso de guiar.
Versões e preços – Chevrolet Spin 2025
- Spin LT (manual): R$ 119,99 mil
- Spin LT (automático): R$ 126,99 mil
- Spin LTZ 7 lugares (automático): R$ 137,99 mil
- Spin Premier 7 lugares (automático): R$ 144,99 mil
Ouça a rádio de Minas