Nissan apresenta Kicks 2022 reestilizado
Modelo mais vendido da Nissan no Brasil e na América do Sul, o Kicks chega à sua primeira reestilização desde que foi lançado, ao comboiar o revezamento da tocha olímpica para os jogos do Rio 2016.
Neste intervalo de quatro anos e meio, o Kicks nacional teve quase 200 mil unidades produzidas para o mercado interno e exportações.
Quando foi lançado, o Kikcs estreou a nova identidade de design da Nissan. Todos os modelos posteriores a ele receberam os seus elementos visuais, como o marcante teto flutuante, recurso de estilo que foi parar em hatches e sedans da marca.
Agora, no modelo 2022, ele foi reestilizado com uma frente mais moderna, a atual assinatura dianteira da Nissan denominada Double V-Motion.
O para-choque dianteiro, a grade e os faróis foram redesenhados seguindo a orientação em “V” do conjunto. Detalhes cromados destacam o desenho em forma de letra. Sobre o preto brilhante predominante, um friso contorna a grade trapezoidal e dois marcam as bases dos faróis e descem formando o duplo “V”.
Outro friso, este na horizontal, dá acabamento ao spoiler do para-choque. Essa é uma releitura muito discreta do Double V-Motion existente nos sedans Versa e Sentra, por exemplo, quase uma nova assinatura.
As mudanças foram menores no restante da carroceria e em seu interior. Na traseira, o novo para-choque ficou menos volumoso e ganhou uma maior área pintada na cor do carro. As lanternas foram unidas por um aplique central que transformou o conjunto ótico em peça única.
Nas laterais, tudo igual. Por este ângulo, somente as novas rodas identificam o Kicks 2022. Na cabine, não houve mudanças no design. Materiais de revestimento com novas cores e padronagens são as únicas novidades internas.

Equipamentos
A extensa lista de equipamentos de série do Kicks foi ampliada com alguns itens e outros foram aprimorados com novos recursos. As versões do ano 2022 ganharam a atual nomenclatura usada na Nissan: Sense, Advance e Exclusive.
Os principais equipamentos da versão Sense manual são: acabamento dos bancos em tecido; acendimento inteligente dos faróis; airbags duplos frontais, laterais e de cortina; antena estilo barbatana de tubarão; ar-condicionado analógico; comandos de áudio e telefone no volante; controle de tração e estabilidade; direção elétrica; sistema de fixação para cadeiras de crianças (Isofix); freios ABS com controle eletrônico (EBD) e assistência de frenagem (BA); lanternas e luz de freio em LED; multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto; rodas de aço 16 polegadas e pneus 205/60 R16; sistema de partida em rampa (HSA) e vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema um toque para baixo somente para o motorista.
A versão Sense CVT traz, a mais que a Sense manual, os seguintes itens: câmbio XTronic CVT com função overdrive; câmera traseira de estacionamento; controle de velocidade automática no volante; luzes de condução diurna (DRL); rodas de liga leve 16 polegadas’ e sensor de estacionamento traseiro.
A Advance CVT, versão intermediária, além de todos os itens da versão Sense CVT, conta com: chave presencial (I-Key) com partida por botão; controle do computador de bordo no volante; espelho retrovisor eletrocrômico; fechamento dos vidros por meio de controle remoto; multimídia Nissan Connect com tela sensível ao toque colorida de 8 polegadas, duas portas USB, bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto; painel multifuncional em TFT de 7 polegadas; retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção; rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 205/55 R17; vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema um toque e antiesmagamento e volante com revestimento sintético. Opcionalmente, essa versão pode receber bancos com revestimento sintético que imita o couro na cor preta.

Topo de linha
A versão Exclusive CVT é a de topo de linha. A mais que a intermediária, ela é equipada de série com: ar-condicionado automático digital; apoio de braço frontal; controle inteligente de freio motor (Active Engine Brake); controle inteligente em curvas (Active Trace Control); detector de objetos em movimento (MOD); estabilizador inteligente de carroceria (Active Ride Control); faróis dianteiros e de neblina em full LED; maçanetas externas cromadas; retrovisores externos eletricamente rebatíveis; sistema premium de som Bose Personal Space com alto-falante no apoio de cabeça do motorista e conjunto com oito alto-falantes e visão 360° para estacionamento.
Um pacote opcional de sistemas auxiliares à condução está disponível para essa versão. Ele trás acendimento inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA); alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem (FCW/FEB); alerta inteligente de mudanças de faixa (LDW); alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA) e monitoramento de ponto cego (BSW).
Até o fechamento desta edição, os preços das versões 2022 não tinham sido divulgados. Segundo os executivos da Nissan, eles serão muito próximos aos da linha 2021. No site da montadora, seus preços são: R$ 90,39 mil (versão de entrada, manual); R$ 98,39 mil (versão de entrada, CVT); R$ 109,39 mil (versão intermediária, CVT) e R$ 116,39 mil (versão de topo, CVT). Estes são os valores básicos das versões sem os pacotes opcionais.
O revestimento em material sintético que imita o couro existe em dois padrões opcionais para a versão Exclusive CVT, além do preto. O marrom está disponível para as carrocerias pintadas em preto, branco e branco com teto em preto. O cinza, só no azul Elétrico, com e sem o teto em preto. O revestimento preto pode vir com todas as cores de carroceria. Ele é de série na versão Exclusive CVT e opcional na Advance CVT.
A Nissan divulgou os valores das revisões periódicas realizadas de 10 em 10 mil km. A primeira, a terceira e a quinta são as mais baratas, custam R$ 423 cada. A segunda, a quarta e a sexta, as mais caras, R$ 584 por revisão.
Motor e câmbio
O conjunto mecânico do Kicks não sofreu alterações. O conhecido motor 1.6 16 válvulas, e quatro cilindros, equipa todas as versões do modelo. Ele é bicombustível com injeção indireta e multiponto, tem duplo comando de válvulas com variação de abertura na admissão e no escape e é tracionado por corrente.
Ele desenvolve 114 cv de potência às 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm às 4.000 rpm com ambos os combustíveis, segundo a montadora.
A transmissão é a automática XTronic CVT com D-Step (simulação de seis marchas). O acoplamento é feito por conversor de torque. Ela não oferece seleção entre automático e manual, mas conta com programação Sport ativada por botão posicionado na alavanca.

Modelo ganha novas tecnologias para se destacar
O sistema premium de som Bose Personal Space inclui oito alto-falantes de alta performance, sendo dois de 2,5 polegadas que ficam localizados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista. Eles propiciam uma experiência de som imersivo (surround 360°) que pode ser controlado na tela multimídia, criando desde um efeito restrito somente à frente até um envolvente, por todo o interior da cabine.
Alguns sistemas de auxílio à condução estão entre as novidades. O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) previne colisões e atropelamentos involuntários nas manobras de marcha à ré. Sensores no para-choque cobrem uma área periférica de 20 metros acusando aproximações.
O Monitoramento de Ponto Cego (BSW) emite sinais sonoros e visuais para indicar aproximações laterais perigosas. O Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) faz o volante vibrar para avisar saídas involuntárias das faixas de rolamento.
O Acendimento Inteligente dos Faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA), que funciona automaticamente a partir dos 30 km/h, muda o facho do farol alto para baixo quando outro veículo se aproxima no sentido contrário, evitando ofuscamento do motorista.
Outros sistemas que integram o Nissan Safety Shield, e já eram equipamentos existentes anteriormente, foram lembrados neste evento. O Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control), o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), o Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA) e a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD) completam as tecnologias de segurança do Kicks.
Segundo a Nissan, todo este aparato forma um conjunto exclusivo no segmento de compactos.
Melhorias
Pequenas modificações na barra de direção e na suspensão traseira, assim como aprimoramentos nos pneus e no isolamento acústico figuraram entre as mudanças técnicas apresentadas.
Novos pontos de fixação da caixa de direção e da suspensão traseira melhoraram as respostas do volante em manobras e em altas velocidades e aumentaram a estabilidade e o controle do carro, respectivamente.
Para uma melhor frenagem, foram adotados novos pneus com maior coeficiente de atrito, aumentando a performance de aderência em pista molhada, frenagens de emergência, entre outras situações.
A adoção de um filme acústico na laminação do para brisa reduziu em até 35% a incidência de ruídos no interior da cabine em relação à faixa de frequência de conversas.
Primeiro contato – Aproveitamos as poucas horas que tivemos contato com o Kicks 2022 para fazer os nossos testes padronizados de consumo. As impressões dinâmicas e as análises de qualidade do produto serão publicadas quando recebermos o modelo para avaliação completa.
Podemos adiantar que as mudanças nas suspensões aprimoraram a ótima estabilidade que o Kicks já entregava. O isolamento acústico revisto deixou seu interior mais silencioso, um ganho perceptível.
Em nosso circuito rodoviário, realizamos duas voltas no percurso de 38,4 km, uma mantendo 90 km/h e outra os 110 km/h, sempre conduzindo economicamente. Na volta mais lenta atingimos ótimos 19,3 km/l. Na mais rápida, 16,9 km/l, com gasolina no tanque.
No circuito urbano de 6,3 km realizamos quatro voltas, totalizando 25,2 km. Simulamos 20 paradas em semáforos com tempos entre 5 e 50 segundos. Vencemos 152 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo do acidentado percurso.
Nessas condições severas, o Kicks finalizou o teste com 9,9 km/l de gasolina, marca que poderia melhorar se ele oferecesse o sistema stop/start para economizar combustível nas paradas em semáforos.
O Nissan Kicks 2022 chega aprimorado em design, segurança e equipamentos tecnológicos. Continua econômico, além de ótimo espaço interno para pessoas e bagagens. Não ganhou o esperado controle manual das marchas simuladas e nem motor turbo, mas está ainda mais bonito do que antes, argumento de venda que deve ampliar a sua participação neste concorrido mercado de crossovers e SUVs compactos.
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