Nissan Kicks 2022 chega com novo design
Entre os 50 automóveis mais vendidos no Brasil, 20 são SUVs ou crossovers. Destes, 16 disputam a categoria dos compactos. Entre eles, no fechamento de 2019, o Nissan Kicks foi o terceiro mais emplacado.
Em 2020, seu quarto ano “cheio” no mercado, ele ficou com a quinta colocação, sinalizando a necessidade de atualização.
No levantamento do primeiro quadrimestre de 2021, o Kicks ganhou as garagens de 13.040 consumidores e a sétima posição entre os SUVs compactos, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Buscando recuperar o terreno perdido, no fim de fevereiro deste ano a Nissan apresentou o novo Kicks com mudanças estéticas e alguns novos equipamentos. Agressiva comercialmente, ela manteve os mesmos preços das versões 2021 ao lançar a linha 2022.
O DC Auto recebeu, para avaliação, o Nissan Kicks Exclusive Pack Tech, versão substituta da antiga SV Pack Tech. Seu preço sugerido no site da montadora é R$ 119,89 mil na cor preta sólida. As cores metálicas custam R$ 1,55 mil a mais. Exclusivamente nesta variante é possível optar pelo teto em preto e a carroceria em outra cor, no valor de R$ 2,85 mil a mais.
Na edição do dia 28 de fevereiro deste ano, publicamos matéria sobre o lançamento do Kicks 2022 e nossas impressões sobre o rápido contato que tivemos com essa mesma versão. Agora, iremos resumir as mudanças do modelo e reportar o teste que fizemos por uma semana.
Lançado em 2016, essa é a primeira reestilização do Kicks. O para-choque dianteiro, a grade e os faróis foram redesenhados seguindo a atual assinatura frontal da Nissan, denominada Double V-Motion.
Na traseira, o para-choque ganhou novo desenho e uma maior área pintada na cor do carro. As lanternas foram unidas por um aplique plástico central que transformou o conjunto ótico em peça única. Nas laterais, somente as novas rodas identificam o Kicks 2022. Na cabine, novos materiais de revestimento são as novidades visuais internas.
Equipamentos – A extensa lista de equipamentos de série do Kicks foi ampliada com alguns itens e outros foram aprimorados com novos recursos. As versões do ano 2022 ganharam a atual nomenclatura usada pela Nissan: Sense, Advance e Exclusive.
Os principais equipamentos da versão Exclusive Pack Tech são: ar-condicionado automático digital; multimídia Nissan Connect com tela de oito polegadas e duas portas USB (tipo A e tipo C); sistema de som Bose Personal Space com 8 alto-falantes; antena estilo barbatana de tubarão; painel multifuncional em TFT de 7 polegadas; retrovisores externos eletricamente rebatíveis; chave presencial (I-Key) com partida por botão, entre outros.
O revestimento dos bancos em material sintético que imita o couro, na cor preta, vem de série nessa versão. Opcionalmente, no valor de R$ 500 a mais, são oferecidas as cores marrom e cinza para este acabamento.
Em segurança, a versão é bem equipada: seis airbags; freios ABS; Isofix; sistema de partida em rampa; controle de tração e estabilidade; controle inteligente de freio motor; alerta de colisão frontal; frenagem de emergência; alerta de mudanças de faixa; monitoramento de ponto cego; alerta de tráfego cruzado traseiro; detector de objetos em movimento; visão 360° para estacionamento; espelho retrovisor eletrocrômico; controle inteligente dos faróis altos e faróis dianteiros, luzes de condução diurna, lanternas e luz de freio em LED são os destaques.
Motor e câmbio – O motor do Kicks é um 1.6 16 válvulas e quatro cilindros. Ele é aspirado, bicombustível com injeção indireta multiponto, tem duplo comando de válvulas com variação de abertura na admissão e no escape e é tracionado por corrente.
Desenvolve 114 cv de potência às 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm às 4.000 rpm com ambos os combustíveis, segundo a montadora.
A transmissão é a automática CVT com simulação de seis marchas. O seu acoplamento é feito por conversor de torque. Ela não permite trocas manuais, mas conta com as programações esporte, “S”, e reduzida, “L”.
Interior – O espaço interno é um dos melhores entre os SUVs compactos. Quatro adultos ficam confortáveis, com boa área para cabeça, ombros e pernas. O quinto vai um pouco apertado, mas consegue se acomodar bem para percursos urbanos e viagens mais curtas.
As partes revestidas do painel e os quatro apoios dos braços são as únicas áreas macias ao toque. O restante é plástico duro. Peças em preto brilhante e outras, imitando metais cromados e foscos, conferem alguma sofisticação ao interior, um conjunto acima da média da categoria.
A ergonomia é acertada com todos os comandos ao alcance das mãos. Ar-condicionado e multimídia têm botões físicos, giratórios para as funções principais e de pressão para as secundárias, arquitetura ideal.
O climatizador é eficiente em tempo de resfriamento e na manutenção da temperatura, mas não é ajustável para duas zonas e não tem saídas de ar para o banco traseiro.
O multimídia funciona perfeitamente espelhando o celular, porém, a conexão é feita por cabo USB. A possibilidade de parear até três dispositivos bluetooth simultaneamente, oferecer uma entrada USB do tipo C e ser um sistema configurável são seus diferenciais.
A estrela entre os dispositivos tecnológicos da versão é o som Bose Personal Space. Ele traz oito alto-falantes de alta performance, sendo dois de 2,5 polegadas que ficam instalados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista distribuindo o áudio por 360°.
O quadro de instrumentos, parte digital, parte analógico, foi mantido. Além de configurável, suas informações são múltiplas, relevantes e ajudam bastante na navegação. A definição da imagem, o tamanho dos números e a sua operação por meio de botões no volante são as ideais.
Tecnologias de segurança embarcadas são diferenciais
Outras novidades foram úteis no uso diário, como o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA). Sensores sob o para-choque cobrem uma área periférica de 20 metros acusando aproximações de veículos e pessoas que não enxergamos ao sair de vagas perpendiculares, situações em que a visibilidade é extremamente reduzida.
Este alerta aprimorou o auxílio para estacionar o Kicks, assistência que já era avançada com o uso da Visão 360° com detector de movimento. Quatro câmeras captam imagens ao redor do carro e mostram uma vista superior do mesmo na tela do multimídia, além de alertar sonoramente caso haja pessoas ou objetos em movimento nas imagens.
A comutação automática do farol, de alto, para baixo, quando aproximamos de outro veículo, em sentido contrário ou à frente, evita o ofuscamento por luz direta ou rebatida nos retrovisores. Atuando mais antecipadamente do que nós costumamos agir, ela garante segurança e é uma referência para usarmos corretamente os faróis com controle manual.
Também estreando nessa versão, o monitoramento de ponto cego e o alerta de mudanças de faixa mudam a forma de dirigir, principalmente em estradas. O primeiro detecta veículos fora da área de visão dos retrovisores externos, acende uma luz para alertar o motorista e, se ele esterça para o lado alertado, o sistema pisca essa mesma luz e soa um alarme.
O segundo faz a direção vibrar caso o condutor atinja as faixas das rodovias sem indicar a mudança com as luzes de direção. Com algum tempo de uso destes dois recursos, o motorista passa a reagir mais rápido a estes eventos, tornando a direção mais segura e relaxada ao mesmo tempo.
Já existente anteriormente, o controle dinâmico de chassi é um conjunto de programações otimizadas dos controles de tração e de estabilidade e do freio motor. Ele utiliza sensores de aceleração para detectar movimentos da carroceria incompatíveis com a manutenção do controle direcional do veículo ao analisar alguns parâmetros, como a inclinação da mesma, o esterço da direção, a velocidade do carro e a rotação em cada roda.
O alerta de colisão frontal com frenagem de emergência é um recurso muito bem-vindo em qualquer carro. Na maioria deles, ele apresenta ícones e sons que acusam as aproximações bem antes de haver um risco eminente de colisão.
O sistema da Nissan não fornece essa informação antecipadamente, programação que seria a ideal, apenas dispara um alarme e mostra um símbolo no painel digital quando a possibilidade de colisão é grande. Porém, a sua existência é o mais importante para a segurança desta versão.
Rodando – Outras inovações influenciaram na segurança direcional e nos confortos de marcha e acústico. Modificações na barra de direção e na suspensão traseira conferiram respostas mais diretas ao comando do volante e melhor amortecimento do conjunto posterior, respectivamente.
Pneus com melhor aderência aprimoraram a eficiência de frenagem em pisos diversos. Adoção de um filme acústico na laminação do para brisa reduziu em até 35% a incidência de ruídos no interior da cabine em relação à faixa de frequência de conversas.
Na prática, o Kicks tem uma direção com respostas diretas, apesar do volante não ser pequeno. Suas suspensões absorvem bem as irregularidades do piso, mas é um conjunto mais voltado para o asfalto e, não, para a terra. Sua altura é suficiente para vencer lombadas e entradas de garagens sem raspar para-choques e o assoalho.
Internamente, ele ficou mais silencioso. Em estradas, acima dos 100 km/h, apenas o barulho do vento contra a carroceria é ouvido na cabine. Acima desta velocidade, ele sofre para vencer a resistência do ar, necessitando algum curso no acelerador para manter o embalo do carro.
Aos 110 km/h e com pouca aceleração, o câmbio trabalha o mais alongado possível, deixando a rotação do motor entre 1.600 e 2.000 rpm, variando conforme a topografia, característica que contribui com o baixo consumo.
Por sinal, a programação do câmbio é muito interessante. Ele trabalha como um CVT convencional, multiplicando as marchas enquanto não é exigido. Quando pisamos mais forte no acelerador, o câmbio trabalha com seis relações pré-programadas, simulando marchas como em um câmbio automático comum.
Consumo – O Kicks é leve e o seu motor dá conta do recado, mas sem sobras ou pretensões esportivas. A grande virtude do conjunto é a economia de combustível. No lançamento do Kicks 2022, fizemos os nossos testes padronizados de consumo com gasolina. Desta vez, testamos o modelo com etanol.
Em nosso circuito rodoviário, realizamos duas voltas no percurso de 38,4 km, uma mantendo 90 km/h e outra os 110 km/h, sempre conduzindo economicamente. Na volta mais lenta atingimos 19,3 km/l com gasolina e 13,7 km/l com etanol. Na mais rápida, 16,9 km/l com gasolina e 11,7 km/l com etanol.
No circuito urbano de 6,3 km realizamos quatro voltas, totalizando 25,2 km. Simulamos 20 paradas em semáforos com tempos entre 5 e 50 segundos. Vencemos 152 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo do acidentado percurso.
Nessas condições mais severas, o Kicks finalizou o teste com 9,9 km/l de gasolina e 7,0 km/l com etanol, marcas que poderiam ser ainda melhores se ele oferecesse o sistema stop/start para economizar combustível nas paradas em semáforos.
O Kicks 2022 melhorou muito em estética, ganhou mais equipamentos do que já tinha anteriormente e a Nissan manteve o preço praticado na linha 2021.
Mesmo devendo o motor turbo e as aletas para as trocas manuais das marchas, ele continua competitivo no segmento de SUVs compactos, entregando bom acabamento, espaço interno generoso e economia de combustível, virtudes que o acompanham desde o lançamento, em 2016.
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