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Nissan Sentra 2025: detalhes renovaram visual

Importada do México, oitava geração do sedan médio ficou mais elegante
Nissan Sentra 2025: detalhes renovaram visual
Crédito: Amintas Vidal

Há um ano, avaliamos a versão Exclusive do Nissan Sentra com o interior premium, a variante topo de linha.

Agora, modificado na linha 2025, passamos uma semana com a versão de entrada do sedan médio da marca japonesa, a Advance.

Além do novo visual dianteiro, essa versão foi agraciada com equipamentos de segurança mais sofisticados, alguns que fazem parte do sistema Adas.

O Veículos avaliou o Nissan Sentra 2.0 Advance CVT. No site da montadora ele é oferecido por R$ 162,69 mil. Este é o seu valor na cor preta sólida. As cores metálicas grafite, cinza e branca acrescem R$ 2,10 mil ao preço final.

Apesar de ser a versão de entrada, ela é muito completa. Seus principais equipamentos são: central multimídia de 8,0 polegadas com espelhamento Apple CarPlay e Android Auto por fio; quadro de instrumentos com display central em TFT de 7 polegadas; sistema de som com 6 alto-falantes; ar-condicionado automático digital dupla zona; direção elétrica; troca de marchas no volante (Paddle shifters) e chave presencial.

NIssan Sentra 2025
Crédito: Amintas Vidal

Em termos de segurança, os destaques são: seis airbags; alerta de colisão frontal (PFCW); alerta de objetos no banco traseiro (Rear Seat Alert); alerta de ponto cego (BSW); alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA); alerta de atenção do motorista (DDA); alerta e assistente de saída da faixa (LDW+LDP); assistente de frenagem (FEB); câmera de estacionamento traseira; controle de tração, estabilidade e dinâmico de chassi e luzes de condução diurna em LED (DTRL).

Motor e câmbio

O motor do Sentra é um 2.0 aspirado que desenvolve 151 cv de potência às 6.000 rpm e 20 kgfm de torque às 4.000 rpm.

Equipado com injeção direta de combustível e movido exclusivamente a gasolina, ele conta com comando de válvulas duplo tracionado por corrente e dotado de abertura variável na admissão e no escape.

O Sentra utiliza o câmbio CVT Xtronic de oitava geração. Ele tem oito (8) relações pré-programadas que emulam as trocas de marchas automaticamente em acelerações médias ou fortes.

Essas relações também podem ser comutadas manualmente, por meio de paddle shifters (aletas) atrás do volante.

Seus números são: 4,65 metros de comprimento; 2,71metros de entre-eixo; 1,81 metro de largura e 1,46 metro de altura. a sua carroceria é mais esguia, muito esportiva para este segmento.

Seu porta-malas comporta 466 litros, no tanque de combustível cabem 47 litros e ele suporta 375 kg de carga útil total.

Modificações

Apesar de ter sido lançado no Brasil no ano passado, ele ganhou leves modificações em sua dianteira este ano.

Basicamente, mudanças no para-choque e na grade deixaram a frente do Sentra menos agressiva, porém, mais elegante.

Os faróis de neblina foram suprimidos, os detalhes cromados, diminuídos, e a grade foi ampliada.

Nas laterais e na traseira, tudo igual, assim como o design do interior. Aproveitando a mudança, a nova logo da Nissan substituiu a antiga que perdurava no modelo.

Internamente, o sedan tem ótimo espaço para quatro adultos, principalmente para ombros e pernas. Atrás, o caimento do teto diminui o espaço para a cabeça dos mais altos.

Ao centro do banco traseiro, só uma criança viaja com conforto, pois as posições laterais são amplas e apoiam com sobra quem viaja nos extremos deste banco.

Acabamento

O acabamento é muito bom. O painel principal, as portas e o console central são revestidos com materiais macios ao toque e todas as partes rígidas são feitas em plástico de boa qualidade e apresentam montagem correta.

Essa versão Advance foi a mais agraciada com novos equipamentos. Ela recebeu quase todos os recursos de Adas como itens de série. Tornou-se uma versão de entrada muito bem equipada.

No mais, a ergonomia da cabine é acertada, todos os equipamentos são completos, eficientes e existem botões físicos para operá-los, arquitetura ideal.

Tecnologias

O multimídia tem as funções básicas, é muito estável, mas a sua tela é pequena para um carro atual.

No quadro de instrumentos, a parte analógica está bem dimensionada, números e graduações são visíveis. A tela digital central traz informações completas, em páginas bem sequenciadas.
O som é normal, falta potência para as músicas em streaming, mas tem boa distribuição espacial, pois conta com seis alto-falantes.

O ar-condicionado tem botões físicos para todas as funções, é eficiente na refrigeração e na manutenção de temperatura, mas, climatizaria mais rapidamente a cabine se tivesse saídas para o banco traseiro.

A câmera traseira e os sensores de estacionamento ajudam bastante nas manobras, pois o carro é comprido, apesar da visibilidade ser boa para um sedan médio.

Para melhorar, o alerta de tráfico cruzado ajuda a tirar o Sentra de vagas perpendiculares, situação com muito bloqueio visual.

A assistência elétrica da direção é condizente com o tamanho do carro, garante o conforto mínimo necessário, mas poderia ser ainda mais leve, oferecendo mais comodidade.

Motor é satisfatório, sem apresentar comportamento esportivo

Circulando na relação mais longa do CVT, e aos 90 km/h, o motor trabalha às 1.490 rpm. Já aos 110 km/h, ele gira às 1.900 rpm.

No deslocamento utilizamos o modo ECO, que usa a relação mais longa possível em cada situação e deixa a resposta do motor ao curso do acelerador mais lenta.

Assim, o carro fica muito solto, aproveitando o deslocamento por inércia. Aparentemente, quando não há curso no acelerador, o câmbio reduz as relações, algo bom para motoristas que não têm o hábito de utilizar o freio motor em decidas, por exemplo.

NIssan Sentra 2025
Crédito: Amintas Vidal

Em acelerações mais fortes, ou totais, principalmente no modo Sport, a programação do câmbio reduz as marchas pré-programadas, retendo cada uma para a rotação se elevar, e troca rapidamente para a próxima relação desta programação.

Desempenho

No caso do Sentra, como já pontuamos, o objetivo é ser mais econômico do que esportivo. Mas, o desempenho é satisfatório e condizente com a sua proposta familiar.

Por ter centro de gravidade baixo, suspensões independentes nos dois eixos e pneus largos, seu controle direcional é elevado para um sedan médio.

Mas, isso cobra o seu preço, principalmente em nossas vias. Com apenas 134 mm de altura livre do solo, e longos balanços dianteiro e traseiro, o Sentra raspa para-choques em entradas e saídas de garagens e o fundo em lombadas mais altas.

O conjunto de recursos de auxílio à condução do Sentra Advance é quase completo, mas tem as principais tecnologias, em nossa opinião.

O alerta de colisão frontal, o assistente de frenagem e o monitoramento de ponto cego formam o trio mais relevante em segurança.

O modelo ainda conta com o alerta e corretor de saída de faixa. Porém, ele não atua na direção elétrica, mas sim, freia levemente a roda contrária ao lado da faixa que está sendo invadida. Este recurso é menos eficiente que os usuais.

Consumo

Em nosso teste padronizado de consumo rodoviário, realizamos duas voltas no percurso de 38,7 km, uma mantendo 90 km/h e outra os 110 km/h, sempre conduzindo economicamente. Na volta mais lenta atingimos 19,3 km/l. Na mais rápida, 17,1 km/l.

Em nosso circuito urbano de 6,3 km realizamos quatro voltas, totalizando 25,2 km. Simulamos 20 paradas em semáforos com tempos entre 5 e 50 segundos.

Vencemos 152 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo do acidentado percurso. Nessas condições severas, o Sentra finalizou o teste com 9,5 km/l.

A pequena mudança no visual do Sentra 2025 deve passar despercebida nas ruas. Algo positivo para não incomodar os donos dos modelos 2024.

Mas, o número e a importância dos equipamentos agregados ao Sentra Advance tornaram essa versão de entrada um concorrente muito mais preparado para enfrentar os outros modelos asiáticos, como Toyota Corolla e BYD King.

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