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Nissan Versa SR é uma versão intermediária e com visual esportivo

Sedan compacto tem elementos estéticos que incrementam o seu visual externo e interno
Nissan Versa SR é uma versão intermediária e com visual esportivo
Crédito: Diário do Comércio / Amintas Vidal

Há um ano, nós avaliamos o Nissan Versa Exclusive CVT, a versão de topo de linha do modelo. Agora, Veículos recebeu o Versa SR CVT (2025), a versão mais recente entre as quatro existentes.

Ela fica posicionada logo abaixo da Exclusive e conta com características visuais esportivas em seus acabamentos. No site da montadora, seu preço sugerido é de R$ 128,69 mil.

Este é o valor na cor sólida preta. As cores vermelha, azul e branca, assim como duas outras cores cinza, sendo uma delas a da unidade avaliada, encarecem a etiqueta em R$ 2 mil.

Os principais equipamentos de série da versão SR são: multimídia com tela de 7 polegadas e espelhamento por cabo; carregador de celular por indução; painel digital de 7 polegadas; múltiplos comandos no volante; chave presencial; ar-condicionado analógico; direção elétrica; bancos com forrações em tecido diferenciado e rodas aro 16 polegadas, diamantadas e com pneus 205/55 R16.

Nissan Versa SR
Crédito: Diário do Comércio / Amintas Vidal

Em termos de segurança, os destaques são: alerta de colisão frontal com frenagem de emergência; alerta de objetos no banco traseiro; câmeras 360°; seis airbags; ABS; controles de tração e estabilidade; sistema de partida em rampa; DRL em LED e faróis de neblina.

Motor e câmbio

O motor do Nissan Versa não é turbo, mas é um moderno 1.6 bicombustível com 16V. Ele tem quatro cilindros, duplo comando por corrente e abertura de válvulas variável na admissão e no escape.

Contando com injeção indireta multiponto, ele atinge torque máximo de 15,3/15,2 kgmf às 4.000 rpm e potência de 113/110 cv às 5.600 rpm, com etanol e gasolina, respectivamente.

O câmbio é automático CVT com simulação de seis (6) marchas e acoplamento por conversor de torque. Ele oferece modo Sport e L (low), mas não permite comando manual das marchas.

O porta-malas do Versa comporta bons 482 litros, mas o tanque de combustíveis, apenas 41 litros. Suas dimensões são: 4,49 metros de comprimento; 2,62 metros de distância entre-eixos; 1,74 metro de largura (sem contar os retrovisores) e 1,47 metro de altura.

Com baixo coeficiente de arrasto aerodinâmico (0,31), o Versa SR acelera de 0 aos 100 km/h em 10,7 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h, bons números para um carro com motor aspirado.

Design

O Versa tem o design espelhado no Sentra, sedan médio da marca. Lançado em 2020, o modelo ganhou a assinatura V-Motion que marca a dianteira com um aplique em “V” cromado.

Na reestilização da linha 2024, a grade principal foi ampliada, o elemento cromado em forma de “V” foi mantido, mas fragmentado em segmentos horizontais, aplicados nos extremos desta abertura.

Na lateral, apenas as rodas foram trocadas. Atrás, foi instalado um aerofólio sobre a tampa do porta-malas e a nova marca da Nissan substituiu a antiga, como também ocorreu na grade e no volante.

Nessa caracterização esportiva da nova versão SR, alguns poucos elementos são diferenciados. Externamente, os retrovisores pintados em preto brilhante e os emblemas SR aplicados na grade dianteira e na tampa do porta-malas são as mudanças.

Interior

Internamente, o revestimento do painel em material sintético na cor preta e com costuras aparentes em linha alaranjada, quase vermelha, é a identidade esportiva da versão.

Essa mesma combinação se estende aos bancos que contam com bordas no mesmo tom laranja e algumas faixas e texturas brancas.

Raro de se ver nas quatro portas, existe revestimento macio ao toque nas éreas de apoio e de encosto dos braços e os puxadores das mesmas são feitos em material que imita fibra de carbono.
Acabamentos imitando alumínio fosco, peças em preto brilhante e algumas cromadas, como as maçanetas, por exemplo, compõe um conjunto interno de ótima qualidade.

Nissan Versa SR
Crédito: Diário do Comércio / Amintas Vidal

A cabine do Versa acomoda pernas e ombros de cinco adultos com relativo conforto. Quatro viajam folgados, mas a cabeça dos passageiros com mais de 1,80 metro esbarra no teto na parte traseira.
A ergonomia do Versa é acertada. Os bancos dianteiros permitem que se assente bem baixo. Os comandos estão todos à mão e o ar-condicionado e o multimídia possuem botões físicos, giratórios para as funções principais e de pressão para as secundárias, arquitetura ideal.

O sistema de refrigeração do Versa SR é analógico e eficiente em tempo de resfriamento e manutenção da temperatura. A intensidade da ventilação é boa e o ruído é condizente com a categoria do carro.

Multimídia

A despeito do espelhamento com cabo, recurso ultrapassado, a central multimídia foi muito estável por toda a avaliação.

Ter botões físicos e completos é ótimo, e seus grafismos são de fácil leitura. A tela é pequena para os padrões atuais e falta brilho para ser visível em situações de muita claridade a bordo.

O sistema de câmeras com visão de 360º ajuda em diversos tipos de manobras, tanto em marcha à ré, como para frente.

É possível escolher visualizar a imagem ampliada da câmera direita, facilitando enxergar as guias em balizas. Uma tela maior e imagens com melhor definição seria o ideal.

O computador de bordo, as informações do veículo e o conta giros são exibidos em uma tela HD de 7 polegadas com 12 funções.

Controlado por botões localizados no volante, este painel oferece páginas claras, variadas e úteis que ajudam muito na navegação, assim como o velocímetro analógico de fácil leitura.

Com desempenho satisfatório, sem ser empolgante, destacam-se conforto acústico e de marcha

A direção elétrica do Nissan Versa SR é bem leve para manobras urbanas e fica mais pesada e direta com o aumento da velocidade, o suficiente para continuar confortável e ser segura em estradas.

Aparentemente, a Nissan extraiu todo o potencial deste conjunto de motor e câmbio. É perceptível que ele “se vira” para dar desempenho ao Versa.

Em diversos níveis de aceleração, a programação do câmbio equilibra as relações continuamente variáveis com as pré-programadas. Acelerando suavemente, as relações são multiplicadas continuamente.

Nissan Versa SR
Crédito: Diário do Comércio / Amintas Vidal

Nos cursos intermediários do acelerador, o deslocamento começa com as relações variáveis para só depois bloquear em uma pré-programada, programação que compensa a menor disponibilidade de torque abaixo das 4.000 rpm.

Com o acelerador todo acionado, a primeira marcha é mantida até às 6.000 rpm e o processo se repete nas cinco marchas seguintes, buscando explorar o máximo do motor. Assim, o Versa fica ágil para uma condução familiar e responsável, mas está longe de ser um esportivo.

Qualidades

Na verdade, a grande qualidade do Versa é o conforto acústico e o de marcha. Além do uso de materiais de isolamento robustos, guarnições duplas, carpetes e espumas expandidas, a amplitude de relações do câmbio CVT deixa a rotação do motor muito baixa, contribuindo com o silêncio a bordo.

Aos 90 km/h é possível circular às 1.600 rpm e aos 110 km/h, às 1.900 rpm. Em ambas situações, não se escuta o motor.

Na velocidade mais baixa, o ruído dos pneus é tudo que se ouve. Na mais rápida, o vento contra a carroceria aparece e soma-se ao primeiro barulho.

Curiosamente, o conforto acústico circulando aos 110 km/h é maior, pois o resultado da somatória de ambos os sons é mais agradável aos ouvidos do que apenas o ruído dos pneus.

Se essas características garantem conforto acústico, a falta de recursos para operar as seis marchas simuladas não ajuda a deixar o carro em freio motor.

A tecla Sport reduz as relações de marcha, deixa as acelerações mais imediatas, mas não segura tanto o carro nas reduções.

A posição L do câmbio é útil para ladeiras, por exemplo, mas é muito curta para reter o carro em velocidades maiores.O ide

al seriam as aletas atrás do volante para comutar as marchas livremente ou, pelo menos, a possibilidade de trocá-las através da própria alavanca de marchas.

Suspensão

No Versa, sua grande estabilidade e a prioridade do acerto de suas suspensões transmitem muita segurança. Mesmo mais rígidas, elas entregam muito conforto de marcha em pisos lisos ou ondulados.
Em pisos mal conservados e em lombadas mais salientes o conjunto sofre para isolar a cabine, trabalha no limite do curso e deixa raspar o fundo quando o carro está pesado, com pessoas e bagagem.

Para um carro com motor aspirado, o Versa SR se mostrou econômico. Em nosso teste padronizado de consumo rodoviário, realizamos duas voltas no percurso de 38,4 km, uma mantendo 90 km/h e outra os 110 km/h, sempre conduzindo economicamente. Na volta mais lenta ele atingiu 14,1 km/l. Na mais rápida, 12,4 km/l, sempre com etanol no tanque.

Em nosso circuito urbano de 6,3 km realizamos quatro voltas, totalizando 25,2 km. Simulamos 20 paradas em semáforos com tempos entre 5 e 50 segundos.

Vencemos 152 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo do acidentado percurso. Nessas condições severas, o Versa SR finalizou o teste com 7,0 km/l, também com etanol.

O Versa SR custa R$ 12,80 mil a menos do que a versão Exclusive que oferece, a mais, ar-condicionado digital, alguns recursos de ADAS, rodas aro 17 polegadas e revestimento sintético que imita couro nos bancos.

Para quem aprecia um visual um pouco mais esportivo, e não faz questão destes equipamentos, a Versão SR é uma ótima opção.

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