Veículos

Nova geração da Ducati Scrambler chega ao Brasil

Modelo desembarca com preço especial de lançamento de R$ 72,99 mil
Nova geração da Ducati Scrambler chega ao Brasil
Crédito: Divulgação Ducati / Alberto Cervetti Matteo Cavadini

Para reescrever sua própria história, às vezes é preciso pressionar o botão de avanço rápido.
Foi isso que, segundo a Ducati, a Scrambler fez com esta nova geração, que se tornou mais contemporânea e com uma personalidade mais vibrante.

É a primeira coleção exclusiva de capas intercambiáveis, confirmando a importância do conceito de personalização dentro do universo Scrambler.

O modelo Scrambler é a uma boa escolha para aqueles que querem expressar sua personalidade por meio de uma motocicleta com design único e reconhecível, dinâmica e divertida, acessível e segura para o uso diário.

O motor Desmodue da nova geração da Ducati Scrambler foi modernizado em seu conteúdo e agora está equipado com uma nova embreagem de oito placas, que é mais suave na operação.
A embreagem também é mais compacta, permitindo que o volume lateral de sua tampa seja reduzido e oferecendo mais espaço para o pé do piloto.

Moto Ducati Scrambler
Crédito: Divulgação Ducati / Alberto Cervetti Matteo Cavadini

A nova Ducati Scrambler também foi renovada em seu conteúdo técnico e ficou mais leve em um total de 4 kg, obtendo uma motocicleta mais manejável e fácil de pilotar. Com isso, a Scrambler torna-se o modelo mais leve da marca italiana à venda no Brasil.

A motocicleta está mais divertida e segura graças à introdução do gerenciamento do acelerador Ride-by-Wire.

O sistema faz com que a resposta do motor seja rápida e progressiva em todas às velocidades e ângulos de abertura do acelerador, além de permitir a adoção do Controle de Tração, possibilitando que a “personalidade” da moto seja alterada por meio de dois modos de pilotagem: Road e Sport.

A Scrambler também conta com controle de tração ajustável em 4 níveis de intervenção e que pode ser desativado.

O equipamento padrão é completado pelo ABS para curvas, essencial para tornar a pilotagem mais segura.

Graças à introdução do Ride by Wire, a nova geração do motor Desmodue tem a opção de montar o Quick Shift up/down, disponível como acessório no restante da linha.

Moto Ducati Scrambler
Crédito: Divulgação Ducati / Alberto Cervetti Matteo Cavadini

Também disponível como acessório está o sistema multimídia Ducati, que oferece a capacidade de gerenciar músicas e chamadas conectando o smartphone à motocicleta.

Estilo diferenciado

O design da lanterna traseira, que permanece totalmente em LED, também evoluiu, mantendo o clássico e reconhecível formato de semicírculo. Os piscas também são em LED.
O tanque de aço foi redesenhado e equipado com uma tampa intercambiável que, juntamente com os para-lamas e os detalhes do farol, dá cor à motocicleta e permite uma personalização fácil, rápida e completa.

As elegantes tampas de alumínio anodizado abaixo do tanque completam o design renovado da frente da motocicleta.

A nova instrumentação com cluster TFT colorido de 4,3 polegadas e HMI dedicada torna a Scrambler mais moderna, integrando-se perfeitamente ao estilo da motocicleta em suas formas e exibição de informações.

O motor Desmodue de dois cilindros tem novas tampas de embreagem e alternador com o logotipo “X”, enquanto as tampas da correia agora têm um formato mais refinado, de acordo com o novo estilo da moto.

O escapamento, também evoluído, tem linhas mais essenciais e o giro dos cabeçotes deixa o motor totalmente exposto.

O chassi é totalmente novo e contribui de forma importante para a redução geral do peso da motocicleta. O quadro de treliça foi atualizado e ficou mais leve.

O braço oscilante é novo e agora é combinado com um amortecedor reposicionado em direção ao centro da motocicleta.

O motor também passou por algumas atualizações que reduziram seu peso. Finalmente, para uma sensação mais esportiva, o quadro traseiro agora é separado do quadro principal.

As melhorias na pilotagem também vêm de um ângulo de direção ligeiramente maior que contribui para a facilidade de uso tanto em manobras quanto no trânsito da cidade.
As rodas com novo design confirmam os tamanhos de 18 polegadas e 17 polegadas na dianteira e na traseira, respectivamente.

Elas são calçadas com pneus Pirelli MT60 RS 110/80 ZR18 na dianteira e 180/55 ZR17 na traseira.

Motor de dois cilindros e 803 cc gera 73 cv de potência e 65,2 Nm de torque

O motor Desmodue da Ducati Scrambler está modernizado em seu conteúdo, cerca de 2,5 kg mais leve do que a geração anterior e agora está equipado com uma nova embreagem de oito discos com uma tração mais suave.

Trata-se de um L-twin, com duas válvulas, refrigerado a ar e a óleo, com 803 cc, aprovado pelo Euro 5.

O motor Scrambler de dois cilindros, projetado para favorecer o funcionamento e a aceleração suaves em todas as rotações, tem uma potência de 73 cv a 8.250 rpm e um valor de torque de 65,2 Nm a 7.000 rpm. Ele tem um diâmetro de 88 mm e um curso de 66 mm.

Esse motor apresenta cárteres de embreagem e alternador e tampas em alumínio. As tampas de plástico das correias permitem uma redução de peso de cerca de 400 gramas.

A nova Ducati Scrambler é equipada com um tambor de câmbio montado em rolamentos, o que permite uma troca de marchas mais suave e precisa.A em

breagem também é mais compacta, o que possibilitou a redução da carga lateral de sua tampa, oferecendo assim mais espaço para o pé do motociclista.

Icon

A versão Icon representa a Ducati Scrambler por excelência. O novo tanque é o elemento que molda o conceito de personalização da nova Ducati Scrambler Icon.

De fato, a parte colorida é uma cobertura substituível, assim como os para-lamas, as etiquetas nas rodas e as pequenas coberturas dos faróis dianteiros.

A cor padrão Thrilling Black vem acompanhada por outras oito, disponíveis como kits de acessórios, para vestir a nova Ducati Scrambler Icon de formas diferentes.

Moto Ducati Scrambler
Crédito: Divulgação Ducati / Alberto Cervetti Matteo Cavadini

As cores disponíveis incluem, por exemplo, Rio Celeste, que representa uma das tonalidades mais claras e vivas na escala de cores da Ducati Scrambler.

Ou Jade Green, que é inspirado no jade e se distingue por um brilho suave, ou Velvet Red.
A Scrambler Icon apresenta um guidão revisado que é mais baixo e mais próximo do piloto, permitindo mais controle sobre a motocicleta.

O assento foi redesenhado, com um formato mais cônico e aerodinâmico. Completando o design dessa nova geração da Icon, há painéis laterais pretos sob o assento com grafismo da Ducati Scrambler.

Suspensão

A suspensão é Kayaba e usa um garfo invertido de 41 mm e um amortecedor com pré-carga de mola ajustável.

Ambos permitem um curso de roda de 150 mm para melhor lidar com qualquer aspereza da estrada.

Para garantir o máximo desempenho de frenagem, um único disco de 330 mm de diâmetro foi montado na dianteira, acoplado a uma pinça monobloco Brembo de quatro pistões com fixação radial. Na traseira, por outro lado, há um disco de 245 mm e uma pinça de pistão único.

O preço especial de lançamento (R$ 72,99 mil) é válido para as primeiras 50 unidades comercializadas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas