Nova geração da Honda ADV traz motor mais potente e evoluções técnicas

Lançada no princípio de 2021, a Honda ADV herdou da X-ADV, o conceito de scooter aventureira.
O sucesso mundial da antecessora, dotada de motor bicilíndrico de 750 cc, foi repetido pela ADV equipada com o motor de 150 cc da Honda PCX.
Genuína aventureira urbana, a Honda ADV atraiu clientes entusiasmados pela estética Adventure, na qual formas agressivas e robustas exaltam um estilo de vida ousado.
Para além destes fãs, outra significativa parcela de usuários foi atraída por aspectos como as suspensões de curso elevado, pneus mistos e uma posição de pilotagem que favoreceu utilizações com mais conforto em pisos irregulares.
O resultado desta proposta foi de nada menos do que 50 mil unidades (até novembro de 2024) fabricadas em Manaus (AM), número que confirma a plena da adequação do modelo às condições brasileiras e necessidades de diferentes tipos de usuários.
Para 2025, a Honda ADV traz uma evolução, chegando à sua segunda geração aperfeiçoada em diversos aspectos, técnicos e estéticos, porém preservando a personalidade que fez dela uma scooter exclusiva no segmento.
Agora, a Honda ADV 160 chega à linha 2025, com o caráter exclusivo reforçado por inúmeras modernizações.
O motor da ADV 160 2025 é certamente um dos pontos altos desta nova geração. É o mesmo que equipa a Honda PCX 160, apresentada há cerca de dois anos, motor este que pertence à geração eSP+ (enhanced Smart Power Plus) caracterizada pelo aumento da capacidade cúbica e adoção do cabeçote de quatro válvulas, que proporcionou a elevação de potência e torque.
A chegada do sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control) é outro ponto de evolução da ADV 160 (2025), pois permite o melhor aproveitamento da potência e torque com segurança, já que atua para limitar perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência.
No que diz respeito à transmissão, a ADV 160 mantém o sistema CVT (Continuous Variable Transmission).
O chassi da scooter foi redesenhado, proporcionando aumento de resistência em razão do desempenho superior oferecido pelo motor.
O mesmo pode ser dito em relação às suspensões com novo ajuste, preservando as mesmas características: telescópica na dianteira e com dois conjuntos mola/amortecedor na traseira.
A frenagem permanece com disco na dianteira e traseira, com sistema ABS de um canal à frente.
Design
Do ponto de vista do design, a ADV 160 traz modernizações sem alterar sua personalidade.
Os destaques são o para-brisa regulável mais protetivo, a nova conformação do assento que resultou em menor distância deste em relação ao solo, compartimento sob o assento de maior dimensão, novo painel LCD e atualizações na carenagem.

Importante elemento, seja do ponto de vista do design como da praticidade, é o para-brisa, de maiores dimensões, que permanece com dois níveis de regulagem, que altera em 75 mm a altura da posição mais baixa à mais alta.
O painel LCD tem design inédito, e incorpora um conta-giros às diversas informações oferecidas, entre as quais o indicador de consumo de combustível (médio e instantâneo), hodômetro (A, B e Total), velocímetro digital, nível de combustível, voltímetro, temperatura do ar e aviso para troca do óleo.
Luzes alerta monitoram o funcionamento do HSTC (on/off) temperatura do motor, sistema ABS, Smart Key e o Idling Stop, entre outras.
Um comando multifuncional posicionado entre guidão e painel permite selecionar diferentes operações como ligar e desligar o HSTC ou acessar o menu de configurações.
Estética
Elementos importantes do ponto de vista estético, como o para-lama dianteiro e a ponteira de escape, têm desenho inédito, assim como a cobertura do radiador do sistema de arrefecimento.
O assento foi redesenhado e está mais estreito em sua porção anterior, o que ajuda nas manobras de estacionamento pela maior facilidade de movimentação das pernas e alcance dos pés no solo.

Característica indissociável das scooters, o compartimento sob o banco ganhou dois litros de capacidade (de 27 para 29 litros), o que permite abrigar um capacete integral e outros objetos como traje impermeável, bolsa ou pasta de documentos.
O comando de abertura do banco é uma tecla posicionada à direita do escudo frontal, logo abaixo do comutador da trava de guidão e partida.
Tal tecla aciona, também, a portinhola de acesso ao bocal do tanque de combustível, que traz encaixe para a tampa do reservatório durante a operação de abastecimento.
A chave presencial do tipo Smart Key pode acionar um útil alarme antifurto. Um prático porta-luvas na porção esquerda do escudo frontal tem 2 litros de capacidade e conta com tomada USB para facilitar a recarga de smartphone.
As alças traseiras destinadas ao passageiro, as pedaleiras e a porção do banco elevada proporcionam segurança, conforto e relaxamento durante trajetos a dois.
Potência foi elevada de 13,2 cv para 16 cv e a scooter conta com câmbio CVT
A scooter Honda ADV é equipada com o inédito motor monocilíndrico SOHC de quatro válvulas arrefecido a líquido. Como já dito anteriormente, ele incorpora a tecnologia eSP+.
A potência máxima foi elevada de 13,2 cv do ADV precedente para 16 cv. No torque máximo, o ganho foi de 1,38 kgmf para 1,49 kgmf.
A elevação da capacidade cúbica de 149,3 para 156 cm3 deriva do diâmetro do cilindro aumentado de 57,3 mm para 60,0 mm. Já o curso teve redução, de 57,9 mm para 55,5 mm.
O curso do pistão menor criou o espaço para o novo cabeçote de quatro válvulas. Outra alteração diz respeito à taxa de compressão, que de 10,6:1 passou a 12,0:1.

A câmara de combustão compacta dotada de quatro válvulas aumentou a eficiência do motor pela maior capacidade de admissão da mistura ar-combustível e sucessiva exaustão de gases queimados.
Um novo virabrequim, mais rígido, permitiu alcançar rotações elevadas e maior potência com reduzidas vibrações e ruído.
Um sistema que direciona um jato de óleo na parte interna do pistão, tecnologia já usada no motor da CRF 450R, permite melhor arrefecimento e avanço do ponto de ignição, favorecendo a entrega de potência e durabilidade.
O motor da ADV 160 conta com um tensor hidráulico da corrente do comando que reduz as vibrações internas, melhorando a economia de combustível e a eficiência do motor em geral.
Transmissão
O sistema CVT foi especificamente ajustado para a ADV 160 e a maior potência e torque de seu novo motor.
Reconhecido por atuar de maneira progressiva, a conexão entre o acionamento do acelerador e o consequente ganho de velocidade é uma importante qualidade deste sistema de transmissão, e diretamente relacionada ao prazer de pilotar e pleno controle da scooter nas mais variadas situações de utilização.
O chassi de aço tipo monobloco da ADV 160 2025 foi redesenhado para se adequar à maior potência e torque oferecidos pelo novo motor. A geometria do chassi, com ângulo de cáster de 26,5º e trail de 85 mm, permite a agilidade ideal tanto em uso urbano como nos trajetos realizados em estradas sem pavimentação.
A suspensão dianteira do tipo telescópico oferece um curso de 130 mm, garantindo conforto e competente absorção das irregularidades.
Na traseira, o sistema de suspensão se vale de um par de conjuntos mola-amortecedor com reservatório separado, Twin Subtank Showa, com curso de 110 mm e mola progressiva de três estágios.
As rodas de liga leve são calçadas com pneus sem câmera tipo on-off, de medida 110/80-14 na dianteira e 130/70-13 na traseira.
O freio a disco dianteiro tipo Wave tem 240 mm dispõe de cáliper de duplo pistão e sistema ABS. Na traseira o disco, também tipo Wave, tem 220 mm e cáliper de pistão simples.
A Honda ADV 160, linha 2025, chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de janeiro do próximo ano.
A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão).
O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
As cores disponíveis são vermelho perolizado e cinza metálico. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 24,53 mil.
Ouça a rádio de Minas