Peugeot 208 chega à linha 2025 com visual renovado

A Peugeot apresentou a renovação do seu hatch 208. O modelo, agora, conta com quatro versões: Active, Style, Allure e o retorno da “esportiva” GT.
A antiga versão de entrada, Like, deixa de ser ofertada, bem como a versão 100% elétrica (e-208). A GT entra no lugar da Griffe.
Desde que o primeiro Peugeot 205 conquistou o mundo com seu design global até os dias de hoje, com o novo 208 fabricado na Argentina, a marca passou as últimas quatro décadas apostando na inovação com a série 200.
Lançado em 1983, o compacto Peugeot 205 redefiniu sua categoria e deu origem a uma família de modelos que já ultrapassou 20 milhões de unidades vendidas nos cinco continentes, segundo a fabricante francesa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Em 2020, o Peugeot 208 foi o primeiro a adotar a plataforma CMP (Common Modular Platform) na unidade de produção de El Palomar (Argentina) da Stellantis.
Destacando-se por sua modularidade, essa plataforma permite o desenvolvimento de veículos com diferentes silhuetas para diversos segmentos, além de oferecer maior liberdade estilística às equipes de design na criação de novos modelos.
Design
A dianteira apresenta a nova identidade da marca, introduzida no utilitário esportivo 2008.
Além da evolução no design do logotipo, a nova assinatura luminosa se destaca nos faróis e nas lanternas traseiras.

A nova assinatura luminosa se destaca nos faróis e nas lanternas traseiras de LED, acompanhada pela grade na cor da carroceria, rodas diamantadas de 17 polegadas e arcos das rodas em preto brilhante.
Versão GT
O lançamento marca o retorno da designação GT da marca, oferecendo a experiência dos modelos Gran Turismo.
A versão é equipada com faróis Full LED, 6 airbags, acionamento automático das luzes, farol alto automático, reconhecimento e exibição de limites de velocidade, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa, sensor de chuva, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, câmera de visão traseira VisioPark 180°, spoiler na porta traseira e um exclusivo volante revestido em couro com o emblema GT.
Motores e câmbios
O novo 208 conta com duas opções de motores. Para as versões de entrada, o 1.0 aspirado combinado com uma transmissão manual de cinco (5) velocidades que entrega 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, quando abastecido com etanol.
Para a Allure e a GT, a Peugeot oferece o motor 1.0 turboalimentado (Turbo 200), de três cilindros, com 130 cv e 200 Nm (20,4 kgfm) de torque.
Ou seja, o hatch deixa de contar com a opção do motor 1.6 16V, que entregava 115/118 cv (gasolina/etanol) e 16,1 kgfm de torque para ambos os combustíveis.

Os dois motores a gasolina combinam baixos custos de manutenção, robustez e suavidade de operação, de acordo com a Peugeot.
Esses resultados são alcançados graças a componentes como o turbocompressor com wastegate eletrônico, a injeção direta de combustível e o exclusivo sistema MultiAir III, que proporciona um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.
Outro destaque do trem de força é a aceleração. A potência e o torque aumentados, combinados com uma estrutura robusta e leve, levam o hatch de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, obviamente, nas versões com motor turbo.
Combinado com a transmissão automática CVT que simula sete (7) velocidades, o motor Turbo 200 também proporciona economia de combustível, tanto na estrada quanto na cidade.
Modos de operação
A transmissão automática CVT oferece três modos de operação. No modo Automático, a configuração se ajusta ao estilo de condução do motorista, equilibrando desempenho, eficiência e conforto.
O modo Manual é destinado àqueles que gostam de estar sempre no controle e permite trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou dos paddles atrás do volante.
Por fim, o modo Sport intensifica a esportividade ao dirigir, ajustando a direção, o controle de estabilidade e o mapeamento do acelerador.
Além disso, otimiza a resposta e o tempo de troca de marchas, aproveitando ao máximo a potência do motor Turbo 200.
Esse tipo de transmissão automática foi projetado com um óleo lubrificante vitalício, ou seja, não precisa ser trocado durante toda a vida útil do veículo. Isso aumenta a durabilidade e reduz os custos de manutenção.
Com mais de 10 anos do seu lançamento, i-Cockpit ainda se destaca
Em 2012, a primeira geração do Peugeot 208 tornou-se o primeiro veículo de produção da marca a ser equipado com o i-Cockpit.
Essa inovação não surgiu por acaso: os carros-conceito da marca desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento dessa nova posição de condução.

Inovador para a época, com sua estrutura em três níveis e volante compacto, o i-Cockpit rapidamente se tornou uma marca registrada dos modelos da Marca do Leão lançados nos últimos anos.
Nos veículos mais recentes, o conceito evoluiu, ampliando a conectividade e proporcionando uma experiência imersiva com tecnologia 3D.
Com conforto e ergonomia em sua essência, ele tem quatro componentes principais: volante compacto, para otimizar a capacidade de manobra; quadro de instrumentos elevado projetado para aumentar o conforto e a segurança do motorista, minimizando distrações e mantendo o foco na estrada; tela sensível ao toque posicionada ao alcance dos dedos e na linha de visão do motorista e conjunto de teclas de atalho que oferece acesso direto às principais funções do veículo.
O quadro de instrumentos digital oferece uma interface moderna e intuitiva, permitindo rápida visualização das informações essenciais.
Com opções de telas configuráveis, o motorista pode escolher entre o modo de mostrador tradicional, o modo minimalista que exibe apenas informações relevantes para evitar distrações, o modo de condução com dados sobre assistências ao motorista (exclusivo da versão GT) ou, ainda, dois modos totalmente personalizáveis para selecionar quais informações exibir.
Na versão Allure, a tela é em 2D, enquanto a versão GT conta com uma exclusiva tela 3D, que adiciona um toque de modernidade e sofisticação com seu efeito tridimensional.
Tecnologias
O interior do novo 208 oferece uma ampla gama de conveniências. O volante é ajustável em altura e profundidade.
O hatch conta com uma tela sensível ao toque de 10 polegadas com integração CarPlay, Android Auto e bluetooth sem fio.
Há, também, um novo carregador indutivo de 15 W para smartphones e espelhos de cortesia para o motorista e o passageiro.
As versões Allure e GT são equipadas com controle automático de climatização digital, enquanto a Active oferece ar-condicionado manual, além de um sistema keyless.
A versão Allure pode ser equipada com teto panorâmico, revestimento com material sintético que imita o couro para bancos e volante, chave presencial e carregador por indução. Para isso, é preciso adquirir o pacote, opcional, Pack Advance.
O novo 208 oferece a opção das seguintes cores para a carroceria: branco Banquise, branco Nacré, preto Pérola Nera e cinza Artense, com o cinza Selenium sendo a nova adição à paleta do modelo.
Até o fechamento desta edição, a Peugeot ainda não havia informado os preços para a linha 2025 do hatch 208.
Ouça a rádio de Minas