Peugeot apresenta linha 2025 do 2008 com motorização turbo

Um carro novo, com design impactante e único. Assim é a linha 2025 do Peugeot 2008, principal lançamento da marca na América do Sul neste ano. O utilitário esportivo (SUV) foi apresentado para a imprensa especializada na quarta-feira (7 de agosto).
Com a chegada da nova gama, a Peugeot traz de volta ao portfólio a versão GT, que exibe uma pegada mais esportiva.
O lançamento do novo 2008 representa a estreia no País da mais atual identidade da Peugeot, um design assinalado por traços únicos e inconfundíveis, igualmente replicados globalmente.
Design
As novidades começam pela nova assinatura luminosa, que é caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED. Elas são integradas nas inserções do para-choque.
Ao centro, destaca-se a grade frontal que apresenta o novo logotipo Peugeot, que pode receber tratamento em preto brilhante ou bodycolor, dependendo da versão, e se estende até os faróis que completam essa marca única.

A assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED. Elas são interligadas por uma faixa em preto brilhante. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.
Na lateral, o destaque fica por conta das rodas de liga-leve diamantadas de 17 polegadas, dotadas de um ousado e chamativo desenho que recebe o novo emblema da marca ao centro.
As maçanetas externas acompanham a cor do veículo em todas as versões, enquanto as capas dos retrovisores são em preto brilhante, mesmo tratamento aplicado às barras de teto, também disponíveis para toda a gama.
Para as versões GT, adicionam-se o teto biton na cor preta, a badge GT e um adesivo esportivo aplicado na coluna C.
Interior
No interior, o destaque continua sendo o Peugeot i-Cockpit. O volante (de dimensões reduzidas e base achatada) fica em posição mais baixa em relação ao quadro de instrumentos digital, que é mais elevado do que o normal, o que evita que o motorista desvie sua atenção da estrada.
O i-Cokpit ainda inclui uma tela touchscreen de 10,3 polegadas do sistema multimídia i-Connect, de fácil alcance e na linha de visão do motorista. Abaixo dela, as teclas de “alternância” que permitem acesso direto às principais funções do veículo.

As versões Active e Allure contam com painel digital 2D. Para as versões GT, o sistema adiciona painel digital 3D e tecnologia holográfica. O multimídia passa a contar com espelhamento sem fiodos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
O interior é escurecido e apresenta aplicação de detalhes cromados em alguns pontos, como maçanetas internas, frisos dos difusores de ar e painel.
Por falar em painel, ele recebe revestimento Carbon em todas as versões, enquanto o acabamento e o estilo dos bancos variam de acordo com a configuração, podendo mesclar tecido e material sintético que imita o couro, revestimento 100% em material sintético que imita o couro, ou Alcântara.
De série
Dentre os itens de conforto e comodidade, que são de série, destaque para: ar-condicionado automático digital; acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); sensor de chuva; freio de estacionamento eletrônico; banco do motorista com regulagem de altura; retrovisores externos com comandos elétricos (+ rebatimento eletrônico a partir da versão Allure); luzes indicadoras de direção nos retrovisores; câmera e sensor de estacionamento traseiro (versão Active); Visio Park 360° (versões Allure e GT), carregamento de smartphone por indução (versões Allure e GT) e teto solar panorâmico (versão GT).
O Visio Park 360° é um sistema de assistência que integra câmeras dianteira e traseira. Com imagens captadas em alta definição e transmitidas diretamente na tela da central multimídia, o sistema proporciona uma visão geral do entorno do veículo, oferecendo uma ajuda muito precisa para as manobras e estacionamento do veículo.
Versões e Preços
Peugeot 2008 Active (R$ 119,99 mil) – a versão de entrada conta com: faróis em LED; DRL em LED em formato de “Garra de Leão”; rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas; multimídia i-Connect 10,3 polegadas e i-Cockpit 2D digital.
Peugeot 2008 Allure (R$ 129,99 mil) – a versão intermediária conta com todos os itens da Active acrescidos de: carregador de smartphone por indução; bancos em material sintético que imita o couro; retrovisores externos com rebatimento eletrônico; chave presencial (abertura e fechamento de portas); sensor de estacionamento dianteiro; câmera 360° (Visiopark 360°) e alerta de ponto cego.
Peugeot 2008 GT (R$ 149,99 mil) – a versão topo de linha traz os itens da Allure acrescidos de: conjunto óptico em LED em formato de “Garra de Leão”; teto biton; teto solar panorâmico; i-Cockpit 3D; identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos; grade bodycolor; pedais esportivos em alumínio; Paddle Shift para troca de marchas no volante; bancos exclusivos em material sintético que imita o couro com costura verde GT, 6 airbags e Peugeot Driver Assist.
*Oferta especial de lançamento
Motor 1.0 turbo, de 3 cilindros, equipa todas as versões do utilitário renovado
Todas as versões do novo Peugeot 2008 são equipadas com o motor Turbo 200, que gera 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol (125 cv com gasolina), e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina.
Este propulsor 1.0 faz parte da família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis, e é conhecido por entregar desempenho e eficiência pelo uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.
Ele traz turbocompressor com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa, além de injeção direta de combustível, bloco 100% em alumínio, que garante uma estrutura robusta e leve, e o exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.
O novo motor trabalha em conjunto com o câmbio CVT de sete (7) velocidades. Automático, oferece a possibilidade de trocas manuais por meio da própria alavanca do câmbio ou através de “borboletas” (paddle shifts) atrás do volante.
O SUV conta com o modo Sport, que garante uma tocada mais esportiva e dinâmica, atuando na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e alterando o tempo de resposta e de troca de marchas, a fim de garantir melhor aproveitamento da potência máxima do motor.
Segurança
Em termos de segurança, o modelo conta com freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, programa eletrônico de estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, piloto automático e limitador de velocidade, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, Hill Assist e freio de mão com acionamento elétrico.
Para completar, quatro airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais, e seis airbags no caso da versão GT, adicionando dois de cortina.
O pacote Peugeot Driver Assist torna mais amplo o pacote de série da versão GT, incluindo: Alerta de Ponto Cego (Allure e GT); Alerta de Colisão; Frenagem de Emergência Automática; Auxílio de Farol Alto; Reconhecimento Automático de Sinalização de Velocidade; Detector de Fadiga e Alerta e Correção de Permanência em Faixa.
Produzido na fábrica de Palomar, na Argentina, o novo Peugeot 2008 está disponível em cinco cores para a carroceria: preto Perla Nera (metálica), branco Nacré (perolizada), azul Quasar (metálica), cinza Artense (metálica) e cinza Selenium (metálica), esta última, exclusiva para a versão GT.
Ouça a rádio de Minas