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Porsche lança nova geração do Taycan no Brasil

Esportivo 100% elétrico tem dez versões disponíveis no País em sua linha 2025
Porsche lança nova geração do Taycan no Brasil
Crédito: Divulgação Porsche

A nova geração do Porsche Taycan já desembarcou no Brasil. As novas versões têm mais potência, maior autonomia, aceleração mais vigorosa e carregamento mais rápido, segundo a fabricante.

Agora serão dez opções disponíveis para o consumidor brasileiro, com destaque para as versões Turbo GT pacote Weissach, que desenvolve 1.034 cv e ultrapassa os 300 km/h, e a estreia do Cross Turismo Turbo, que cria nova referência de esportividade para uma versão 100% elétrica com dotes aprimorados de espaço interno.

A gama de modelos do esportivo com propulsão totalmente elétrica nunca foi tão ampla no nosso mercado: ele traz duas variações de carroceria (sedan e cross turismo), tração traseira ou permanente nas quatro rodas e vários níveis de potência, que podem variar de 408 cv a 1.034 cv (1.108 cv no Attack Mode).

De acordo com a Porsche, o Taycan e o Taycan Turbo S atingem os 100 km/h a partir do zero em apenas 4,8 e 2,4 segundos, respectivamente. Isso os torna 0,6 e 0,4 segundos mais rápidos do que as versões anteriores.

Porsche Taycan
Crédito: Amintas Vidal

A performance aprimorada na aceleração é resultado de uma entrega maior de potência. Por exemplo, o Taycan base entrega 60 kW/81 cv a mais do que antes. No Taycan Turbo S, são mais 140 kW/190 cv com o Launch Control. Isso aumenta a produção do sistema do modelo topo para 700 kW/952 cv.

Autonomia

A autonomia foi ampliada em todas as versões. No Taycan Turbo S, por exemplo, a autonomia no critério do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) foi ampliada para até 425 km, um ganho de 147 km ou 53%.

O Taycan atualizado não apenas exige menos paradas de carga em viagens longas do que seu antecessor, mas também recarrega mais rápido: em estações de carga de DC de 800 volts, por exemplo, pode ser carregado com até 320 kW, ou seja, 50 kW a mais do que antes.

A janela de carga rápida da nova bateria de desempenho foi significativamente expandida.

Isso significa que capacidades de carga superiores a 300 kW podem ser mantidas por até cinco minutos, e capacidades de carga muito altas podem ser alcançadas mais rapidamente, mesmo em baixas temperaturas.

Porsche Taycan
Crédito: Amintas Vidal

Considerando algumas variáveis, isso pode reduzir pela metade o tempo necessário para ir de 10% a 80% de carga em comparação com o carro anterior.

No Taycan de primeira geração, o tempo de carga de 10% a 80% (a 15 ºC) é de 37 minutos. Sob as mesmas condições, o Taycan atualizado leva apenas 18 minutos, apesar de sua capacidade de bateria maior.

A Performance Battery Plus agora tem uma capacidade bruta de 105 kWh, contra 93 kWh da versão anterior.

Motor

A melhoria simultânea de desempenho e eficiência se deveu a diversos fatores, mas um dos destaques certamente aparece no trem de força equipado com um novo motor de eixo traseiro.

Ele dispõe de até 80 kW/109 cv a mais de potência do que seu antecessor em todos os modelos. Um inversor de pulso modificado com software otimizado, baterias mais potentes, gerenciamento térmico revisado, uma bomba de calor de última geração e uma estratégia de recuperação e tração integral modificada são os outros ingredientes que explicam a maior performance.

A capacidade máxima de recuperação durante a desaceleração em altas velocidades aumentou em mais de 30%, de 290 kW para até 400 kW.

Suspensão Active Ride

Todos os modelos dotados de tração permanente podem ser equipados com a nova suspensão Porsche Active Ride, a suspensão a ar é item de série.

Este sistema opcional supera outros conceitos de suspensão em todos os parâmetros e oferece uma performance em favor do conforto e da dinâmica de direção.E

quipado com amortecedores ativos com tecnologia de dois estágios, cada um conectado a uma bomba hidráulica operada eletricamente com tensão de 400V, o conjunto gera um fluxo de volume no amortecedor conforme a demanda e, portanto, pode construir forças entre a carroceria e as rodas de maneira rápida, altamente precisa e direcionada, que contrariam e quase compensam completamente as forças resultantes dos impactos contra o piso.

Um sistema de suspensão a ar, com uma única câmera para economia de peso, complementa essa tecnologia.

Turbo GT pacote Weissach

Dotado de um trem de força que entrega 1.034 cv com a utilização do overboost com o controle de largada, o novo Taycan Turbo GT pacote Weissach é o mais potente Porsche já produzido em série na história.

O torque máximo é de 1.240 Nm. Combinado ao sistema de tração permanente nas quatro rodas, o Taycan Turbo GT equipado com o pacote Weissach precisa de apenas 2,2 segundos para o sprint de zero a 100 km/h.

O modelo conta com a nova funcionalidade Attack Mode, importada da Fórmula E, que adiciona até 163 cv de potência ao conjunto por 10 segundos.

Comparado à função push-to-pass nos outros modelos Taycan, o Attack Mode oferece 50 kW/68 cv a mais de potência e é operado e disponibilizado de maneiras diferentes: como alternativa ao acionamento da tecla no centro do seletor de modos de condução, o Attack Mode também pode ser ativado e desativado através da borboleta à direita.

Aerodinâmica

Medidas adicionais de aerodinâmica incluem elementos defletores de ar na parte inferior do veículo e um novo difusor dianteiro.

Na traseira, o modelo com o pacote Weissach apresenta uma asa traseira fixa em acabamento de fibra de carbono com suportes de asa fixados à carroceria. O downforce total aqui é de até 220 kg.

Eliminar todos os itens desnecessários para performance em pista reduziu, aproximadamente, mais de 75 kg em comparação com o Taycan Turbo GT sem o pacote Weissach.

Em vez do sistema de bancos traseiros usual, há um revestimento de fibra de carbono leve e feito sob medida com um compartimento de armazenamento atrás dos encostos de banco para o motorista e passageiro dianteiro.

O relógio analógico do pacote Sport Chrono, que normalmente está presente no painel de instrumentos, também é dispensado, assim como os tapetes dos pés e do porta-malas, e é usado menos material de isolamento.

Porsche Taycan
Crédito: Amintas Vidal

O Taycan Turbo GT com pacote Weissach só tem uma porta de carregamento no lado do passageiro, que é operada manualmente em vez de eletricamente.

Vidro especial isolante de som e calor e o pacote de som Plus também economizam peso. Este último dispensa os alto-falantes traseiros e substitui o sistema de som Bose Surround.

Versões disponíveis para o Brasil

A nova família Taycan 2025 será composta pelos seguintes modelos, com as respectivas autonomias já pertencentes ao padrão de medições do Inmetro:

Taycan – potência de 300 kW/408 cv (ou 320 kW/420 cv com Pacote Performance Battery Plus), 410 Nm de torque máximo (ou 420 Nm), autonomia de 393 km, 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e 230 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 820 mil.

Taycan 4 – potência de 300 kW/408 cv, 585 Nm de torque máximo, e autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e 230 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 850 mil.

Taycan 4S – potência de 440 kW/598 cv, 710 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 875 mil.

Taycan GTS – potência de 515 kW/700 cv, 790 Nm de torque máximo, autonomia de 428 km, 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.010.000,00.

Taycan Turbo – potência de 650 kW/884 cv, 890 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e 260 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.175.000,00.

Taycan Turbo S – potência de 700 kW/952 cv, 1.110 Nm de torque máximo, autonomia de 425 km, 0 a 100 km/h em 2,4 segundos e 260 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.435.000,00.

Taycan Turbo GT Pacote Weissach – potência de 760 kW/1.034 cv, 1.240 Nm de torque máximo, autonomia de 442 km, 0 a 100 km/h em 2,2 segundos e 305 km/h de máxima. Preço: R$ 1.535.000,00.

Taycan 4 Cross Turismo – potência de 320 kW/435 cv, 610 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e 220 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 920 mil.

Taycan 4S Cross Turismo – potência de 440 kW/598 cv, 710 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e 240 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 935 mil.

Taycan Turbo Cross Turismo – potência de 650 kW/884 cv, 890 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.225.000,00.

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