Ram Rampage recebe novo motor turbo diesel na linha 2025

Em julho de 2024, publicamos uma matéria sobre a Ram Rampage Laramie equipada com o motor turbo diesel 2.0. Agora, a tarefa foi avaliar a mesma versão, porém equipada com o novo motor turbo diesel 2.2.
Mais potente, ele melhorou o comportamento dinâmico da picape e ainda ficou um pouco mais econômico que o antigo motor. O câmbio automático com nove marchas continua o mesmo.
Veículos recebeu a picape Ram Rampage Laramie turbo diesel 2.2, configuração mais barata desta versão voltada para o luxo.
Seu preço sugerido é R$ 283,99 mil, na pintura sólida vermelha. As outras cores custam R$ 2 mil a mais na etiqueta final.
Alguns destaques da versão Laramie são: central multimídia de 12,3 polegadas; conexão por aplicativo Ram Connect; quadro de instrumentos digital de 10,3 polegadas; carregador de celular por indução com resfriamento; ar-condicionado digital com duas zonas; bancos dianteiros com ajustes elétricos e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold. Rodas diamantadas 235/60 R18 e revestimento interno na cor marrom são exclusividades da versão.

Opcionalmente, a Laramie conta com um pacote de alterações estéticas. Denominado Night Edition, ele troca todos os cromados e os revestimentos internos pela cor preta.
Este opcional custa R$ 5 mil e não faz tanto sentido, pois o que diferencia a Laramie das demais versões são as peças cromadas e o interior na cor marrom, tornando-a a versão mais luxuosa.
Grade frontal, retrovisores, maçanetas, frisos, emblemas, para-choque traseiro e as rodas têm essa superfície reluzente.
Internamente, além de ser um acabamento mais sofisticado, o tom marrom conjuga-se com as partes em preto e realça as formas dos painéis e dos bancos.
Em termos de segurança, a Rampage Laramie é muito bem equipada. Sete airbags, controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de pontos cegos, sistema de permanência e centralização em faixas, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, comutação automática dos faróis e faróis e lanternas em full LED são os principais.
Motor
Novidade na Rampage 2025, o motor turbo diesel Patrola Serra passou a deslocar 2,2 litros. Antes, eram 2,0 litros.
Pistões menores, feitos em aço, possibilitaram a ampliação do volume cúbico. Sua injeção direta teve um aumento de 25% na pressão, atingindo 2.000 bar.
Além dessas evoluções, tecnologias já existentes foram aprimoradas. Novas calibrações foram aplicadas a três modernas peças com geometria variável: coletor de admissão, turbina e bomba de óleo.
Também otimizados, o intercooler refrigerado a água e o sistema EGR de recirculação dos gases são outros recursos do conjunto que elevaram os números do novo motor.
Sua potência subiu dos 170 cv para os 200 cv e em um menor regime de rotação. Antes, era às 3.750 rpm; agora, chega às 3.500 rpm.
Já o torque foi elevado dos 380 Nm (38,7 kgfm) para os 450 Nm (45,9 kgfm), também ocorrendo mais cedo: das 1.750 rpm para as 1.500 rpm.
Segundo a Ram, a Rampage Laramie acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 196 km/h, marcas um segundo e 10 km/h mais rápidas, respectivamente.
Câmbio
Câmbio e transmissão não mudaram. São nove marchas e tração integral sob demanda.
Automático convencional, o câmbio permite trocas manuais por meio da alavanca ou pelos paddle shifters, e a transferência ocorre em 4×2 ou 4×4, conforme a necessidade de tração. Esses sistemas receberam alterações para suportar as elevações de torque e potência.
A relação final das marchas foi alongada; o conversor de torque foi trocado por um mais robusto, assim como os diferenciais que transferem a força do motor para as rodas dianteiras e traseiras foram tratados para ficarem mais duráveis ao trabalharem sob maiores cargas.
Fechando as alterações mecânicas, os freios dianteiros foram redimensionados para conter uma picape mais potente e pesada, e o sistema de escapamento foi redesenhado para suportar o aumento na exaustão e, também, enquadrar o motor às normas de emissão vigentes.
Números – A carroceria da Rampage é mais volumosa externamente, se comparada à da Toro. Suas medidas são: 5,03 metros de comprimento (83 mm a mais), 1,87 metro de largura (41 mm a mais), 1,78 metro de altura (45 mm a mais) e 2,99 metros entre os eixos (4 mm a mais).
A caçamba da Rampage comporta 980 litros e, em seu tanque de combustível, 60 litros. Pesando 1.951 kg, a versão a diesel pode transportar 1.015 kg de carga útil e rebocar 400 kg.
Os números da Rampage Laramie para o off-road são: 223 mm de vão livre, 25,5° de ângulo de entrada, 27,5° de ângulo de saída e 23,9° de ângulo central.
A Rampage tem os melhores equipamentos que a Stellantis dispõe no Brasil. Todos vieram dos SUVs nacionais da Jeep e não ficam devendo em tecnologia para os importados da marca.
O ar-condicionado tem botões físicos para todas as funções, mas também pode ser comandado em página dedicada do multimídia.
Multimídia
O multimídia é o mais completo da Stellantis. Tem navegação nativa com informação de fluxo do trânsito on-line, internet a bordo, atendimento por ligação para fornecimento de informações ou pedido de assistência mecânica ou em acidentes, e conexão do carro com aplicativo de celular capaz de operar funções da picape e monitorá-la remotamente.
O conjunto de auxílios à condução é completo e funciona muito bem. O ACC é preciso e tem stop and go.

O alerta do ponto cego notifica rapidamente. Já a centralização nas faixas de rodagem, com correção de saída das mesmas, poderia ser melhor calibrada, pois a trajetória nas curvas não é tão regular como em outros sistemas ADAS da concorrência.
Os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e a câmera de marcha à ré, com guias que esterçam, são indispensáveis para manobrar a Rampage, pois ela é comprida e a traseira é alta.
Para um modelo pesado, a assistência elétrica da direção deixa o esterço leve em manobras de estacionamento e com peso adequado em velocidades maiores.
Conjunto da suspensão, independente nos dois eixos, também continua sendo um destaque da picape
O câmbio da Ram Rampage Laramie turbo diesel 2.2 é comandado por um botão giratório. Feito em metal, é sofisticado, mas tem duas limitações.
Ele gira mais rápido do que a indicação luminosa da posição engrenada, o que causa erros em seu uso, pois acabamos levando-o para uma posição além da desejada.
Sem uma posição para selecionar o modo manual de troca das marchas, é preciso ativá-lo por meio de qualquer um dos paddle shifters e desativá-lo pelo da direita.
Assim, o modo manual não se desativa automaticamente e, frequentemente, deixamos a picape em uma marcha errada.
Rodando inicialmente, percebemos que o novo motor está um pouco mais áspero e ruidoso do que o 2.0.
Após vencer a inércia e começar a trabalhar menos forçado, ele fica bem silencioso para um motor a diesel.
A elevação do torque se apresentou rapidamente. Com pouco curso do acelerador, a Rampage 2.2 fica bem mais viva do que a 2.0.
Quase sem atraso, o motor empurra a picape com ânimo. Apesar do diferencial mais longo, as primeiras marchas continuam curtas. A picape ainda usa a segunda marcha para arrancar, e a primeira ainda faz a vez da reduzida.
“Amarrada”
Característica de motores a diesel, a Rampage fica “amarrada”, necessitando curso no acelerador o tempo todo, pouco se deslocando por inércia, principalmente a 90 km/h. A 110 km/h, esse deslocamento melhora e, também, o conjunto de ruídos incomoda menos.
No geral, o barulho do motor, do atrito dos pneus e do arrasto aerodinâmico é mais contido do que o esperado para este tipo de veículo, o que indica um ótimo isolamento acústico.
Pisando fundo, é perceptível que o aumento na potência e no torque deixou as acelerações e as retomadas mais ágeis, mas não transformou a Rampage a diesel em um esportivo.

Com certeza, ela está mais esperta no trânsito e mais segura para circular em estradas quando carregada.
No modo automático e com curso total do acelerador, as marchas são trocadas às 4.000 rpm. Usando os paddle shifters e deixando o câmbio em modo manual, o desempenho melhora.
O sistema segura a marcha até a rotação atingir 4.500 rpm, quando faz a troca para preservar o motor.
Suspensão
Destaque na Rampage, as suspensões independentes nos dois eixos conferem uma dinâmica rara para uma picape.
Mesmo quem vai no banco traseiro sente pouca oscilação vertical da cabine, o típico “pula-pula” em veículos deste segmento.
Consumo
Além do desempenho, o consumo da Rampage 2.2 a diesel também melhorou. Em rodovia, a 90 km/h, e na cidade, o modelo foi um pouco mais econômico com esse novo motor.
Em nossos testes de consumo rodoviário padronizado, realizamos duas voltas no percurso de 38,7 km: uma mantendo 90 km/h e outra, 110 km/h, sempre conduzindo de forma econômica.
No teste de consumo urbano, rodamos por 25,2 km em circuito acidentado, alternamos velocidades entre 40 e 60 km/h e simulamos 20 paradas em semáforos.
A Rampage a diesel já era a configuração mais barata e mais econômica da picape, mesmo sem entregar a esportividade do motor a gasolina.
Agora, com desempenho e consumo melhorados, ela se tornou uma opção ainda mais interessante.
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