Rampage Laramie é a versão luxuosa da picape de entrada da RAM

Ao lançar a Rampage, projeto oriundo da bem-sucedida Fiat Toro, a Stellantis foi certeira ao definir as suas versões. Orientadas para o off-road, para o luxo e para a esportividade, as variantes Rebel, Laramie e R/T atendem plenamente a estes estilos, respectivamente.
Veículos recebeu a picape RAM Rampage Laramie diesel para avaliação, configuração mais barata desta versão intermediária.
Seu preço sugerido é R$ 262,99 mil, nas pinturas básicas cinza ou vermelha. As outras cores acrescem R$ 2 mil ao seu preço final.
Vendida em três versões e cinco configurações, todas as Rampage têm os mesmos equipamentos de série. Motores, acabamentos, acertos mecânicos e rodas são as diferenças.
Em todas as configurações os destaques são: central multimídia de 12,3 polegadas; conexão por aplicativo RAM Connect; quadro de instrumentos digital de 10,3 polegadas; carregador de celular por indução com resfriamento; ar-condicionado digital com duas zonas; banco do motorista com ajustes elétricos em 12 vias e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold. Rodas diamantadas e calçadas com pneus 235/60 R18 são exclusivas da Laramie.
Em termos de segurança, os sistemas também são os mesmos para as configurações: sete airbags; controle de cruzeiro adaptativo; monitoramento de pontos cegos; sistema de permanência na faixa de rodagem; alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas; comutação automática dos faróis e faróis e lanternas em full LED são os principais.
Pacote Opcional
Vendido por R$ 6 mil, o opcional Pack Elite existe para todas as versões. Ele traz banco elétrico do passageiro, sistema de som premium Harman Kardon e luzes ambiente em LED.
Detalhes estéticos diferenciam a versão Laramie das demais. Os principais são as peças cromadas.
Grade frontal, retrovisores, maçanetas, frisos, emblemas e para-choque traseiro têm este acabamento reluzente. Neste mesmo estilo, as rodas são quase totalmente diamantadas.
Internamente, o grande diferencial da Laramie é o revestimento na cor marrom. Além de ser um acabamento mais sofisticado, este tom é conjugado com partes em preto, realçando as formas internas que não se destacam nas outras versões, pois elas adotam padrão all black.
Motor e câmbio
O motor turbo diesel de quatro cilindros e 2.0 litros de capacidade é o mesmo do Jeep Commander.
Comparado ao usado na Fiat Toro, ele recebeu diversas modificações, permitindo um aumento do torque de 350 Nm (35,7 kgfm) para 380 Nm (38,7 kgfm), sempre às 1.750 rpm. A sua potência não foi alterada, sendo 170 cv às 3.750 rpm.
O câmbio é automático com conversor de torque e tem nove (9) marchas comutáveis manualmente por meio da alavanca ou por paddle shifters posicionados atrás do volante.
O sistema de transferência é 4×4. No modo automático, ele atua em 4×2 ou 4×4 conforme demanda. A tração pode ser bloqueada em 4×4 permanente ou 4×4 na primeira marcha.
Segundo a RAM, a Rampage Laramie à diesel acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e tem velocidade máxima de 186 km/h.
A Rampage foi espelhada nas outras picapes da RAM. A frente da RAM 1.500 e a traseira da RAM 2.500 são as referências. Grade frontal em forma de “V”, capô alto e nervurado, tampa basculante da caçamba e lanternas horizontais são as partes que adotaram design semelhante.
Caçamba
A caçamba da Rampage comporta 980 litros e em seu tanque cabem 55 litros de combustível. As configurações a diesel podem transportar até 1015 kg de carga útil e elas pesam 1.942 kg.
Os números da Rampage Laramie para o off-road são: 264 mm de vão livre; 25,7° de ângulo de entrada; 27,5° de ângulo de saída e 23,9° de ângulo central.

Aparentemente, o interior do Jeep Commander, base para a Rampage, foi modificado para deixar o design e o acabamento da picape o mais parecido possível com o da sua “irmã grande”, a RAM 1.500.
A parte central do painel do Commander foi refeita, ganhou linhas mais horizontais e um platô mais destacado. Multimídia, saídas centrais da ventilação e o ar-condicionado foram agrupados, conjunto que ficou sofisticado e diferente do SUV de luxo.
Console central
O comando eletrônico e rotativo das marchas usado nas picapes da marca permitiu a construção de um console central elevado e flutuante para a Rampage, totalmente diferente em relação ao do Jeep. A parte posterior dessa peça tem saídas de ventilação e tomadas USB para o banco traseiro.
No mais, todos os bancos foram redesenhados, os acabamentos são semelhantes aos das picapes grandes da RAM e o grafismo da tela de instrumentos é exclusivo para a Rampage.
Quatro adultos acomodam pernas, ombro e cabeça com conforto na Rampage. Um terceiro tem menos área ao centro do banco traseiro, mas vai bem em deslocamentos mais curtos. A ergonomia geral na cabine é acertada e todos os comandos estão à mão.
Picape média dispõe dos melhores equipamentos oferecidos pelo grupo Stellantis
A Rampage tem os melhores equipamentos que a Stellantis dispõe no Brasil. Todos vieram dos SUVs nacionais da Jeep e não ficam devendo em tecnologia para os importados da marca.
De forma geral, tudo funciona com precisão. O ar-condicionado tem botões físicos para todas as funções e é eficiente na refrigeração, principalmente por contar com as saídas traseiras, recurso inexistente na Toro.

O sistema multimídia tem navegação nativa, internet a bordo, atendimento remoto e monitoramento por aplicativo de celular.
O conjunto de auxílios à condução semiautônoma é dos mais completos e funciona perfeitamente. Apenas fica devendo a centralização nas faixas de rodagem, mas tem a correção. O painel digital é configurável, completo em informações e muito legível.
Rodando
Aos 90 km/h, na oitava marcha, a mais longa possível nesta velocidade, o motor trabalha às baixas 1.550 rpm. Curiosamente, aos 110 km/h, na nona e última marcha, a rotação de trabalho é a mesma.
Nessas condições, apenas um ruído grave do motor é audível, porém, muito baixo. O arrasto aerodinâmico e o atrito dos pneus também ficam presentes, mas são mais contidos do que a largura dos pneus e o volume da carroceria sugerem. Mérito do ótimo isolamento acústico.
Suspensão mais alta e menos rígida, rodas com uma polegada a menos e pneus com 5% a mais de ombro mudam o conforto de marcha.
A carroceria da RampageLaramie oscila em frequência mais baixa e as suspensões isolam melhor as irregularidades do solo. Apesar de cantar mais os pneus, ela mantém um bom controle direcional e aderna pouco em curvas.
Acelerando fundo, o motor acorda. Além do ruído típico do propulsor a diesel dentro da cabine, ele entrega um desempenho compatível com uma condução responsável, mas não é esportivo. Nesta condição, em modo automático, as marchas são trocadas às 4.000 rpm.
Usando os paddleshifters, deixando o câmbio em manual, o desempenho melhora. O sistema segura a marcha até arotação atingir 4.500 rpm, quando faz a troca para preservar o motor.
Se o desempenho não é a maior virtude da Rampage a diesel, em eficiência energética ela se destaca. Tanto em rodovias, quanto na cidade, o modelo foi muito econômico com este motor.
Consumo
Em nossos testes de consumo rodoviário padronizado, realizamos duas voltas no percurso de 38,7 km, uma mantendo 90 km/h e outra, 110 km/h, sempre conduzindo economicamente. Na volta mais lenta, a RampageLaramie registrou 18,2 km/l. Na mais rápida, 16,6 km/l.
No teste de consumo urbano rodamos por 25,2 km em circuito acidentado, alternamos velocidades entre 40 e 60 km/h e simulamos 20 paradas em semáforos.
Neste severo teste, a picape atingiu 7,8 km/l. O modelo não conta com stop/start, algo que melhoraria o consumo.
Concluímos que a RampageLaramie é mais confortável em marcha, e acusticamente, do que a versão R/T. E essa configuração diesel entrega ótima capacidade de carga, desempenho razoável e é econômica.
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