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Renault Kardian com câmbio manual é muito divertido

Raros, modelos com este tipo de troca de marcha ainda fazem a alegria dos entusiastas
Renault Kardian com câmbio manual é muito divertido
Foto: Diário do Comércio / Amintas Vidal

O desejo de ter um utilitário esportivo tomou conta do mercado de automóveis. Todas as marcas têm substituído seus modelos por SUVs.

Além dessa tendência, a venda de carros com câmbios automáticos já superou a dos modelos vendidos com câmbio manual, e este também está caminhando para a sua extinção.

Atualmente, apenas os modelos de entrada oferecem a opção por câmbio manual, normalmente em versão única e acoplados a um motor aspirado.

Felizmente, existem exceções, e o Renault Kardian com motor turbo e câmbio manual é uma delas.
Veículos recebeu o Kardian Evolution 1.0 turbo com câmbio manual para avaliação, única versão sem o câmbio automatizado de dupla embreagem úmida.

No site da montadora, seu preço sugerido é R$ 112,69 mil, na cor preta sólida. A pintura branca, também sólida, custa R$ 1 mil, e todas as outras metálicas acrescem R$ 1,9 mil ao preço final do modelo.

Os principais equipamentos de série do Kardian Evolution são: ar-condicionado digital; multimídia com espelhamento sem fio; cluster digital de 7 polegadas; chave-canivete com abertura por controle remoto; barras de teto modulares e rodas de 16 polegadas em aço estampado, com calotas especiais e pneus 205/60 R16.

Em termos de segurança, o Kardian, nessa versão de entrada, é mais básico. Ele não conta com os equipamentos do conjunto de Adas presente nas versões mais caras.

Os destaques são: seis airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; assistente de partida em aclives; sensor e câmera de marcha à ré; faróis e lanternas em LED; e monitoramento da pressão dos pneus.

Motor e câmbio

O Kardian é equipado com o novo motor turbo TCe 1.0 flex, que faz parte da mesma família do TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler.

O motor turbo 1.0 conta com injeção direta central com 200 bar de pressão, turbocompressor que trabalha com pressão máxima de 1,5 bar e tem válvula wastegate eletrônica. Seu comando de válvulas é duplo e variável, com atuadores elétricos.

Ele entrega potências de 125/120 cv às 5.000 rpm; torques de 220 Nm às 2.250 rpm e 200 Nm às 2.000 rpm, com etanol e gasolina, respectivamente.

Com etanol, 90% do torque (200 Nm) já estão disponíveis às baixas 1.750 rpm. Seu câmbio é manual de seis marchas, com embreagem monodisco a seco.

Superior

SUV compacto de entrada, o Kardian aposentou o Sandero e o Stepway no Brasil. Derivado do Dacia Sandero romeno de segunda geração, é um modelo muito superior aos substituídos.

Prova dessa evolução, o Kardian e o novo Nissan Kicks, SUV compacto da marca japonesa que usa essa mesma plataforma, alcançaram, respectivamente, 4 e 5 estrelas no Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), das 5 possíveis.

O Kardian em números: 4,12 metros de comprimento; 2,60 metros de distância entre eixos; 1,75 metro de largura; e 1,54 metro de altura.

A cabine do Kardian aproveita mais peças do Dacia Sandero do que seu exterior, mas parte dos painéis e do console foram redesenhados, assim como os materiais de acabamento, que são mais sofisticados no novo modelo.

O console central é diferente nesta versão mais simples, pois o freio de mão por alavanca e a manopla do câmbio manual não deixam tanto espaço para os nichos.

Espaço

Comparado ao Fiat Pulse e ao Volkswagen Tera, principais concorrentes do Kardian, o “francês” é o maior por dentro.

A amplitude da cabine deixa a ergonomia no limite. Todos os equipamentos internos são alcançáveis, mas exigem abertura total dos braços para uma pessoa de 1,70 metro.

A altura da manopla do câmbio manual está correta, mas, se estivesse um pouco mais à frente, evitaria o contato do cotovelo com o banco durante as trocas de marchas.

Direção elétrica

A direção elétrica é leve em manobras e perde assistência progressivamente, o que é o ideal.
O sistema de ar-condicionado automático está entre os melhores existentes, pois tem botões físicos para todas as funções e é muito eficiente na refrigeração.

O quadro de instrumentos, digital e configurável, tem grafismo limpo, mas não é funcional. Só a velocidade é muito visível. O conta-giros em barra é ilegível, quase desnecessário, de tão impreciso.

SUV compacto privilegia agilidade e esportividade, o que acaba prejudicando o conforto

Com o câmbio manual, a esportividade é ainda maior. As quatro primeiras marchas são mais curtas, tiram o carro da inércia com muita força, cantando os pneus, e não existem buracos entre elas.

Mas o conforto cai bastante. Apesar de ser muito divertido para quem gosta de “pilotar”, as pessoas a bordo sentem todos os intervalos entre as trocas de marchas, pois seus corpos são jogados para frente e para trás.

Suspensão

Acompanhando o desempenho do motor e do câmbio, o acerto das suspensões é um pouco mais rígido, visivelmente preparado para conter a inclinação em curvas, tarefa difícil em um modelo com elevado centro de gravidade.

As suspensões elevadas e a frente alta, primeira mudança promovida em SUVs derivados de hatches, não contribuem para a aerodinâmica.

Renault Kardian
Foto:

Apesar de a sexta marcha ser bastante longa, permitir circular aos 90 km/h a 1.400 rpm, e aos 110 km/h a 1.850 rpm, o Kardian não desloca bem por inércia, pois tem baixa penetração aerodinâmica, condição também percebida acusticamente.

Consumo

Em nossos testes padronizados de consumo, o Kardian manual foi quase tão econômico quanto a versão automatizada. Aos 90 km/h, a média foi melhor; nas outras velocidades, um pouco abaixo.

Neste severo teste, o SUV automatizado atingiu a média de 11,8 km/l, e o manual cravou 11 km/l. Com ambos os câmbios, o sistema stop&start funcionou em todas as paradas em locais planos, contribuindo com essas excelentes marcas de consumo urbano.

Imagens vazadas na internet mostram que a linha 2026 do modelo receberá novo painel digital e sistema multimídia maior e mais destacado, equipamentos que realmente mereciam atualização.

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