Veículos

Vendas para locadoras de veículos puxam alta de 10,83% nos emplacamentos de MG

Os automóveis de passeio se destacam com 258,4 mil unidades vendidas nos oito primeiros meses do ano
Vendas para locadoras de veículos puxam alta de 10,83% nos emplacamentos de MG
Crédito: DIÁRIO DO COMÉRCIO / Arquivo / Charles Silva Duarte

De janeiro a agosto deste ano, o número de emplacamentos de veículos em Minas Gerais aumentou 10,83% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao emplacar mais de 456 mil veículos, entre automóveis, carros comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e outros, até agora, o setor segue forte no Estado, apesar da queda registrada no mês de agosto em relação a julho de 1,71%. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Os automóveis de passeio se destacam com 258,4 mil unidades vendidas nos oito primeiros meses do ano, sendo responsáveis pela maior fatia do mercado (56,7%). Foi o segmento com maior alta em relação ao ano passado, de 13,55%. Belo Horizonte concentra 80% das unidades de automóveis vendidas no Estado, com 275.508 mil unidades emplacadas no ano. 

As motocicletas vêm em seguida com 100,6 mil unidades comercializadas em Minas e alta de 8,98% em relação a 2024. Os comerciais leves (picapes, vans, furgões e alguns tipos de caminhonetes) também registraram um bom desempenho, com 71,3 mil unidades vendidas, respondendo por 15,65% do total e alta de 10% na mesma base de comparação.

Análise de desempenho

Apesar das preocupações com o cenário econômico e os impactos no varejo, o bom desempenho do setor em Minas Gerais se dá, conforme explica o diretor regional da Fenabrave e vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv-MG), Camilo Lucian, especialmente pelas vendas de automóveis para locadoras.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“É um volume representativo e crescente. Minas Gerais emplaca atualmente a maioria dos carros de locadoras do Brasil em função dos incentivos que nós temos aqui. Este ano, 73% das vendas foram para as frotas de locação”, contabiliza.

No varejo, o diretor regional explica que são as promoções que as concessionárias têm feito com taxas subsidiadas que estão fomentando o mercado. “As ofertas estão atrativas, e isso continua puxando as vendas do segmento”, diz.

Alta dos juros puxa queda nas vendas em agosto

Apesar dos bons resultados do setor, as vendas registraram queda de 1,71% em agosto quando comparadas a julho. O resultado negativo foi puxado pela redução das vendas de caminhões e ônibus, que juntas caíram 17,7% no Estado.

“É um setor muito dependente de financiamentos e sensível a taxa de juros. Como nós estamos com as taxas muito altas, isso certamente influencia fortemente no volume de vendas de caminhões e ônibus”, analisa Lucian.

No caso dos caminhões, em específico, houve retração tanto em Minas quanto no Brasil. No Estado a queda acumulada (-12%) é ainda mais expressiva que a média nacional (-6,64%).

Outro fator apontado pelo diretor para a queda mensal é o menor número de dias úteis no mês de agosto. “Agosto nós tivemos 21 dias úteis contra 23 em julho, isso repercute muito de um mês para o outro”, avalia. 

Ao comparar o desempenho das vendas de agosto com o mesmo mês do ano passado, no entanto, o setor segue avançando, com alta de 8,94%. Enquanto no mês passado foram 64,4 mil unidades emplacadas, em agosto de 2024 foram 59,1 mil.

Expectativas seguem positivas para os próximos meses

Para os últimos meses  do ano, as expectativas da Fenabrave são de crescimento ainda maior. Além de historicamente o segundo semestre ser melhor do que o primeiro, impulsionado pela onda de lançamentos, o diretor regional da Federação explica que como as vendas por dias úteis aumentam, a expectativa é que os próximos meses sejam ainda melhores.

“Também estamos esperando uma redução nos juros. Se ela vier, nós vamos ter um segundo semestre ainda melhor. Isso aumenta a nossa expectativa”, diz Camilo Lucian.

Híbridos e elétricos são destaque no cenário nacional

No cenário nacional, a venda de veículos híbridos foi o maior destaque. O número de unidades vendidas se aproxima de 120 mil no ano, conforme dados da Fenabrave, uma alta de 75% em relação com o mesmo período do ano passado.

Na avaliação do presidente da instituição, Arcelio Junior, os resultados demonstram que o modelo tem sido interessante para um País continental como o Brasil. “A combinação de eficiência e autonomia vem ampliando a base de clientes dos híbridos, que contam com oferta cada vez mais variada e competitiva”, comenta.

Já os elétricos puros somaram 45 mil unidades emplacadas no ano e registraram aumento de 10% nas vendas com relação a 2024 em todo o País. Sobre eles, o presidente da Fenabrave ressalta que são modelos que têm crescido, especialmente em regiões que começam a contar com uma rede de recarga mais estruturada. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas