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Volvo contra-ataca chineses com utilitário esportivo EX30

Modelo de entrada da marca sueca tem preço para encarar os concorrentes asiáticos e custa a partir de R$ 229,95 mil
Volvo contra-ataca chineses com utilitário esportivo EX30
Crédito: Divulgação / Volvo Cars

São Paulo – Muito antes da invasão chinesa, foram as marcas premium que trouxeram os carros eletrificados para o Brasil. Entre os pioneiros, Volvo, BMW, Lexus, Audi e Porsche se destacaram.
De modelos exóticos a superesportivos, carros híbridos ou 100% elétricos viraram as cabeças de brasileiros incrédulos com as novidades silenciosas que desfilavam por nossas ruas.

Porém, por mais que as outras marcas inaugurassem alguns eletropostos, somente a Volvo investiu em uma verdadeira rede de pontos de recarga.

A marca sueca já inaugurou 50 estações que cobrem 36 rotas, mais de 19.000 km de rodovias e investirá um total de R$ 70 milhões em 101 eletropostos.

Cobrindo estradas por todo o País, essas estações têm torres de recarga rápida de até 150 kWh e, pelo menos, um carregador AC de 22 kWh para complementar a estrutura.

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Mais interessada em crescer o bolo do que a sua própria fatia, a Volvo libera estes carregadores para carros de qualquer outra marca que também utilizem as tomadas CCS Type 2 /AC e CCS Combo 2 / DC.
Dedicação tão abrangente no segmento eletrificado surtiu efeito. A Volvo foi a marca que mais vendeu estes modelos em 2022 no Brasil.

Já em 2023, ela foi ultrapassada por marcas chinesas que trouxeram modelos eletrificados em faixa de preços que a sueca não atuava.

Agora, ao lançar o EX30, a montadora voltará à arena para encarar os tigres asiáticos, mas eles irão provar do próprio veneno.

Mesmo premium e provido de todos os atributos que tornaram a Volvo referência em segurança e design, o EX30 é feito na China pelo grupo Geely, atual dono da marca.

Segundo a Volvo, ela está ampliando o seu mercado nacional. Antes, seus modelos estavam em um patamar de preço em que são comercializados 50 mil carros por ano.

Já com o EX30 na versão de entrada, ela participará de um mercado que representa 500 mil unidades anuais.

Contudo, a expectativa é que só o EX30 venda o mesmo volume dos modelos XC40, C40, XC60 e XC90 juntos, isto é, a Volvo dobrará o número de unidades vendidas.

Para atender a essa demanda, a rede de concessionárias deverá crescer mais de 10% só este ano, passando de 47 para 53 unidades.

Pré-venda

Lançado em pré-venda no Brasil, no ano passado, mais de 2.000 unidades do EX30 foram reservadas na época. Os primeiros compradores começaram a receber seus carros no dia 15 deste mês de maio.

Estes números contribuirão com o crescimento mundial da Volvo que registrou um aumento de 8% em suas vendas no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023.

Focada em se tornar a marca referência em sustentabilidade, além do seu patrimônio já conquistado em segurança e sofisticação, a Volvo deu grande ênfase aos atributos ecológicos do EX30.

Segundo a marca, o SUV foi projetado e produzido desde o início para ser um veículo puramente elétrico e o modelo com a menor pegada de carbono entre todos já desenvolvidos pela Volvo.

Em sua fabricação, 17% dos aços e plásticos e 25% do alumínio são reciclados, assim como os materiais dos acabamentos internos (jeans, linho e lã).

Ao término do ciclo de vida do EX30, até 95% de todos os seus componentes poderão ser reciclados. Além disso, a Volvo conseguiu reduzir as emissões em toda a produção e utilização do modelo.

Desde a sua fabricação, até os 200 mil quilômetros rodados, serão geradas menos de 30 toneladas de CO2. Esta é uma redução de 25% em comparação com os elétricos C40 e XC40.

EX30

O EX30 chega ao Brasil em quatro versões sendo que, Core e Core Extended Range, são as de entrada. A primeira custa R$ 229,95 mil, tem bateria de 51 kWh e alcance de 250 km.

A segunda custa R$ 249,95 mil, utiliza bateria de 69 kWh e alcance de 338 km, segundo dados conservadores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

As duas outras versões têm a mesma bateria e alcance da Core Extended Range. A Plus é a intermediária e custa R$ 277,95 mil. A Ultra é a de topo de linha e custa R$ 293,95 mil.

Todas as versões são equipadas com o inédito painel central de 12,3 polegadas que concentra as informações de bordo e dispõe dos sistemas Google Assistant, Google Maps e Google Play Store, assim como soundbar frontal, duas portas USB-C na dianteira e chave presencial por cartão.

A partir da versão Plus, existem mais duas portas USB-C atrás, carregador de celular por indução, ar-condicionado de dupla zona, chave presencial no smartphone, sistema de som Harman Kardon com 1.040 Watts de potência, 9 alto-falantes e subwoofer, além de iluminação ambiente, abertura elétrica do porta-malas, teto e retrovisores pintados em preto brilhante e rodas com 19 polegadas.

A versão Ultra se diferencia da Plus pelo teto de vidro panorâmico, sistema pilot park assist, câmeras com visão 360 graus 3D, bancos dianteiros com regulagens elétricas e rodas de 20 polegadas.

Segurança e desempenho

Se apenas os equipamentos relevantes do EX30 foram citados na apresentação aos jornalistas especializados, a Volvo fez questão de destacar todos os sistemas de segurança e, principalmente, que eles estão presentes em todas as versões.

São eles: seis airbags; sistema de proteção contra impactos laterais, de mitigação de colisões e de prevenção de lesões na coluna cervical; ancoragem para cadeirinhas infantis (Isofix); detector facial de fadiga do motorista; assistente de partida em rampas com controle de embalo em descidas; alerta de abertura de portas com sensor de presença externo; piloto automático adaptativo (ACC); alerta de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa com assistente de direção e monitoramento de pressão dos pneus.

Equipando todas as versões, o motor do EX30 traciona e está posicionado no eixo traseiro. Ele fornece 272 cv de potência e 343 Nm de torque.

A versão Core de entrada acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e, as demais, em 5,3 segundos. A velocidade máxima do modelo é de 180 km/h, limitada por segurança e para preservar a vida útil da bateria.

Segundo a Volvo, a bateria com mais módulos, apesar de mais pesada, fornece energia com maior eficiência, explicando o porquê deste desempenho distinto para um mesmo modelo equipado com mesmo motor, mas com baterias de capacidade de carga diferentes.

Essas baterias aceitam carregamento de até 175 kWh e ambas podem ser recarregadas entre 10% e 80% em apenas 26 minutos.

Números

O EX30 é um SUV compacto, mas muito encorpado, pois seu entre-eixos de 2,65 metros é amplo e sua carroceria tem balanços curtos.

Calçado com rodas grandes de 18, 19 ou 20 polegadas, dependendo da versão, o seu design é muito mais robusto que o normal para um modelo do seu tamanho.

Com 4,23 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,55 metro de altura, o EX30 tem espaço de sobra para dois adultos na dianteira.

Atrás, dois adultos e uma criança ficam confortáveis, porém, sem folga. Como em todo elétrico, o piso é alto e deixa as pernas de todos desapoiadas do assento.

Característica positiva é a existência de um porta-objetos estanque sob o capô do SUV, com 7 litros de capacidade. Mas, o seu porta-malas não é dos maiores, cabem apenas 318 litros na parte superior e 61 litros na inferior.

O modelo que oferece até cinco opções de cores para a carroceria e quatro variações de materiais para os acabamentos tem no minimalismo a orientação do seu design interno.

Segundo os projetistas, seu interior segue “um tema centralizado para tudo, desde armazenamento até controles e telas”, diferencial que angariou prêmios para o EX30.

Plataforma

A Volvo não detalhou, mas informou que o EX30 foi construído sobre uma plataforma da Geely exclusivamente projetada para carros elétricos.

Inclusive, essa escolha possibilitou que o modelo tivesse custo compatível com o dos carros elétricos chineses.

Nos EUA ele será oferecido a partir de US$ 35 mil, e na Europa, está custando, aproximadamente, 37 mil euros, variando um pouco de um país para o outro.

O EX30 é semelhante ao Zeekr X, modelo desta marca que também pertence à Geely. Mas, a Volvo garante que o seu SUV tem estrutura inédita, construída nos padrões de segurança suecos, e que as notas nos testes de colisão do Euro NCAP serão tão elevadas quanto às dos seus outros SUVs.

Aparentemente, a simplificação de diversos sistemas do EX30, em comparação aos dos outros modelos da marca, também contribuiu com essa precificação capaz de competir com os asiáticos.

Comandos

No eixo central do carro se encontram quase todos os comandos e espaços para objetos. A tela do multimídia concentra todos os sistemas que não precisam estar, obrigatoriamente, na coluna de direção.

Apenas os comandos de seta, de alternância do farol, dos limpadores do para-brisa e a alavanca de seleção de marchas estão à frente do motorista em companhia ao volante.

E este, tem pouquíssimos botões, sendo os controles do ACC os mais dedicados. Todos os outros são multifunção.

Não existe painel de instrumentos. Todas as outras funções, informações e controles são acessados na tela. Como sempre afirmamos, botões físicos são os ideais, os mais seguros.

A Volvo pode ter aberto mão dessa segurança em nome da viabilidade do projeto, mas apresentou alternativas para compensar essas faltas. O sistema operacional do EX30 é todo baseado em aplicativos da Google.

Segundo informaram, tudo que está na tela pode ser comandado por voz, sem que seja necessário retirar as mãos do volante ou olhar para o centro do painel principal.

Áudio, telefonia, ar-condicionado e diversos outros equipamentos são ativados após o motorista dizer “ok Google” e especificar o comando desejado.

SUV compacto apresenta muita tecnologia e conectividade aliadas à esportividade

Em breve contato com o EX30, circulamos por estradas na região de Mariporã, no estado de São Paulo, e por vias marginais da capital.

A primeira diferença observada foi o cartão NFC usado no lugar das tradicionais chaves presenciais.
Além de precisar encostá-lo na coluna “B” para entrar, ele tem que ser posicionado no nicho do carregador de celular para o carro ser ativado e, só depois, ser retirado de lá.

Pouco prático se comparado aos sistemas ativados por simples presença e aproximação. A partir da versão Plus ele pode ser substituído por celulares que dispõe desta tecnologia NFC, melhorando a usabilidade do modelo.

Voltado para um público mais conectado, o primeiro contato com EX30 não é tão amigável para pessoas mais “tradicionais”.

Mas, após um pouco de aprendizado com o carro parado, fica interessante usar os pouquíssimos botões multifunção que estão no volante e os comandos na tela.

Sem nenhuma resenha com o Google, depois de tudo regulado por toques na tela (retrovisores externos, luzes dos faróis, ar condicionado, áudio e navegador), partimos em viagem.

Rodando

Inicialmente, estranhamos o carro não emitir som para alertar pedestres da sua presença ao se deslocar lentamente para frente, mas em manobras de marcha à ré, existe este recurso.

O começo da experiência foi comum ao que tivemos com outros elétricos da Volvo. Muito silêncio a bordo e conforto de marcha elevado.

Talvez, por ser mais leve do que os outros modelos e ter um acerto de suspensão mais rígido, a carroceria trabalhe em frequência um pouco mais alta ao passar por ondulações e irregularidades do piso.

Mas, este comportamento mais vivo combina com a carroceria pequena, a direção direta, calibrada corretamente e, principalmente, com o desempenho convincente, tipo que arranca sorrisos do condutor.

O SUV faz curvas de forma neutra, pouco aderna a carroceria e não tende sair de traseira ou de frente.

Provavelmente, o comportamento direcional mais esportivo de um Volvo desde que a marca passou a só vender SUVs no Brasil. Leve para um veículo 100% elétrico, o EX30 tem uma relação peso/potência abaixo dos 7 kg.

Essa característica, somada ao torque imediato de mais de 35 kgmf, deixa o desempenho do SUV muito esportivo, acelerando como poucos concorrentes compactos 100% elétricos, e bem mais do que todos os movidos à combustão.

Positivo

Além desta dinâmica exemplar em todos os quesitos, o conjunto de sistemas auxílio à condução do modelo foi o que mais nos surpreendeu positivamente.

Extremamente preciso na manutenção da rota e muito suave nas acelerações e desacelerações, ele aparenta auxiliar melhor que as tecnologias encontradas nos modelos concorrentes.

Nos inevitáveis engarrafamentos paulistanos, percorremos as suas duas principais marginais testando este dispositivo.

Em longos períodos de deslocamento, tiramos as mãos do volante e a condução ocorreu totalmente automática, sem que o sistema exigisse a retomada da direção humana.

Com muito mais qualidades do que defeitos, o EX30 é mais um modelo aspiracional da Volvo. Por sua origem e incumbência comercial, ele substitui padrões de segurança e requinte por tecnologias de ponta e materiais sustentáveis, mas sem perder a percepção da qualidade fabril.

Reconhecemos a competência da marca em desenvolver um produto que ocupará uma faixa de mercado em que a Volvo não atuava, mas entendemos que o EX30 é um modelo para um novo consumidor, mais jovem, preparado para abrir mão de sofisticação e facilidades a bordo em nome da sustentabilidade e da conectividade avançada.

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