Volkswagen apresenta o novo SUV Tera para o segmento de compactos

Depois de despertar a curiosidade do público no Rock in Rio 2024, e de desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025, o Tera está oficialmente lançado no mercado brasileiro.
Quinto produto da ofensiva de 17 carros novos até 2028, o utilitário esportivo (SUV) 100% brasileiro chega para atuar em um segmento inédito para a Volkswagen do Brasil, o de compactos de entrada.
Desenvolvido no País, o modelo fabricado em Taubaté (SP) já estreia com uma força global e será comercializado em 20 países, em dois continentes.
“Consideramos esse carro como um produto que nasce com a responsabilidade de se tornar um novo ícone da marca e um dos carros mais vendidos do mercado brasileiro. Assim como o Fusca, que vendeu 3 milhões de unidades no País e o Gol, líder de vendas por 27 anos e com mais de 7 milhões de unidades vendidas, o Tera tem tudo para seguir a mesma rota de sucesso dos seus antepassados. E tem motivos de sobra para isso: um SUV com visual encantador, elevado nível de segurança em todas as versões, com força global e o primeiro com nossa IA by Volks”, afirmou o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.
Inteligência Artificial
O Tera estreia o Otto, primeira Inteligência Artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil.
“Nosso legado de conexão emocional com os clientes tem mais de 72 anos. Essa tradição nos serviu de inspiração para criarmos o Otto, reforçando o conceito do Companionship – interação contínua e personalizada entre humanos e sistemas tecnológicos. Toda a arquitetura técnica e de dados, a definição dos componentes de voz e as provas de conceito foram concebidos pelo nosso time da VW Tech. A IA by Volks inicia uma nova era dentro e fora da Volkswagen. E ser apresentado junto com o Tera não poderia ser melhor, porque a verdadeira inovação não é apenas a que transforma produtos, mas a que transforma experiências humanas”, ressaltou a CIO da Volkswagen para a Região América do Sul, Cristina Cestari.
Com a IA generativa, o SUV integrado ao app Meu VW 2.0 oferece uma nova forma de dirigir e se conectar.

Nativo no aplicativo do celular com espelhamento no VW Play Connect, o Otto traz inovação e será capaz de produzir respostas generativas.
Trocando em miúdos: ele utiliza uma LLM (Large Language Model ou grandes modelos de linguagem) e agrega dados e funções da Volkswagen.
Escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe para oferecer uma experiência personalizada para cada cliente Volkswagen. Basta chamar usando a frase “Fala, Otto!” e ele te atende.
O Otto foi criado para transformar a experiência dos clientes Volkswagen, sendo um companheiro no dia a dia.
Para o lançamento, ele trará funcionalidades que compreendem os dados do seu veículo conectado, traz dados de autonomia, manutenções, sabe sobre a saúde do veículo, entre outras coisas.
Além disso, as consultas do manual cognitivo passam a ser generativas, trazendo o resumo de rápido acesso junto de imagens das páginas onde se encontram as informações na tela do app.
O sistema nasce integrado com aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e Apple Mapas e responderá perguntas abertas da internet.
Ele estará disponível no segundo semestre de 2025, via espelhamento no celular, como item de série nas versões Comfort e High, e como opcional na versão TSI, para os clientes que tiverem o pacote de conexão ativado no momento da compra.
Para essas versões mencionadas anteriormente, o SUV já é equipado com o VW Play Connect, com tela de 10,1 polegadas, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de permitir o download de aplicativos diretamente na central multimídia, e o acesso ao aplicativo Meu VW 2.0, que oferece mais de 15 funcionalidades diretamente na tela do smartphone: abrir e fechar as portas, acionar a buzina e o alerta, limitar a velocidade de rodagem, entre outras.
Segurança
O Tera traz como destaque a segurança de seu projeto. Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus.
Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série.
O pacote ADAS entrega ainda mais recursos de segurança na versão High, com o assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.

Para garantir a melhor visibilidade aos motoristas, o Tera tem faróis em full LED em todas as versões, além de lanternas traseiras também em LED, com efeito click-clack.
Utilitário esportivo compacto chega ao mercado com duas opções de motorização
Além dos equipamentos de segurança e conectividade, o Tera tem direção elétrica com ajuste de altura e profundidade em todas as configurações, assim como ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, quadro de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas (HHC – Hill Hold Control).
Nas versões Comfort e High, o modelo adiciona o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium.
De série na versão High, o quadro de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução.
Medidas
O novo Tera chega para disputar uma fatia do segmento, principalmente, com o Fiat Pulse e com o Renault Kardian.
As medidas do SUV da VW são: 4,15 metros de comprimento; 1,78 metro de largura ou 1,99 metro incluindo os espelhos retrovisores; 1,50 metro de altura e 2,57 metros de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 350 litros.
Motores
o novo VW Tera chega com duas opções de motorização. A 1.0 MPI (aspirada) de 77/84 cv e 9,6/10,3 kgfm de torque (gasolina/etanol). Segundo a VW, com este motor o Tera chega aos 162 km/h de velocidade máxima.
A outra opção é a 1.0 170 TSI (turbinada), de 109/116 cv (gasolina/etanol). O torque é de 16,8 kgfm. Com câmbio manual, este powertrain leva o Tera aos 187 km/h de velocidade máxima. Já com o câmbio automático, ela fica em 184 km/h.
A versão MPI será sempre equipada com o câmbio manual de cinco (5) marchas, transmissão que também estará presente na versão TSI.
As configurações Comfort e High contam com a transmissão automática de seis (6) marchas.
Com esses dois motores, o Tera consegue diversificar o acesso a um público maior, democratizando, o acesso ao segmento dos SUVs.
High com pacote Outfit The Town Edition
Edição especial em celebração ao festival de música de São Paulo, o Tera na versão High oferece o pacote Outfit The Town Edition.
Este pacote acrescenta, pelo preço de R$ 3 mil, rodas em liga leve de 17 polegadas escurecidas, bancos com revestimento premium com o nome da edição especial, além do teto e dos retrovisores externos pintados na cor preto Ninja. Também conta com badges exclusivos do The Town na coluna C do veículo.
Optando pelo carro na cor preto Ninja, ele ganha os mesmos acabamentos escurecidos, dando um tom mais discreto e esportivo ao SUV, combinação exclusiva do pacote.

Falando em cor, o Tera chega ao mercado brasileiro em seis opções: preto Ninja e branco Cristal (sólidas), cinza Platinum (metálica) e as inéditas vermelho Hypernova, prata Lunar e azul Ártico, sendo essas três últimas metálicas.
O azul Ártico, assim como o preto Ninja, são opções sem custo adicional para o cliente.
O Tera chega às concessionárias Volkswagen de todo o País no dia 5 de junho, com preço de lançamento a partir de R$ 99,99 mil para a versão MPI (manual), limitada a um lote especial de 999 unidades.
Quando este lote especial for totalmente comercializado, o preço da versão de entrada será de R$ 103,99 mil. %
Versões e preços do Volkswagen Tera:
- Tera MPI (manual) – R$ 99,99 mil / R$103,99 mil
- Tera TSI (manual) – R$ 116,99 mil
- Tera Comfort TSI (automático) – R$ 126,99 mil
- Tera High TSI (automático) – R$ 139,99 mil
- Tera High TSI (automático) Outfit The Town – R$ 142,99 mil
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