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De xodó nacional a ícone da indústria automotiva: Fiat Prêmio completa 40 anos

Modelo revolucionou o mercado automotivo ao priorizar o conforto de cinco passageiros, influenciando o design e a funcionalidade dos carros modernos
De xodó nacional a ícone da indústria automotiva: Fiat Prêmio completa 40 anos
Modelo conquistou mercado por oferecer esspaço para cinco pessoas, além de sua economia. Crédito: Fiat/Stellantis/Divulgação

Em 1985, a Fiat introduzia no mercado automotivo nacional o Fiat Prêmio, um sedan compacto derivado do popular Fiat Uno. Fabricado no complexo industrial que atualmente integra a Stellantis, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o modelo se tornou um atrativo para os consumidores por oferecer mais conforto e um espaço interno maior, atributos que o diferenciaram no segmento de veículos compactos da época.

Naquela época, o lançamento ocorreu por meio de uma campanha publicitária nas principais emissoras de televisão. O comercial mostrava uma família feliz com um dálmata passeando de Fiat Prêmio. A publicidade foi um sucesso porque a trilha sonora utilizada era a mesma do filme francês “Um homem, uma mulher”, que se popularizou no Brasil na época. A campanha ainda utilizou o slogan “Um novo tempo, um novo carro”, adaptação do título do longa-metragem.

Uma das curiosidades sobre o automóvel é que o Fiat Prêmio surgiu para substituir o Fiat Oggi, que não conseguiu alcançar grandes números de emplacamentos. A Fiat, no entanto, decidiu trabalhar o novo modelo usando referências de base do Fiat Uno para criar um sedan com linhas mais modernizadas e com o porta-malas bem espaçoso, com de 440 a 520 litros.

Veja mais curiosidades sobre o Fiat Prêmio

  • A potência era considerável para a época, com um veículo que apresentava 74,1 cavalos e 12,3 de torque, na versão 1.5 litros. Essas características projetaram o modelo entre os mais desejados do mercado.
  • Ao longo dos anos, o Fiat Prêmio passou por mudanças e atualizações, como a adição de quatro portas na versão CLS, em 1987.
  • Em 1989, ele teve um upgrade do motor para 1,6 litro.
  • Em 1991, o design frontal foi atualizado.
  • Em 1992, foi a vez de ser introduzida a injeção eletrônica na versão com motor 1,5 litro.
  • Com o sucesso de emplacamentos no Brasil, o automóvel passou a ser produzido também pela Fiat na Argentina com foco no mercado de exportação.

No mercado de usados, o Fiat Prêmio ainda marca presença, especialmente em plataformas on-line como a OLX. Em Belo Horizonte, modelos da primeira versão e suas variações podem ser encontrados no site, com uma gama de cores que vai do bege ao preto. Os preços variam de R$ 3,4 mil a R$ 17,9 mil.

Porta-malas ganhou espaço robusto, com capacidade de 440 a 520 litros | Crédito: Reprodução OLX

Veículo para cinco lugares

Para o especialista de automóveis importados e nacionais da PA. Automóveis, João Tadeu Rodrigues, o modelo lançado em 1985, projetou o Fiat Prêmio como uma opção para quem buscava economia e confiabilidade.

“Acho que um ponto bastante positivo desse carro é porque ele tinha uma motorização a gasolina, que atendia muito bem à demanda por alternativas em um período de instabilidade nos preços dos combustíveis. Naquela época, o preço da gasolina era muito superior à inflação”, explica.

Ele aponta também que a intenção da Fiat, na época, de garantir um interior mais espaçoso, foi um dos grandes acertos para moldar o futuro dos carros no Brasil. “Não me lembro ao certo, mas creio que naquela época, o preço inicial girava próximo aos 50 milhões de cruzeiros. Ele foi um modelo que passou a acomodar confortavelmente cinco passageiros”, lembra.

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