Yamaha inicia pré-venda da Ténéré 700 no Brasil

A nova Yamaha Ténéré 700, apresentada globalmente durante o EICMA 2024 (Salão de Milão, Itália), já tem preço sugerido no Brasil.
Os entusiastas brasileiros da lendária motocicleta genuinamente off-road poderão reservar o modelo a partir da próxima segunda-feira (31/03) para se tornarem os primeiros proprietários da nova Yamaha Ténéré 700.
A Yamaha Ténéré 700 é equipada com o já conhecido motor bicilíndrico Crossplane (CP2) de 689 cc com 68,9 cv de potência a 9.000 rpm, 6,6 kgf.m de torque a 6.500 rpm, taxa de compressão de 11,5:1 e refrigeração líquida.
A motocicleta conta com o novo acelerador eletrônico YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle), que proporciona respostas rápidas e precisas.
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Inspirada nas famosas motos de rali da Yamaha do passado e do presente, a Ténéré 700 ostenta um visual totalmente novo combinado com ergonomia desenvolvida para ser mais eficaz tanto para pilotagem em estrada quanto off-road.
A silhueta da Ténéré 700 se mantém icônica, alta e ereta (com design vertical), na parte dianteira, afinando na compacta traseira.
O design frontal oferece excelente visibilidade e proteção para o piloto, em grande parte graças ao para-brisa de uma peça, enquanto a seção central e traseira minimalista contribui para uma posição de pilotagem que dá ao piloto bastante espaço para posicionar seu corpo, com atenção especial aos pilotos que querem se levantar e redistribuir o peso do corpo ao pilotar off-road, em pé.
O tanque de combustível foi movido para frente para equilibrar o tamanho com a ergonomia ideal, mantendo a linguagem de design clássica da Ténéré e a parte superior do tanque de 16,2 litros agora fica mais baixa.

Essas mudanças contribuem para uma distribuição de peso mais equilibrada e melhor pilotagem, informou a fabricante.
Vista de frente, a Ténéré 700 ostenta o visual clássico de “torre de rali”. O novo design do farol apresenta quatro projetores de LED individuais empilhados em uma estrutura de alumínio.
Onde muitas motos de aventura podem parecer volumosas, as novas carenagens da Ténéré 700 transmitem sensação de leveza, mas permanecem resistentes.
Suspensão dianteira
Qualquer moto off-road precisa de um design de suspensão de alto nível e longo curso, especialmente para o que se propõe, e a nova Ténéré 700 se beneficia da suspensão dianteira desenvolvida para competição.
Os novos garfos invertidos são projetados para enfrentar até mesmo os terrenos mais hostis, com tubos de 43 mm de diâmetro resistentes à torção e 210 mm de curso da roda dianteira, contribuindo para 240 mm de distância do solo.
Os garfos dianteiros da Yamaha Ténéré 700 são totalmente ajustáveis. Os ajustes de compressão e retorno do amortecedor podem ser realizados com precisão girando parafusos em cada extremidade dos garfos.
Além disso, o novo ajuste de pré-carga pode ser facilmente acessado também na parte superior de cada garfo.
Suspensão traseira
Assim como a suspensão dianteira excede as expectativas de uma moto de alta cilindrada para aventura, a suspensão traseira foi projetada para oferecer um passeio suave e estável na estrada e no off-road.
A nova configuração combina um novo design do link traseiro com um amortecedor revisado, que oferece fácil ajuste para pré-carga, compressão e retorno.
O novo link progressivo da suspensão traseira foi redesenhado e melhorou a capacidade de amortecimento da suspensão, com o curso da roda de 200 mm.
A Yamaha Ténéré 700 estreia um painel TFT colorido premium de 6,3 polegadas, que apresenta dois temas disponíveis: Explorer e Street.
A tela oferece conectividade com smartphone para desbloquear uma série de recursos, incluindo a integração de chamadas telefônicas e mensagens, bem como música e navegação Turn-by-Turn pelo aplicativo Y-Connect.
ABS e Controle de Tração
Dando ao piloto da Ténéré 700 o controle máximo em um ambiente off-road, os sistemas de Controle de Tração (TCS) e ABS podem ser desligados para o controle manual total em qualquer superfície.
O TCS tem duas configurações, ligado e desligado, e pode ser selecionado por meio do menu no painel TFT, enquanto um botão grande na lateral do painel pode ser usado para controlar as configurações do ABS.
Além disso, para uma operação mais rápida e conveniente, um toque longo no botão ABS dedicado desliga o sistema antibloqueio e o TCS.
A pré-venda da nova Yamaha Ténéré 700 começará na próxima segunda-feira, dia 31 de março de 2025, 12h00 (horário de Brasília).
Os interessados devem acessar o site oficial da Yamaha para fazer a reserva mediante o pagamento de R$ 7 mil.A
nova Yamaha Ténéré 700 tem preço sugerido de R$ 72,99 mil (além de frete e seguro), com quatro anos de garantia e revisão com preço fixo.
A Yamaha Ténéré 700 será produzida no Brasil, em Manaus (AM), a partir de agosto, com a chegada à rede de concessionárias Yamaha prevista para o mês de setembro.
Ducati apresenta Hypermotard 698 Mono RVE
A Hypermotard 698 Mono RVE foi criada com o único propósito de entusiasmar nas curvas, nas pistas e também na cidade, transformando cada deslocamento no momento mais divertido do dia, informou a Ducati.
Um objetivo alcançado ao aplicar soluções técnicas derivadas do mundo da Panigale para o motor, eletrônica e ciclística em um novo segmento para a Ducati, criando assim uma moto capaz de proporcionar emoções inesquecíveis.
A Hypermotard 698 Mono RVE, modelo no estilo Supermotard com interpretação da Ducati, é desenhada e construída para alcançar a máxima performance urbana, sendo equipada com o novo Superquadro Mono.

O seu pacote de eletrônica permite aos menos experientes aprenderem a pilotar como um piloto de supermoto, apoiados pelo ABS Cornering que, para esta moto, conta com definições especificamente desenvolvidas para pilotar de forma diferente em pista.
O mesmo pacote deixa os motociclistas mais experientes explorarem plenamente a elevada potência do motor Superquadro Mono e a estável e rigorosa ciclística.
A Hypermotard 698 Mono combina a precisão da frente das motos esportivas Ducati com a típica leveza das supermotos, para uma condução fácil, intuitiva e, acima de tudo, divertida, como deve de ser uma fun-bike.
Este equilíbrio foi conseguido graças a dimensões de ciclística que permitem uma frente mais neutra e comunicativa, em comparação com motos derivadas do mundo do off-road.
Adicionado a tudo isto temos um design que realça a presença do novo motor Superquadro Mono e que combina os traços característicos das supermotos de competição, tais como a simplicidade, agressividade e leveza visual, com as superfícies limpas e sofisticadas a que os Ducatisti estão acostumados.
Motor Superquadro Mono
A Ducati Hypermotard 698 Mono estreia o novo Superquadro Mono, a mais recente adição aos motores de Borgo Panigale, que se apresenta como a nova referência em termos de performance entre os motores monocilíndricos de motos de uso urbano.
Potente, leve e compacto, provem do mais potente e refinado bicilíndrico já criado pela Ducati, o Superquadro de 1285 cc da 1299 Panigale.

Conserva os 116 mm de diâmetro de um pistão daquele motor, um valor recordista para um monocilíndrico de uso urbano, combinado com um curso de 62,4 mm para uma cilindrada de 659 cc e soluções altamente sofisticadas.
O pistão box-in-box, as válvulas de admissão em titânio, as camisas do cilindro em alumínio, o pino do pistão com revestimento DLC (Diamont Like Carbon, usado nas motos de MotoGP) e, naturalmente, a distribuição Desmodrômica, fazem com que o Superquadro Mono seja capaz de atingir velocidades de rotação normalmente reservadas apenas a monocilíndricos de competição e entregue uma potência máxima de 77,5 cv à 9.750 rpm.
O torque, cujo valor máximo é de 63 Nm (6,4 kgm) à 8.000 rpm, é distribuído de moto particularmente favorável, resultando uma entrega linear que pode ser explorada em condução esportiva.
Além disto, graças ao escape de competição Termignoni, em configuração de pista a potência aumenta 7 cv, atingindo o valor de 84,5 cv, outro recorde para um monocilíndrico.
São apenas 100 unidades da Ducati Hypermotard 698 Mono RVE à venda no Brasil. O preço público sugerido é de R$ 94,99 mil.
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