Yamaha lança nova R3 Connected no Brasil

Há quase 25 anos, a série R da Yamaha, com o seu design inovador, construção ultraleve, dimensões compactas e alta potência, é referência para todos os entusiastas de motocicletas Supersport.
Movida pelo êxito global da Yamaha na competição até a categoria rainha da MotoGP, cada modelo da linha Supersport integra inovações tecnológicas e estéticas desenvolvidas em competição, o que as tornam mais do que aptas para as pistas, ruas ou estradas.
Dando continuidade à missão da Yamaha de colocar o desempenho e a tecnologia concebidos para a competição ao alcance de todos os motociclistas, independentemente do nível de experiência, a Série R entra em 2025 mais estilizada, mais refinada e mais emocionante, informou a fabricante.
Ainda de acordo com a Yamaha, a R3 Connected passou por atualizações importantes, ganhou mais tecnologia e chega ao mercado brasileiro pouco tempo após o lançamento na Europa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Destaques
Com novo visual para 2025, a motocicleta apresenta uma nova frente mais agressiva, de “dois olhos” e quatro DRLs integrados à entrada de ar inspirada na YZR-M1 com novos defletores aerodinâmicos e potente farol de LED.
Ela traz uma nova carenagem, estreita e leve, e é equipada com o motor bicilíndrico de 321 cc, de acordo com as novas normas do PROMOT M5.
A R3 Connected agora também conta com embreagem assistida e deslizante que proporciona menor esforço no acionamento da alavanca e garante mais suavidade até mesmo nas reduções mais agressivas.
Também são novos o painel de instrumentos LCD estilo Blackout, a prática tomada USB, além de conectividade para smartphone pelo Y-Connect.
A motocicleta apresenta um chassi compacto e leve que proporciona o equilíbrio entre força e rigidez, com suspensão dianteira invertida de especificações elevadas e um potente sistema de frenagem.
Design
Na dianteira, a R3 Connected ostenta um conjunto óptico de nova geração com iluminação Full LED: novo farol com projetor, que unifica a luz baixa e alta, DRL (luz de rodagem diurna) e setas, tudo de LED.
Os faróis se fundem na carenagem desenhada para criar um visual elegante e sofisticado, ao mesmo tempo que complementa o desempenho aerodinâmico da moto. Na traseira, nova lanterna e setas de LED.

Abaixo da entrada de ar, que identifica de imediato a Série R, estão integrados os novos defletores de ar, derivados da YZR-M1, que, em conjunto com as asas traseiras e a nova carenagem, proporcionam eficiência aerodinâmica à medida que o ar flui ao longo do perfil da R3, com a carenagem em camadas reduzindo o arrasto aerodinâmico e aumentando a eficiência de refrigeração.
Motor
Verdadeiro coração da R3, o motor bicilíndrico de 321 cc de quatro tempos, oito válvulas e refrigeração líquida, conta com a exclusiva tecnologia DiASil, que contribui para menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho de desempenho.
Ele entrega 41,3 cv de potência a 10.750 rpm, torque de 3 kgfm a 9.000 rpm e taxa de compressão de 11,2:1. A relação peso-potência é de 4,14 kg/cv.
O motor bicilíndrico inclui pistões leves em alumínio forjado, para reduzir os níveis de vibração, bem como bielas mais curtas e cilindros com o mesmo design da R1 para melhorar a eficiência do motor em termos de combustão e permitir que seja mais compacto. Tudo isso atendendo as normas do PROMOT M5.
Embreagem assistida e deslizante
Uma nova característica-chave para o desempenho da R3 é a inclusão de uma embreagem assistida e deslizante, que torna o câmbio de seis velocidades mais suave, além de permitir reduções fluidas e uma sensação de maior controle no efeito do freio motor da moto.
Outra vantagem da embreagem assistida e deslizante é a significativa sensação de maior leveza no manete de pelo menos 17% em relação a um sistema de embreagem convencional.
Além disso, o próprio manete de embreagem também foi melhorado e agora está 5 mm mais perto do guidão, permitindo que condutores com mãos pequenas operem o sistema de forma confortável, minimizando a fadiga durante as viagens mais longas.
Sistema Yamaha Motorcycle Connect
A suspensão dianteira invertida de 37 mm de diâmetro e 130 mm de curso da Yamaha R3 Connected proporciona estabilidade em todas as situações de condução e velocidade, com uma excelente resposta da dianteira em curvas e durante frenagens.
Já a suspensão traseira é monoshock, possibilita sete regulagens na pré-carga da mola e entrega melhor estabilidade, e é eficiente em frenagens e acelerações.

As suspensões, aliadas ao quadro compacto e leve, proporcionam equilíbrio entre força e rigidez, um aspecto essencial para os novos condutores que estão entrando no mundo das duas rodas.
A motocicleta está equipada com freios ABS nas duas rodas, com disco dianteiro de 298 mm e disco traseiro de 220 mm.
Já os pneus têm as medidas 110/70 na frente e 140/70 atrás, sempre com 17 polegadas. As rodas são de liga leve.
Novo painel
O painel Yamaha R3 Connected é totalmente novo, com layout mais envolvente e esportivo.
O painel completo, com tela multifunção LCD é 100% digital e agora no estilo Blackout, que além de mais estiloso garante melhor visualização das informações para o motociclista.
O novo painel exibe velocímetro, tacômetro, indicador de marcha, combustível, temperatura e relógio, além da nova luz indicadora de mudança de marcha e das luzes indicadoras de Neutro (“N”), farol alto, seta esquerda e direita, advertência da pressão do óleo, do motor e do sistema antibloqueio do freio (ABS).
A motocicleta também tem conectividade bluetooth com o sistema Yamaha Motorcycle Connect (Y-Connect), que exibe no painel indicador de status da bateria do smartphone conectado, conectividade do aplicativo e mensagens e chamadas recebidas e perdidas.

Com o Y-Connect também é possível comparar sua eficiência de pilotagem com outros usuários a partir do Ranking, receber alertas de manutenção e possíveis falhas da motocicleta (os quais também podem ser enviados para um e-mail da sua preferência) e expandir sua experiência com o Revs Dashboard, que possibilita ver informações adicionais, como a abertura do acelerador e rotações por minuto do motor, além de registrar, salvar e compartilhar suas rotas preferidas nas redes sociais.
Dimensões
A R3 Connected é leve e compacta, pesando apenas 171 quilos, com todos os fluidos. Além disso, o assento agora é 6 mm mais estreito e as tampas laterais 13 mm mais estreitas, o que significa um perfil muito mais estreito e com menos carenagem obstruindo as pernas.
Com estas melhorias, além da altura do assento de apenas 780 mm, fica fácil para os condutores colocarem os pés firmemente no chão e sentirem-se seguros quando param.
Ela tem 2,09 metros de comprimento, 735 mm de largura e 1,14 metro de altura, com 1,38 metro de distância entre os eixos e capacidade para 14,2 litros de gasolina no tanque de combustível.
Cores e disponibilidade
A nova Yamaha R3 Connected estará disponível nas novas cores Tech White (branca perolizada) com detalhes na cor prismática Greenish Blue Pearl (muda de cor e reflete a luz de maneira especial) e X-Black (preta fosca), com rodas pretas, além da cor Racing Blue (azul metálica) com rodas azuis.
O modelo começará a ser produzido agora em fevereiro e tem previsão de chegada às concessionárias durante o mês de março, com preço sugerido de R$ 36,99 mil (além de frete e seguro de frete), revisão com preço fixo e garantia de quatro (4) anos.
Ouça a rádio de Minas